Home / Natureza / Onde É Encontrada A Pedra Turmalina? Qual Sua Composição?

Onde É Encontrada A Pedra Turmalina? Qual Sua Composição?

Na natureza podemos encontrar milhares de tipos de pedras, rochas, e também plantas e cada uma delas podem ser utilizadas na fabricação e produção de diversos materiais essenciais à vida, mas há quem também as utilizem como amuleto, proteção ou de forma mística.

As pedras podem ser formadas de diferentes formas, e cada uma delas pode representar um símbolo, seja cultura ou individual. É muito comum que encontremos pedras formadas a partir de erupções vulcânicas, ou a partir de milhares e milhares de anos na natureza sendo transformada através do vento, chuva, entre outros.

Por isso, por sua formação especial e encantadora, as pedras oferecem uma perspectiva mística e poderosa, que pode servir como proteção espacial, amuletos da sorte, ou então como depositadoras de energia.

Além disso, as pedras fazem parte de uma atividade essencial na evolução humana: construção. Desde sempre, desde as mais antigas construções, as pedras podem ser vistas como um dos principais materiais utilizados.

Hoje, iremos conhecer a fundo sobre a pedra turmalina. Você irá aprender tudo sobre a sua formação, sua composição, sua história e também como ela é utilizada pelas pessoas que gostam de ver as pedras como protetoras.

Características e História

A pedra turmalina é conhecida principalmente por sua variedade imensa de cores e formatos. No entanto, umas das características principais é sua forma trigonal e cristais espalhados em sua formação.

As cores que a pedra turmalina podem apresentar variam de acordo com a quantidade de determinados compostos. Por exemplo, as turmalinas que apresentam uma cor mais escura, como preto ou castanho escuro, são compostas principalmente por ferro.

Quando se trata das turmalinas mais amareladas ou castanhas claras, a principal formação é composta por magnésio. Já as turmalinas com maior quantidade de lítio, podem ser verde, azul, vermelho, amarelo, rosa, entre outros.

O seu tamanho é muito variado, mas seu peso costuma ser de 2.9 até 3.2 gramas. Sua formação possui uma dureza apresentada em 7-7.5, e sua densidade é maior naquelas pedras que possuem mais ferro em sua formação.

A pedra turmalina está presente na cultura de diversos povos, e sempre contou com um entendimento mais místicos sobre sua formação e utilidade.

Paras os antigos povos do Egito, a pedra turmalina tinha um poder de acender, a partir de sua formação da terra em dias com arco-íris, o sol, e eles acreditavam que esse era o verdadeiro motivo do sol brilhar, pois a turmalina quem fornecia energia para tal.

Os gregos, no entanto, atribuíram uma crença e valor diferente para a pedra turmalina. Eles acreditavam que os cristais da pedra irradiavam um tipo de energia que limpava, purificava e protegia quem quer usasse a pedra.

Para utilizar a pedra turmalina no seu dia a dia, pode se encontrar ela como floral, em filtros de água, em sabonetes e produtos de beleza, como perfume, loção ou creme hidratante.

Onde Encontrar a Pedra Turmalina

Turmalina Paraíba Qtz Azul Neon
Turmalina Paraíba Qtz Azul Neon

Os dois principais ambientes onde a pedra turmalina pode ser encontrada é em locais com rochas ígneas, como pegmtatitos ou granito, e também em rochas metamórficas, como mármore ou xisto.

As turmalinas que são ricas em lítio, além de poder apresentar uma cor diferente, pode ser encontrada principalmente em grantitos.

Já as turmalinas que são ricas em magnésio, são encontradas principalmente em xistos ou mármores.

E, além disso, a turmalina por ser um material muito resistente, ela pode ser encontrada em quantidades muitos menores em tamanho, como em grãos de arenitos, areia e conglomerados.

Além disso, a pedra turmalina pode ser encontrada em diversos tipos de lojas especializadas em produtos de beleza, de pedras, rochas e amuletos. Há sites que vendem peças e joias decorativas, com preços que podem variar desde 15 até 55 reais.

No entanto, o quilate da pedra turmalina, pode custar mais de 30 mil dólares, até 100 mil.

Composição

Dentre todos os pertencentes ao grupo de silicatos, a pedra turmalina faz parte de um grupo conhecido como turmalina, e esse grupo de minerais possuem um dos mais difíceis e complexos quando se trata de composição química, sendo considerados todos ciclossilicatos.

A turmalina possui a seguinte composição química: Na(Mg,Fe,Li,Mn,Al)3Al6(BO3)3Si6.O18(OH,F)4. Esse grupo possui boro e também alumínio, porém a sua composição é considerada bastante instável e variada.

No entanto, é possível apontar que os elementos que mais são encontrados nessa formação são o ferro, sódio, magnésio, lítio e também cálcio, e pode existir outros componentes também.

Benefícios

Os benefícios da pedra turmalina quando falamos em um sentido místico e protetor, são gigantes e um dos mais reconhecidos e famosos no mundo inteiro.

A pedra turmalina possui poderes incríveis e muito fortes de emanações consideradas purificadoras, e contra as energias e forças negativas e sombrias, essa pedra oferece a mais completa proteção.

Além de bloquear possível ataques vindo de forças espíritas, a pedra turmalina também é responsável por afastar toda e qualquer pessoa que possa ter más intenções e a pedra também dissolve as vibrações negativas que podem ser encontradas na natureza ou em um ambiente de convívio.

Em relação ao nosso corpo, a pedra turmalina é capaz de fortalecer os ossos, de melhorar a nossa circulação sanguínea, e além disso, ela também fortalece a nossa imunidade, para proteger de possíveis doenças.

Agora, você deve estar se perguntando: mas com usar a pedra turmalina? Bom, essa pedra pode ser utilizada de diversas formas.

A maneira mais fácil e conhecida de usar a pedra turmalina é como uma joia pessoal, ou seja, você pode obter um pedaço pequeno da pedra e usar como um pingente de colar, brinco ou até mesmo anel.

Outra forma de possuir sempre com você toda a proteção e benefícios que essa pedra oferece, é levar sempre com você a pedra, seja no seu bolso, bolsa, mochila, carteira, estojo, ou onde preferir.

Pingente Pequeno Turmalina Negra
Pingente Pequeno Turmalina Negra

Em sua casa, escritório, quarto ou ambiente de sua preferência também é possível utilizar. Para tal, basta deixar uma pedra turmalina em cima de alguma mesa, escrivaninha, parede ou até mesmo na entrada ou no chão.

E você? Já tinha ouvido falar dos benefícios e efeitos terapêuticos da pedra turmalina? Deixe nos comentários sua experiência com ela!

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *