Home / Natureza / Quais Alimentos são Ricos em Polifenóis?

Quais Alimentos são Ricos em Polifenóis?

Os polifenóis são compostos aromáticos que contêm dois ou mais grupos hidroxila diretamente ligados ao anel aromático e são considerados fitoquímicos secundários. Os polifenóis naturais ocorrem nas plantas como substâncias bioativas, como corantes (flavonóides, antocianinas), aromas e taninos (taninos). Eles pretendem proteger a planta de predadores ou atrair insetos para polinização por sua cor.

Origem

Muitos polifenóis são considerados benéficos para a saúde. As plantas com alto teor de polifenóis são, por exemplo, as bagas de aronia, as folhas e as uvas das videiras vermelhas, especialmente o vinho tinto ou o xerez, em particular a casca e a polpa da fruta do mangostão (Garcina mangostana).

No entanto, devido ao alto número de compostos moleculares diferentes dos xantonas, o suco da romã (Punica granatum), que contém, entre outras, punicalagina, crosminas, ácido elágico e ácido gálico, ginkgo, chá, cistrose, as sementes de perilla (Perilla frutescens), urtiga negra, melissa chinesa, gergelim selvagem. Não esquecer além disso, os polifenóis (flavonóides) A partir da casca de pinho e lariço para uso em medicina extraído.

Efeito

Os polifenóis têm efeitos anti-inflamatórios e anticâncer. O crescimento inibido de células cancerígenas na glândula mamária, pulmão, pele, intestino e próstata tem sido relatado em vários estudos com polifenóis (Lansky 2007). Flavonóides e antocianinas protegem as células do corpo dos radicais livres e diminuem a oxidação das células. Eles reduzem os depósitos de gordura(Placas) nos vasos sanguíneos e, assim, previnem a arteriosclerose.

Assim, a espessura da parede da artéria carótida em pacientes com arteriosclerose diminuiu 30% após um ano de preparação de romã, enquanto aumentou 9% no grupo controle (Aviram 2004). Além disso, um estudo do Vanderbilt University Medical Center mostrou que o consumo regular de suco de frutas pode reduzir o risco de doença de Alzheimer em até 76%, o que também é atribuído aos polifenóis.

Vegetais Polifenóis

Ao mesmo tempo, os polifenóis de alimentos vegetais podem se ligar a enzimas digestivas, reduzindo assim a absorção de nutrientes no intestino. Em humanos saudáveis, as proteínas ricas em prolina contidas na saliva evitam esse efeito, formando um complexo estável no trato digestivo com os polifenóis. Polifenóis podem ser detectados com soluções de cloreto de ferro (III). Eles reagem com íons de ferro (III) a compostos complexos de verde a azul. O polifenol inibe a espécie bacteriana Streptococcus mutans, que contribui para o desenvolvimento da placa dentária e, portanto, também evita a cárie dentária e a cárie dentária.

Alguns polifenóis, como outros antioxidantes, têm efeitos anti-inflamatórios e anticâncer. Em vários estudos com polifenóis de romã, foi observado crescimento inibido de células cancerígenas na glândula mamária, pulmão, pele, intestino e próstata. Flavonóides e antocianinas protegem as células do corpo dos radicais livres e diminuem a oxidação das células.

Eles reduzem os depósitos de gordura (placas) nos vasos sanguíneos e, assim, previnem a arteriosclerose. Assim, a espessura da parede da artéria carótida em pacientes com arteriosclerose foi reduzida em 30% após o consumo de um ano de suco de romã, enquanto aumentou em 9% no grupo controle. Variedades de maçã com alto polifenol são geralmente mais bem toleradas por pessoas alérgicas porque os polifenóis da maçã combinam-se com as proteínas alergênicas para neutralizar o alérgeno.

Maçã - Polifenóis - Ótimo para Saúde
Maçã – Polifenóis – Ótimo para Saúde

Além disso, um estudo do Vanderbilt University Medical Center mostrou que o consumo regular de suco de frutas pode reduzir o risco de doença de Alzheimer em até 76%, o que também é atribuído aos polifenóis. Outros polifenóis, como o extrato de larva taxifolin, são amplamente utilizados na prevenção do câncer, bem como no tratamento de infarto cerebral (acidente vascular cerebral isquêmico) e suas sequelas, trombose cerebral, doença cardíaca coronária e angina de peito.

Um estudo in vivo com camundongas fêmeas que desenvolveram perda espontânea de pelos na cabeça, pescoço e costas revelou que 33% dos camundongos do grupo A que receberam extrato de polifenol do chá verde com água potável tiveram um crescimento significativo cabelo foi observado durante o tratamento de seis meses. Não foi observado crescimento de pêlos entre os camundongos controle B que receberam apenas água. Os polifenóis da uva inibem a espécie bacteriana Streptococcus mutans, que contribui para a formação de placa dentária e dos chamados biofilmes nos dentes.

Devido ao seu efeito bactericida, os polifenóis inibem os efeitos nocivos das bactérias e, portanto, também têm um efeito preventivo na cárie dentária.  Ao mesmo tempo, os polifenóis de alimentos vegetais podem se ligar a enzimas digestivas, reduzindo assim a absorção de nutrientes no intestino. Em humanos saudáveis, as proteínas ricas em prolina contidas na saliva evitam esse efeito, formando um complexo estável no trato digestivo com os polifenóis.

Os polifenóis do chá e do cacau podem ser prejudicados pela adição de leite em seus efeitos, porque a caseína do leite também é rica em prolina. Polifenóis podem ser detectados com soluções de cloreto de ferro (III). Eles reagem com íons de ferro (III) a compostos complexos de verde a azul.

Polifenóis são compostos aromáticos que contêm dois ou mais grupos hidroxi diretamente ligados a um anel aromático e que são considerados fitoquímicos secundários. Polifenóis naturais são encontrados nas plantas como substâncias bioativas, como cores, sabores e taninos. Eles pretendem proteger a planta de predadores ou atrair insetos para polinização por sua cor. Devido à sua ação antioxidante e à filtragem da radiação UV-B de alta energia, os polifenóis servem como proteção para a fotossíntese em algumas plantas aparelho.

Além disso, os polifenóis são componentes básicos de importantes biopolímeros, como a lignina e a suberina. No grupo dos polifenóis, muitas substâncias vegetais são resumidas, como os corantes flavonóides e antocianinas, procianidinas, derivados do ácido benzóico (por exemplo, ácido vanílico, ácido gálico, ácido protocatecuico), derivados do ácido cinâmico (como ácido cafeico, ácido p-coumarico) e derivados de estilbeno (como resverol).

Toxicologia

Muitos polifenóis têm propriedades biológicas positivas em baixas doses, como encontrado nas plantas. Em estudos in vitro e em altas doses, eles também podem apresentar efeitos tóxicos. Se eles são de alta dose ou duradouros, esses efeitos também são possíveis no organismo, razão pela qual isso não é comum. Apigenina, quercetina, taxifolin e kaempferol são citostáticos. Estes e alguns outros polifenóis, tais. B. catecol, genisteína e gossipol são classificados como substâncias nocivas, quercetina mesmo como tóxico.

Os polifenóis geralmente não são absorvidos inalterados no corpo humano e mostram um comportamento farmacocinético bastante diferente, dependendo da estrutura química. Portanto, os resultados de experimentos in vitro com polifenóis são limitados a seres humanos. Além disso, seu efeito é modulado pelo chamado efeito matriz de outros fitoquímicos. Por exemplo, a quercetina demonstrou ter um efeito mutagênico. Se a quercetina estiver presente na matriz da planta contendo outros polifenóis, como os taninos, um efeito antimutagênico do extrato da planta predomina.