Home / Natureza / Sequoias da Califórnia, EUA: Onde Ver? Parque em São Francisco

Sequoias da Califórnia, EUA: Onde Ver? Parque em São Francisco

As sequoias inspiram curiosidade. São muitas e muitas as pessoas que desejam chegar pertinho de uma árvore enorme dessas e gravar esse feito pra posteridade. Mas será que só é possível vê-las na Califórnia?

Sequoias da Califórnia: Onde Ver? Parque em São Francisco

Muita gente liga as sequoias só a Califórnia e estranha o fato de não ver nenhuma delas fora de lá. A verdade é que as sequoias gigantes mais perto de São Francisco ainda estão distantes. Em compensação, tem sequoias maravilhosas, ao norte de São Francisco sim. Uma grande parte delas fica em Muir Woods, um parque distante apenas 13 quilômetros de Sausalito.

Por aproximadamente uma hora e meia, você poderá apreciar e se maravilhar com o dossel da floresta nacional de Muir Woods, cercado por sequoias costeiras. Você também aproveitará o tempo de folga na comunidade costeira de Sausalito e a selfie perfeita da Golden Gate Bridge.

Para isso basta atravessar a icônica Ponte Golden Gate e chegará a Muir Woods. Siga as trilhas e respire o ar fresco durante a melhor hora do dia para visitar o parque. A trilha principal tem um calçadão e corre ao longo do sombrio riacho redwood. Felizmente, as sequoias mais altas crescem ao longo da trilha principal, já que está em uma elevação mais baixa e as árvores recebem bastante água do riacho.

Monumento Nacional de Muir Woods

É um monumento nacional dos Estados Unidos gerenciado pelo National Park Service. Está localizado no Monte Tamalpais, perto da costa do Pacífico, no sudoeste do condado de Marin, Califórnia. Faz parte da Área de Recreação Nacional Golden Gate e fica a 19 km ao norte de São Francisco. Protege 554 acres, dos quais 240 acres são florestas de sequoias antigas (sequoia sempervirens), um dos poucos acres remanescentes na área da baía de São Francisco.

Devido à sua proximidade com o Oceano Pacífico, a floresta é regularmente envolta em neblina de camada marinha costeira, contribuindo para um ambiente úmido que incentiva o crescimento vigoroso das árvores. O nevoeiro no parque é imprescindível para o desenvolvimento das sequoias, já que as árvores aproveitarão a umidade da neblina durante as estações secas, em particular no verão.

O monumento é frio e úmido durante todo o ano, com temperaturas diurnas médias entre 4 a 21° Celsius. As chuvas são pesadas durante o inverno e os verões são quase completamente secos, com exceção do gotejamento causado pelo nevoeiro que passa pelas árvores. A precipitação anual no parque varia de 1.000 mm³ no vale inferior a 1.200 mm³ mais acima nas encostas das montanhas.

As sequoias crescem em solo castanho rico em húmus argiloso que pode ser de cascalho, pedra, ou um pouco de areia. Este solo foi atribuído à série centissima, que é sempre encontrada em terrenos inclinados. É bem drenado, moderadamente profundo e ligeiramente a moderadamente ácido. Desenvolveu-se a partir de uma mistura na formação franciscana.

O que Muir Woods Pode Proporcionar?

Não fique com o pescoço dolorido olhando para o céu durante a sua visita ao Muir Woods National Monument, o lar primitivo de crescimento de antigas sequoias costeiras. Algumas têm pelo menos 1.200 anos de idade. A mais alto tem cerca de 85 metros de altura!

Certifique-se de também apreciar as vistas e ótimas caminhadas. Durante o mês de dezembro, o coração da época de reprodução do salmão, você pode até ver alguns forjando seu caminho rio acima para desovar! Em maio, é uma corrida contra o tempo quando o salmão do alevino se apressa para sair para o mar antes que a redução do fluxo de água permita que as ondas se fechem na boca do riacho.

Muir Woods
Muir Woods

Acalme-se e caminhe ao longo do vale quase plano ao longo do Redwood Creek, ou faça exercícios aeróbicos subindo os caminhos pelas encostas do vale para poder ver os topos de algumas das árvores mais altas do mundo.

Uma das coisas mais interessantes e que chamam a atenção é ver que a maioria das sequoias são agrupadas, com poucas delas vivendo sozinhas. Por que? Ora, se você fosse viver 1000 anos, seria mais fácil fazer isso sozinho ou em grupo? Com a natureza é a mesma coisa. Elas se agrupam por pura questão de sobrevivência.

Como Funciona o Passeio Turístico?

O parque é enorme e tem várias trilhas de 5 até 10 km que vão até o Pacifico, pra quem curte caminhar bastante ou praticar esportes. Se você quiser só conhecer e ter uma ideia do que são as sequoias, recomenda-se pegar uma das trilhas mais simples na entrada do parque até a ponte 3 ou 4. Você vai andar o tempo todo ao lado de um riacho, virar a esquerda em uma das pontes e voltar ao ponto inicial pela ponte 1. Dependendo do seu condicionamento físico e de sua curiosidade pelo caminho, essa caminhada pode durar cerca de uma hora.

A trilha é toda plana e logo depois da lanchonete, você encontrará um tronco de árvore que mostra todos os acontecimentos históricos que aconteceram enquanto a árvore estava viva. São quase 1000 anos de história e chega a parecer inacreditável. Sugiro que aproveite pra ouvir as historinhas narradas pelos Rangers, que são os guardas do parque, ou pelos voluntários. Horários e locais desses contos informativos mudam ocasionalmente, mas é só perguntar pelo programa do dia na entrada do parque.

A programação é bem interessante pra crianças também. Porém certifique-se de que elas não mexam em nada ou mesmo que se alimentem nas trilhas do parque. Isso porque há itens milenares ali que são preservados e restos de comida não podem ser dispensados ali. De fato é preciso ter um pouquinho mais de maturidade pra realmente apreciar e compreender tudo o que há nessas trilhas.

Sugestão de Rotas e Agendamento

Não há várias rotas até Muir Woods. A melhor opção pra você e quem te acompanha sem dúvida é de carro, mas estacionar é complicado. Trata-se de um parque centenário em uma área de preservação florestal. Dá pra deduzir como é reduzida a área de estacionamento, né? Sendo assim, evite os horários de pico, entre oito da manhã e quatro da tarde, se quiser arrumar vagas. O parque fica aberto todos os dias das 8:00 (am) até o pôr do sol.

Se o único jeito de ir for o transporte local, saiba que vai demorar entre 1 e 2 horas pra chegar. Costuma ter filas quilométricas aos fins de de semana. Além disso, o transporte só funciona em determinados períodos, durante os meses de maio até outubro e alguns finais de semana prolongados. Pesquise pois roteiros e horários do transporte mudam com frequência. Uma opção legal e corajosa é sair do porto de São Francisco, pegar um ônibus em Sausalito que conecta com o transporte de Muir Woods. É programa pro dia inteiro.

Dicas que Você Precisa Saber

Não existe recepção de internet e sinal de celular na área. Portanto, não combine de ligar ou mandar mensagem pra ninguém porque não vai conseguir. Em compensação, vai conseguir mostrar pros seus filhos, um dos poucos orelhões que restam no país e tirar ótimas fotos pra postar depois.

Faz muito frio lá. Leve sempre casaco extra e gorro e luva, se já estiver com frio antes de chegar lá. Esqueça finais de semana, a não ser que esteja disposto a esperar horas pelo transporte público e, consequentemente, perder a abertura do parque. E, por fim, siga sempre às instruções dos Rangers ou funcionários do parque.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *