Home / Natureza / Qual é o Melhor pH da Água Para Beber?

Qual é o Melhor pH da Água Para Beber?

Na química, o pH é uma medida da concentração de íons hidrogênio em uma solução à base de água. Um pH mais baixo significa que há mais íons hidrogênio no líquido, enquanto um pH mais alto indica menos íons hidrogênio no líquido.

Em termos simples, o pH é uma escala de 1 a 14 que mede a acidez ou alcalinidade de um líquido. No meio da balança, há água destilada pura, com um pH neutro de 7. Qualquer coisa com um pH abaixo de 7 é um ácido e qualquer coisa com um pH acima de 7 é um alcalino ou base.

Para usar exemplos cotidianos, o vinagre é muito ácido, com um pH de cerca de 2. Por outro lado, o alvejante é altamente alcalino, com um pH de cerca de 13,5.

Água Alcalina

Água alcalina e outros produtos alcalinos ganharam popularidade nos últimos anos, tornando-se uma nova tendência para a saúde. Segundo os defensores das bebidas alcalinas, os ambientes ácidos do corpo causam várias doenças crônicas, que eles afirmam não poder persistir em um ambiente alcalino. No entanto, existem poucas evidências para apoiar essas alegações. Embora beber água alcalina possa afetar temporariamente o pH da boca ou da urina, não há provas científicas de que ele altere o pH geral do corpo.

A alcalinidade é uma medida da capacidade da água de resistir a uma mudança no pH que tenderia a tornar a água mais ácida. A medição da alcalinidade e do pH é necessária para determinar a corrosividade da água.

Água Alcalina
Água Alcalina

A corrosividade da água pode desencadear as seguintes reações:

– Formação de crostas nas tubulações e acessórios, causando a diminuição da pressão da água e do diâmetro interno da tubulação;

– Causa um gosto alcalino na água e pode tornar o café amargo;

– Formação de limo em pratos, utensílios e lavatórios;

– Dificuldade de se obter espumas em  sabonetes e detergentes  e formação de precipitados insolúveis nas roupas, etc.;

– Diminui a eficiência dos aquecedores de água elétricos.

Água Ácida

A água ácida pode conter íons metálicos, em outras palavras, a água ácida contém altos teores de metais considerados tóxicos para consumo humano. A água ácida pode causar danos prematuros às tubulações metálicas e ter problemas estéticos associados, como gosto metálico ou azedo. Também pode manchar a roupa e causar manchas de cor “azul esverdeado” nas pias e ralos.

Mais importante, existem riscos associados a essas toxinas. O neutralizador alimenta uma solução na água para impedir que ela reaja com o encanamento doméstico ou contribua para a corrosão eletrolítica. Um químico neutralizante típico é a carbonato de sódio, que trabalha para aumentar o teor de sódio que aumenta o pH.

Água Ácida
Água Ácida

Enquanto o  pH da água deve estar entre 6 a 8,5, o corpo humano mantém o equilíbrio do pH em uma base constante e não será afetado pelo consumo de água. Por exemplo, nossos estômagos têm um nível de pH naturalmente baixo de 2, o que é uma acidez benéfica que nos ajuda na digestão dos alimentos.

A água pura quando exposta ao dióxido de carbono,  resulta em um pH de aproximadamente 5,2. Agências de vigilância sanitárias e controle de endemias recomendam que as fontes de água devem ter um pH entre 6,5 e 8,5. O alcance fora desta recomendação pode ser um sinal de que a água contém metais pesados ​​ou produtos químicos.

Riscos no Consumo de Água Ácida

A acidez encontrada no corpo pode ser o resultado de vários fatores, incluindo a água que você bebe. O ambiente, o estresse e uma dieta desequilibrada podem causar aumento da acidez, o que pode resultar em estresse extra nos órgãos internos. Muita acidez no corpo tem sido associada à redução da densidade óssea e pode aumentar os problemas no fígado ou no coração. Em casos extremos, pode ocorrer acidose, que pode levar a problemas de saúde atenuantes que variam de dores de cabeça e fadiga a falta de ar e batimentos cardíacos acelerados.

A água que foi marcada com um alto nível de acidez provavelmente não passou por medidas adequadas de filtragem e ainda contém poluentes, como pesticidas e produtos químicos, que colocam você em risco à saúde e tornam perigoso beber. Isso também pode ser o resultado de tubulações e sistemas de água desatualizados que corroem ou são feitos de materiais mais antigos, como chumbo e cobre. A água com um alto nível de acidez que cai abaixo de 7 na escala de pH provavelmente também apresentará um odor e não terá um sabor tão limpo quanto a água pronta para beber.

No outro extremo da balança, encontra-se água alcalina com pH igual ou superior a 8. Para muitas pessoas que estão experimentando esse pH da água potável, os efeitos na saúde têm sido favoráveis. Existem alguns relatos que indicam que a água alcalina pode beneficiar pessoas que têm refluxo ácido, pressão alta e diabetes. É preciso haver mais investigação e informação para verificar essas alegações e determinar para que serve a água alcalina a longo prazo. Dada essa informação, é por isso que é importante garantir que a água que estamos bebendo esteja no nível certo de PH ou que seja água purificada .

Purificadores de Água

Tratamentos de água da torneira e água engarrafada não são novidade, mas essas são apenas duas maneiras pelas quais as pessoas estão consumindo água filtrada. O filtro alcalino especializado, que faz parte de processo avançado de filtragem, adiciona sua própria mistura de minerais à água para aumentar os níveis de pH e impedir que ela se incline para o lado ácido.

Além disso, o filtro de oxigênio ativado ajuda a higienizar os tanques de água e o sistema interno para remover quaisquer impurezas que possam afetar o equilíbrio do pH, à medida que atravessa os tubos até a torneira e entra em uma estação de recarga.

A combinação de tecnologia e atenção aos detalhes garante que o sistema de purificação de água remova até 99% dos sedimentos, impurezas e contaminantes, equilibrando o nível de pH e adicionando eletrólitos. Com um sistema de filtragem projetado especificamente para criar a água mais pura, equilibrada em pH e com melhor sabor possível, abrange todas as bases do que as pessoas querem manter-se hidratadas.

O corpo regula estritamente seus níveis de pH. Alterações no pH interno do corpo, como o pH do sangue, podem significar sérios problemas nos órgãos e tecidos. Portanto, se fosse possível alterar o pH do corpo com alimentos e bebidas, seria perigoso fazê-lo.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *