Home / Natureza / Qual O Motivo da Perda de Cálcio pela Urina?

Qual O Motivo da Perda de Cálcio pela Urina?

O corpo humano possui necessidades nutricionais que devem ser atendidas de maneira completa para que todas as nossas funções vitais continuem funcionando normalmente, de forma que nenhuma perda de nutriente acabe ocorrendo.

Porém, a grande verdade é que no dia a dia corrido e estressante acabamos por adotar hábitos que nem sempre são os mais benéficos, e é exatamente por isso que devemos entender quais são as causas de nossos problemas não apenas nutricionais, mas também de saúde.

O cálcio é um nutriente que possui alta quantidade de perda no nosso corpo, principalmente porque essa perda está ligada à hábitos muito comuns do nosso dia a dia que acabam por fazer com que ele saia de maneira não natural do organismo.

Portanto, vamos ver agora quais são os motivos que acabam levando à perda de cálcio no nosso organismo de maneira não natural e até mesmo drástica.

Bebidas Alcoólicas

As bebidas alcoólicas estão cada vez mais fazendo parte do cotidiano da população brasileira, sendo que os jovens são os que mais consomem esse tipo de bebida por conta de festas e outros tipos de eventos sociais.

Porém, a grande verdade é que muitas pessoas deixam de perceber os malefícios das bebidas alcoólicas e acabam por consumir mais do que deveriam, o que consequentemente possui efeitos ruins para o funcionamento do organismo.

Podemos perceber isso por conta da perda de cálcio pela urina. Isso porque o consumo excessivo de bebidas alcoólicas acabam fazendo com que os tecidos ósseos se tornem mais fracos com o passar do tempo e ao mesmo tempo enfraquecem a produção de tecidos ósseos novos, fazendo com que ele se torne debilitado com o passar do tempo.

Assim, com um menor nível de tecido ósseo no corpo, há uma maior perda de cálcio que seria utilizado para constituir esse novo tecido e assim a bebida alcoólica leva o corpo diretamente à perda de cálcio.

Além de tudo isso, podemos também dizer que o consumo de álcool faz com que as pessoas fiquem mais expostas a possíveis ferimentos e, consequentemente, também faz com que seja ainda mais necessário uma maior reposição de cálcio.

Portanto, se você tem o costume de consumir bebida alcoólica em excesso (ou apenas um pouco mais do que deveria) a melhor dica é que você reveja os seus hábitos caso os seus níveis de cálcio estejam baixos.

Cafeína

Cafeína
Cafeína

A cafeína é um dos maiores vícios que as pessoas mantém nesse século. Isso porque ela ajuda a se manter acordado, focado e produtivo, 3 características que todas as pessoas prezam ter justamente porque quanto maior a produtividade, maior trabalho a pessoa conseguirá exercer em menor tempo, e no século 21 tempo é dinheiro.

Apesar disso, podemos claramente dizer que a cafeína é um dos males desse século. Isso porque ela possui diversos efeitos controversos no corpo humano, que vão desde o vício até o amarelamento dos dentes, problemas no estômago e até mesmo problemas cardíacos.

Pensando por esse lado, podemos também dizer que a cafeína está diretamente conectada à perda de cálcio pela urina. Isso ocorre basicamente porque a cafeína pega o cálcio que estaria nos ossos e os libera nos músculos, fazendo assim com que a contração muscular aumente e o acúmulo de cálcio também.

Como dissemos “acúmulo de cálcio” provavelmente você está se perguntando porque isso não seria bom, já que teoricamente esse cálcio não está sendo perdido. Porém, a verdade é que esse acúmulo de cálcio nos músculos faz com que a reabsorção de cálcio por parte do sangue seja praticamente impossível.

Dessa maneira, o cálcio acaba indo para os músculos e ao invés de voltar para o sangue ele é liberado pela urina, o que faz com que a cafeína realmente seja responsável por essa perda de cálcio pela urina.

Logo, esse é mais um mal que você pode eliminar do seu dia a dia.

Tabaco

Tabaco
Tabaco

O tabaco já foi um grande problema de décadas passadas e aparentemente voltou a se tornar um problema nessa década, já que cada vez mais pessoas estão fumando e, pior ainda, cada vez mais jovens estão tendo acesso à essa substância.

Podemos dizer que os problemas causados pelo tabaco são parecidos com aqueles problemas causados pela cafeína, mas além de tudo ele faz mal para o sistema respiratório, e é exatamente por isso que o cuidado com essa substância deve ser ainda maior.

Dessa maneira, é possível afirmarmos que um dos efeitos negativos do tabaco é também a perda de cálcio pela urina. Isso porque a nicotina quando chega ao corpo faz com que a produção de osteoblasto (células novas do tecido ósseo) seja inibida e o transporte de oxigênio diminua consideravelmente pelo sangue, o que causa a perda de força nos ossos de maneira geral.

Portanto, o tabaco também deve ser cortado do seu dia a dia para que você consiga aumentar os níveis de cálcio no seu corpo.

Solução Para Perder Menos Cálcio Pela Urina

Ao longo dos 3 tópicos anteriores citamos 3 razões principais para que o cálcio acabe sendo expelido pela urina de maneira indevida, e agora você provavelmente está se perguntando o que deve fazer para que essa liberação não ocorra, não é mesmo?

A grande verdade é que você deve reduzir ou até mesmo cortar o consumo de tudo que fizer mal para o corpo, e é exatamente por isso que os 3 componentes anteriores (cafeína, tabaco e bebidas alcoólicas) devem ser cortados ao máximo para que você consiga manter o nível de cálcio no seu corpo.

Além disso, o sal de cozinha é conhecido como um outro componente responsável por fazer com que o cálcio seja liberado pela urina, e por isso pode ser uma excelente ideia se alimentar de refeições com um menor índice de sódio.

Portanto, a melhor solução para os seus problemas com cálcio com toda certeza é reduzir todos os componentes que citamos anteriormente, de forma que você terá uma vida mais saudável de maneira geral, e não apenas em relação ao cálcio.

Quer aprender ainda mais coisas interessantes sobre diversos outros temas? Confira: Jumento Cotentin – Características, Nome Científico e Fotos

Veja também

Qual é a Melhor Gordura Para Fritura?

Ao escolher o melhor óleo para fritar, pense nos atributos de cada item, incluindo como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *