Home / Natureza / O Que é Acidez Ativa do Solo? Quais os Tipos de Acidez?

O Que é Acidez Ativa do Solo? Quais os Tipos de Acidez?

O planeta Terra possui muitos detalhes interessante, sendo um deles o solo. Dessa forma, o uso do solo é chave para a sobrevivência das espécies animais, incluindo as pessoas. Isso porque, sem o solo e sem os alimentos gerados através dele, seria impossível que as pessoas seguissem vivas, assim como a grande maioria dos animais. Portanto, é muto importante conhecer o funcionamento correto do solo, para que seja possível utilizar essa ferramenta natural em prol de boas ações.

Logo, o primeiro passo para valorizar o solo como se deve é entender como funciona esse utensílio natural, já que há muitas formas de fazer com que o solo se mantenha forte e rico em nutrientes, mesmo após longas fases de plantio. Portanto, para que o solo seja considerado de boa qualidade, é necessário tomar algumas atitudes para fortificar esse solo.

Assim, a ciência que estuda o solo recebe o nome de pedologia, sendo fundamental para que as pessoas possam trocar informações a respeito do solo e das diferentes formas de fazer uso dele.

Logo, a pedologia ajuda fazer com que um local se torne mais adequado para o plantio, de forma a beneficiar tanto quem tenta plantar como quem se propõe a tornar a qualidade do solo mais complexa. Logo, é muito importante que os técnicos seja valorizado, pois apena um serviço de excelência, com trabalho sob base técnica, fará com que haja uma boa conservação do solo. Para tal, há muitas técnicas e muitas formas de fazer com que o local se torne mais forte, sendo uma delas a famosa rotação de cultura.

Nessa forma de plantio, troca-se o tipo de cultura plantada no solo a cada nova colheira, de forma a fazer com que o solo jamais fique saturado de nutrientes específicos e possa sempre receber renovação em termos de elementos químicos.

A Acidez do Solo

Acidez do Solo
Acidez do Solo

Uma das métricas para avaliar um solo, portanto, é medir a acidez desse solo. Em geral, um solo ácido tende a ser muito ruim para a plantação, por mais que existam plantas e flores que goste de um solo um pouco mais ácido.

Contudo, a grande maioria dos vegetais não se desenvolve bem em um solo muito ácido, o que obriga que está realizando o trabalho de cuidar do solo a tomar atitudes que visem tornar o local mais preparado para receber diferentes fomas de culturas vegetais. Assim, um solo ácido pode fazer com que as raízes do vegetal el questão não se desenvolvem e forma clara, tendo problemas para crescer e para dar forçar à planta. Nesse caso, é possível que o caule se torne fraco e a planta fique mais suscetível a quebrar com ventos fortes ou grandes chuvas.

Ademais, a acidez do solo também pode indicar frutos de qualidade ruim, com sabor que não é o pretendido. Nesses casos, muitas vezes quem está plantas chega a até mesmo desistir do solo em questão, rumando para outro ponto em busca de um local mais preparado para oi plantio. Contudo, nem sempre é necessário tomar essa atitude tão radical.

Acidez Ativa e Potencial do Solo

O solo pode ter dois tipos de acidez, tanto a ativa como a acidez potencial. Embora o próprio nome dos tipos de acidez já sejam muito explicativos, é interessante notar como acontece cada uma delas. Assim, a acidez ativa do solo quer dizer que aquele solo sofre com concentrações baicas de H+ quando em comparação às quantidades de H+ adsorvidas desse solo. Logo, para afirmar se há acidez ativa no solo é interessante fazer uso de soluções salinas, que fazem com que o solo indique tais níveis.

De qualquer maneira, há também a acidez potencial no solo, que acontece em duas formas. Assim, a acidez potencial pode ser trocável, quando se refere à íons de alumínio na composição do solo; já a acidez potencial não-trocável não possui a interferência do alumínio em forma de íons, apenas com o H+ estando presente na composição.

De qualquer forma, o certo é que um solo ácido pode ser muito ruim para o desenvolvimento das plantas ali presentes e pode fazer com que haja muitas dificuldades para realizar um plantio de qualidade no local desejado.

Acidez no Solo Brasileiro

O solo do Brasil é, por natureza, um solo bastante ácido. Dessa forma, o solo brasileiro não possui muitos nutrientes e, se for considerado em seu estado natural, não é bom para todos os tipos de plantações. Contudo, o que acontece é que o solo nacional recebe muito estudo por parte dos especialistas nesse assunto, em geral contratado por grandes latifundiários para realizar o desenvolvimento do solo de for adequada.

Portanto, o solo brasileiro acaba por ganhar aditivos que o fazem ser mais forte, ainda que a sua natureza não seja tão interessante. Porém, no Brasil há partes em especial em que o solo é de qualidade muito boa, como acontece nos solos de terra roxa, muito comuns em algumas partes das regiões Sudeste e Sul, por exemplo.

Acidez no Solo Brasileiro
Acidez no Solo Brasileiro

Contudo, na Região Centro-Oeste a qualidade do solo não é tão boa assim, o que faz com que seja necessário aumentar cada vez mais a fronteira agrícola para a Floresta Amazônica. Assim, em outras palavras, como os solos não suportam muitas colheitas em sequência, cada vez mais se busca outras partes para substituir o solo até então utilizado, sendo que o normal é ver esses solos novos rugirem em direção à Amazônia.

Como Controlar a Acidez do Solo

Se você acha que o solo está ácido, o primeiro passo é ter certeza da sua suposição. Assim, ao confirmar que o seu solo realmente não está preparado para atender às necessidades, o mais indicado é contratar um profissional para realizar a análise do solo e, dessa forma, descobri o que fazer para que aquele solo em especial se torne mais rico em nutrientes.

O mais normal é que o calcário seja usado para a melhoria do solo ácido, pois esse item é básico e, assim, acaba por equilibrar as coisas com a alta acidez do solo.

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *