Home / Natureza / Quantas Calorias Têm as Amêndoas? Elas Engordam?

Quantas Calorias Têm as Amêndoas? Elas Engordam?

O medo de ganhar peso nos faz optar muitas vezes por não comer alimentos nutritivos cheios de propriedades benéficas para a nossa saúde. O exemplo mais comum são as nozes, especialmente as amêndoas. Isso porque elas têm um alto número de calorias, mas você sabe, especificamente, quantas calorias têm as amêndoas?

Muitas pessoas decidem eliminar essas delícias de suas dietas. Entretanto, é inegável que elas são um dos alimentos mais ricos em gordura, bem como com propriedades saudáveis. Será que as amêndoas realmente engordam? Descubra lendo o artigo até o fim.

Amêndoas
Amêndoas

Valor Nutricional Das Amêndoas

Amêndoas são um pequeno concentrado de nutrientes. Uma porção de cerca de 30 gramas contém:

  • Fibras – 3,5 gramas;
  • Proteína – 6 gramas;
  • Gordura – 14 gramas (dos quais 9 monoinsaturadas);
  • Carboidratos – 2,5 gramas (digerível);
  • Vitamina E – 37% do IDR;
  • Manganês – 32% da IDI;
  • Magnésio – 20 % da IDR.

Eles também contêm uma quantidade razoável de cobre, vitamina B2 (riboflavina) e fósforo. Sem contar com o ácido fítico, uma substância que liga alguns minerais e impede que sejam absorvidos.

Dá para imaginar quantas calorias têm as amêndoas nesse pequeno punhado? Ele pode fornecer cerca de 160 calorias, mas nosso corpo só pode absorver 10 a 15%. Isso acontece porque parte da gordura é inacessível às enzimas digestivas.

Quantas Calorias Têm as Amêndoas

Do ponto de vista alimentar, as amêndoas são um alimento rico em macronutrientes preciosos. É um alimento muito rico em proteínas e gorduras, mas do tipo bom.

Os ácidos graxos das amêndoas são de fato uma panaceia para o nosso sistema cardiovascular; fornecem a diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim. No entanto, esse aspecto também tem um efeito colateral: as calorias das amêndoas são muitas justamente por causa da presença de muitas gorduras.

Portanto, se por um lado é verdade que essas sementes são benéficas, por outro lado, também devemos levar em consideração o alto valor calorífico. Para saber quantas calorias têm as amêndoas, basta fazer os cálculos. Em 100 gramas encontra-se 610 kcal aproximadamente.

Quanto Consumir Por Dia?

Numerosos estudos mostram que 30 gramas de amêndoas por dia ajudam a prevenir inúmeras doenças do sistema cardiovascular. O problema, no entanto, como dissemos, é o número de calorias. Como um alimento pode ser saudável  se as calorias ingeridas contam no final do dia?

Considerando que 1 amêndoa pesa em média 1,2 gramas, aqui estão alguns números sobre o suprimento de energia desses frutos secos:

  • Calorias 5 amêndoas: 37 kcal;
  • Calorias 10 amêndoas: 73 kcal;
  • Calorias 20 amêndoas: 147 kcal;
  • Calorias 30 amêndoas: 220 kcal.

Como você pode ver nos dados listados, 30 amêndoas correspondem a 220 calorias, um pouco menos que uma porção de macarrão de trigo integral (267 kcal). Portanto, sabendo quantas calorias têm as amêndoas, basta tomar cuidado ao consumir.

Comendo Amêndoas
Comendo Amêndoas

Quantas Amêndoas Por Dia Você Pode Comer?

A resposta não pode ser precisa. Infelizmente, só podemos dizer “depende”. De que? Desde a sua idade, sexo, necessidades calóricas, hábitos alimentares, o que você come no mesmo dia, etc.

Para entender quantas amêndoas comer sem exagerar nas calorias, basta entender quantas calorias você precisa por dia e o que planeja consumir. Aconselha-se a não comer mais do que 10 unidades.

Quando as Calorias Se Tornam Demais

Você pode beber leite de amêndoa ou usar farinha de amêndoa para preparar deliciosas sobremesas com baixo índice glicêmico. No entanto, a situação muda ao usar produtos de confeitaria ou panificação. De fato, entendendo quantas calorias têm as amêndoas, nota-se que elas aumentam drasticamente se forem caramelizadas ou cobertas com chocolate.

Nesses casos, no entanto, obviamente, o problema não é dado pelo fruto em si, mas pelos açúcares e gorduras que são adicionados para obter o produto final. Por esse motivo, sempre é recomendado que você leia os ingredientes das embalagens e verifique se não há nenhuma adição.

Benefícios Das Amêndoas E O Que Acontece Com O Corpo

Existem várias pesquisas que confirmam os muitos benefícios das amêndoas que, se consumidas regularmente, podem realmente representar um valioso aliado para a nossa saúde. Em particular, um punhado de amêndoas por dia age:

  • Protegendo as células dos danos oxidativos porque são ricas em antioxidantes – Em particular, é a camada marrom da casca que contém a maior quantidade de antioxidantes que pode combater o estresse oxidativo. Por esse motivo, amêndoas descascadas não são a melhor opção do ponto de vista da saúde. Um estudo descobriu que comer amêndoas durante as refeições principais reduzia bastante a presença de marcadores;
  • Mantendo o açúcar no sangue à distância – As amêndoas são o lanche perfeito para as pessoas com diabetes e para evitar esta doença, devido à elevada percentagem de magnésio;
  • Pressão arterial mais baixa – Independente de quantas calorias têm as amêndoas, graças ao seu alto teor de magnésio, se tornam excelentes para pessoas com hipertensão;
  • Reduz o colesterol ruim – Foi observado que aqueles que consomem o fruto regularmente têm níveis mais baixos de colesterol e melhor circulação;
  • Ajuda a perder peso – Amêndoas contêm muitos nutrientes que nosso corpo luta para quebrar e digerir, conseguindo absorver apenas 10 a 15% de suas calorias. Além disso, algumas pesquisas sugerem que a ingestão de nozes, incluindo amêndoas, pode aumentar o metabolismo e, por causa de suas propriedades saciantes, se forem adicionadas a uma dieta eficaz para perda de peso, ajudarão consideravelmente;
  • Um estudo realizado há alguns anos atrás, entre outras coisas, observou como a ingestão regular de frutas secas, inclusive de amêndoas, contribui para prolongar a vida, afastando doenças como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.

Você Engorda Comendo Amêndoa?

Amêndoas na Tigela
Amêndoas na Tigela

Consumidas em quantidades adequadas, nem amêndoas nem qualquer tipo de nozes fazem ganhar peso. Embora seja um alimento com muitas calorias, não tem esse poder. Engordar ou perder peso depende inteiramente da quantidade de calorias consumidas em um dia em comparação com as eliminadas.

Consumir este alimento diariamente não significa que esteja consumindo algo ruim, pelo contrário. Já foi demonstrado que seu consumo habitual pode até ajudá-lo a perder peso.

Com apenas um punhado, acalma-se a fome, sendo possível não recorrer a outros alimentos com menos nutrientes e mais nocivos. Eles são uma boa opção para comer entre as refeições.

Recomenda-se seu consumo, independente de quantas calorias têm as amêndoas. Mas deve-se fazer isso com o alimento cru ou torrado. Esse tipo de noz se mostrará menos calórico e mais nutritivo do que aquelas que contêm sal, açúcar, mel ou gorduras adicionadas.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *