Home / Natureza / Tudo Sobre o Chacal: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Chacal: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o animal Chacal, por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação deste animal incrível!.

Para começar podemos citar que o Chacal é um mamífero e pode se alimentar tanto de outros animais como também de vegetais graças ao seu sistema digestório preparado para lidar com diversos tipos de alimento.

Nome Científico do Chacal

Esse animal é conhecido cientificamente como Lupulella adustus.

Tudo Sobre o Chacal

Chacal de Perfil
Chacal de Perfil

São animais de tamanho mediano e fazem parte da tribo Canini, da qual também pertencem os cachorros e os lobos, além de outros animais.

Quando dizemos Chacal, estão nos referindo hoje a três espécies:

  • Chacal de Dorso Preto
  • Chacal Listrado Lateral
  • Chacal Dourado

Cientificamente conhecidos respectivamente como Lupulella mesomelas, Lupulella adustus pertencente a África subsariana e Canis aureus pertencentes ao Centro Sul da Ásia e da Europa.

Características do Chacal

Esses animais que tem uma alimentação variada de acordo com a disponibilidade, é um caçador muito eficaz

Possui pernas alongadas, seus dentes caninos são perfeitos para caçar pequenos animais, já que possuem formato curvo, na mira estão répteis e pássaros. Eles têm grandes pés, em suas pernas ossos fortes que lhe fornecem suporte o suficiente para aguentar corridas longas por muito mais tempo, tudo isso a uma alta velocidade, cerca de 16/km por hora.

São animais de hábitos noturnos, ao cair da noite e ao amanhecer do dia estarão mais ativos.

O chacal é um animal monogâmico, por isso defende efetivamente o seu local de outros do mesmo grupo, persegue vorazmente intrusos que ofereçam risco. Marcam território assim como outros animais, em volta do seu local marca com fezes e urina.

Esse território geralmente é espaçoso e além do macho e da fêmea abriga filhotes e jovens adultos, estes últimos tendem a ficar com os pais até terem o seu próprio território. São animais que costumam agir sozinhos para caçar ou no máximo em pares, mas pode acontecer de um pequeno grupo se juntar vez ou outra para limpar uma carcaça, por exemplo.

Fotos do Chacal

Os animais da família Canidae que se parecem com lobos fazem parte de um grupo de animais que se alimentam de carne, se assemelham geneticamente pois todos eles possuem algo em torno de 78 cromossomos. Neste grupo estão incluídos três gêneros:

  • Canis;
  • Cuon;
  • Lycaon.

Os animais desse grupo são:

  • Cachorro;
  • Lobo Cinzentos;
  • Coiote;
  • Chacal Dourado;
  • Lobo Etíope;
  • Chacal de Dorso Preto;
  • Chacal Listrado Lateral;
  • Cão-Selvagem-Asiático;
  • Cão Selvagem Africano;
  • Lobo Dourado Africano.

Cientificamos conhecidos respectivamente como: Canis lupus familiaris; Canis lupus; Canis latrans; Canis aureus; Canis Simensis; Canis Mesomelas; Canis Adustus, Cuon Alpinus; Lycaon pictus e Canis Anthus.

Como citamos acima com relação à semelhança genética desses animais do gênero Canis, podemos dizer que todos eles são iguais em natureza e estrutura dos cromossomos, inclusive o cão de caça africano e o cão de caça selvagem. São originários de um único e mesmo ancestral desses dois chacais.

O cão do rio Arno apareceu na Europa Meridional cerca de 1,9 milhões de anos atrás, e esse provavelmente é de onde originou-se os chacais de hoje.

O grupo descendente de um mesmo ancestral de Canis comparado ao Lycaon e ao Cuon sugere que o chacal listrado lateral e o chacal de dorso preto na verdade pertencem a gêneros diferentes, respectivamente: Schaeffia e Lupulella.

Falando agora no lobo-abissínio, esse animal possui um tamanho e formatos que levaram algumas pessoas a classificá-lo com um Chacal, inclusive denominado Chacal Vermelho ou também Chacal de Simien.

Espécies de Chacal

Vamos conhecer um pouco mais agora sobre algumas espécies de Chacal conhecidas, confira abaixo:

Chacal de Dorso Preto

Chacal de Dorso Preto Deitado
Chacal de Dorso Preto Deitado

Vamos iniciar pelo Chacal de Dorso Preto, esse é um chacal considerado o mais leve entre eles. Outra curiosidade sobre esse animal é que ele é a espécie mais antiga do gênero Canis. Agora classificado como do gênero Lupulella. Também famoso por seus o mais bravo entre as espécies, são mais briguentos e podem atacar animais muito maiores que eles.

Chacal Listrado

Chacal Listrado na Estrada
Chacal Listrado na Estrada

Vamos conhecer agora um pouco mais sobre o chacal listrado. Esse animal costuma habitar ambientes muito bem arborizados, bem diferentes de outras espécies deste animal. Importante ressaltar também que essa é a espécie menos agressiva entre todas, dificilmente atacará mamíferos maiores.

Chacal Dourado

Face do Chacal Dourado
Face do Chacal Dourado

Saiba que o Chacal Dourado é a espécie mais encontrada entre todas as espécies citadas aqui, na verdade eles estão mais ligados aos lobos do que de fato a alguma espécie de Chacais.

Mitologia dos Chacais

Saiba que esses animais estão quase sempre ligados também à literatura, assim como também no folclore. Somente na Bíblia sagrada esse animal é citado ao menos quatorze vezes. Na mitologia e nas lendas regionais assim como seus amigos coiotes e também raposas são conhecidos por serem criaturas muito inteligentes e até mesmo feiticeiros.

Como sabemos que os chacais são espécies solitárias que gostam de viver em ambientes bem longe dos seres humanos e também em cidades antigas e abandonadas, esse hábito acabou virando uma analogia à solidão, ao abandono e devastação contato em histórias e fábulas.

Em traduções bíblicas podemos identificá-lo com cão selvagem. Na Bíblia do Rei Jaime, mas precisamente em Isaías 13:21 ele fala sobre criaturas entristecidas, algumas pessoas interpretam que essas criaturas poderiam ser chacais ou até mesmo hienas.

Em uma coleção de fábulas indianas antigas, chamada Panchatantra, esse animal sempre aparece como criatura sábia e espertalhona.

Em outras situações como em tradições hindus como é o caso do tantra o chacal representa uma deusa chamada Kali. Conta a  história que quando uma carne é oferecida para essa deusa ela se transforma em chacal.

Criado pelo povo Serer de Senegal surgiu a religião Serer, para elas o ser supremo chama-se Roog. Por isso acreditam que este seja o criador de tudo, inclusive creem que um dos primeiros animais criados por Roog sejam os Chacais.

Que história incrível não é mesmo? Conta para a gente aqui embaixo nos comentários o que mais te surpreendeu neste post tá bom? Até a próxima.

Veja também

Planta na Mão da Criança

Qual a Importância das Plantas para os Seres Humanos?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre as plantas e como elas são importantes para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.