Home / Natureza / Como Usar as Folhas de Bananeira?

Como Usar as Folhas de Bananeira?

É difícil encontrar hoje uma pessoa que não goste de comer bananas, não é verdade? Ela é uma fruta bastante apreciada e que nos traz diversos benefícios para a saúde. O que muitos não sabem é que não só a fruta, mas também as folhas da bananeira fazem bem a nossa saúde, podendo elas serem utilizadas também como ervas e com propósitos para a beleza.

São muitos os benefícios oferecidos pela folha de bananeira, o que me trouxe aqui hoje para lhe mostrar sobre como você pode usar a folha da bananeira. Serão apresentadas aqui 11 formas de utilizar as folhas de bananeira.

Um Pouco Mais Sobre as Folhas da Bananeira

A forma mais comum conhecida de uso para folhas de bananeira é como um material utilizado para artesanato ou mesmo para utilizar como embalagens de alimentos. Porém, elas oferecem mais que isso, elas podem ser utilizadas para muito mais que melhorar a aparência dos alimentos.

Para você ter ideia, as folhas secas da bananeira são importantes para a saúde, pois possuem componentes como polifenóis, proteínas, hemicelulose, dentre outros. Elas possuem efeitos adstringentes também, por isso acredita-se que elas têm o poder de cura para doenças. Com a folha seca da bananeira, ela pode ser utilizada como medicamentos fitoterápicos, podendo ser utilizado para fazer um chá.

Como Usar as Folhas de Bananeira?

A seguir, irei listar 11 das formas que podem ser utilizadas as folhas de bananeira tanto para beleza, quanto para a saúde.

  1. Poder Antioxidante

Como dito anteriormente, as folhas são ricas em polifenóis, que é um tipo de antioxidante, o qual é necessário no combate a distúrbios causados por radicais livres no nosso organismo, evitando inflamações que podem causar doenças degenerativas, como Alzheimer, por exemplo. Além disso, eles também previnem sinais de envelhecimento precoce.

  1. Está Com Dor de Garganta?
    Chá de Bananeira
    Chá de Bananeira

Saiba que a dor de garganta pode ser um sintoma vinculado a diversas doenças relativas as vias respiratórias. Ela nos deixa inquietos, causando dores ao engolir alimentos ou mesmo água… ao beber o chá da folha da bananeira no mínimo uma vez por dia ajuda na redução das dores de forma gradativa.

  1. Redução da Febre
    Folha da Bananeira
    Folha da Bananeira

Ela pode ser utilizada para reduzir o desconforto causado pela febre, o que pra isso é necessário beber a decocção pelo menos 3 vezes no dia, uma pela manhã, uma a tarde e uma antes de dormir. Isso é necessário, pois por conter adstringentes e antioxidantes, as folhas de bananeiras são excelentes para reduzir inflamações.

  1. Sistema Imunológico Amplificado

Você já ouviu falar em alantoína? Não? Bem, essa é uma substância encontrada nas folhas de bananeira que estimulam o sistema imunológico, acelerando o processo de cicatrização. Esse é um dos motivos pelos quais as folhas da bananeira são indicadas para curar dores de garganta e febre, as quais podem ter sido causadas principalmente por imunidade baixa. Uma boa prática é tomar um chá das folhas uma vez por dia, o que pode aumentar o estimulo do nosso sistema imunológico.

  1. Problemas com Disenteria

Com base nos componentes encontrados na folha da bananeira como a alantoína, é possível reduzir o sangramento intestinal quando se está com disenteria. Para isso, basta tomar o chá uma vez ao dia. Isso que estou falando aqui são mais dicas apresentadas por pessoas comuns como você e eu, mas que tem o conhecimento da natureza a seu favor. Contudo, a utilização de medicamentos caseiros com a folha da bananeira não interfere com medicações prescritas, o que em casos mais graves de disenteria, podem agir em conjunto para que haja uma melhora rápida do paciente.

  1. Cura Feridas e Irritação da Pele

Tradicionalmente, folhas secas da bananeira são utilizadas para curar feridas e irritações de pele, você já deve ter assistido algum filme que isso ocorreu, certo? O que se faz neste caso é amassar as folhas e depois de bem amaçados, aplicar no local do ferimento, podendo ser amarrados com ataduras ou bandagens para evitar que caiam. O processo precisa ser refeito algumas vezes por dia até a completa recuperação.

  1. Cabelos Saudáveis

Mudando um pouco o foco da saúde para a beleza, podemos utilizar o extrato das folhas de bananeira para manter o couro cabeludo mais saudável e acabar de vez com as caspas. Isso porquê as folhas da bananeira possuem um alto efeito adantoinérgico e adstringente.

Modo de uso nesse caso, seria pegar as folhas frescas da bananeira e passar no liquidificador, em seguida, aplicando como se fosse uma máscara de cabelo por toda a região capilar, podendo deixar descansar entre 10 e 15 minutos, em seguida, enxaguar bem com água fria. Esse processo deixará os cabelos mais bonitos e sem caspas.

  1. Pele Mais Saudável
    Folha de Bananeira Cortada em Círculo
    Folha de Bananeira Cortada em Círculo

Como podemos imaginar, além de todos os benefícios oferecidos pela folha de bananeira, ela busca promover uma pele mais saudável. Em Spas, as folhas frescas da bananeira são esmagadas em conjunto com argamassa, sendo aplicado no rosto ou no corpo. Esse processo em conjunto com a alantoína e antioxidantes das folhas auxiliam na prevenção dos sinais de pele que tanto irrita algumas pessoas quando vai chegando a uma certa idade… esse processo também reduz espinhas e ainda mantém a pele mais úmida e macia.

  1. Celulites e Perda de Peso?

Pois é, elas também são utilizadas em programas de perda de peso oferecido em Spa’s. Pra esse processo, existem duas maneiras de utilização das folhas, que são com folhas frescas trituradas e em seguida, utilizadas como máscara corporal para redução das celulites; e no segundo ponto, utilizando as folhas inteiras que são cozidas no vapor e em seguida, embrulhadas na área desejada por um intervalo de tempo. Por fim, toma-se um chá das folhas com gengibre.

  1. Embrulhar Alimentos

Em áreas do sudeste asiático, é comum utilizar as folhas de bananeira para embalar alimentos como bolos, frango e peixes, isso pelo fato de que as folhas dão um aroma a mais que aumenta o apetite. ? não sendo estes os únicos alimentos que podem ser embrulhados com as folhas, podendo também ser realizado com frutas principalmente para transporte.

  1. Hora do Artesanato!

É comum encontrar artesãos que tem a folha seca de bananeira como material de trabalho, isso pelo fato delas poderem ser transformadas em pulseiras, cintos, dentro outros objetos, vai muito da imaginação de cada um.

E então? Você já utilizou folhas de bananeira para alguma coisa ou possui objetos feitos desse material?

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Um comentário

  1. Parabéns pelo brilhante artigo.
    Sem dúvida a população precisa ser informada sobre tudo de um produto tão abundante em nosso país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *