Home / Natureza / O Que Pode Ser Feito Com Óleo Usado?

O Que Pode Ser Feito Com Óleo Usado?

O meio ambiente é de todas as pessoas e deve ser preservado por todos, ainda que muitos dos seres humanos pensem o contrário. Dessa forma, o ambiente comum deve ser preservado, de forma a evitar problemas que podem atingir a todos futuramente. Portanto, o mais indicado é que ações sejam tomadas já, para não permitir que a situação se agrave.

Com detalhes cada vez mais claros de que o ambiente ao redor das pessoas está se deteriorando, há atitudes diárias e simples que podem facilitar a recuperação desse ambiente. Uma delas é cuidar bem do descarte de alguns materiais usados no dia a dia das pessoas, como o lixo e o óleo de cozinha. O óleo de cozinha, portanto, surge com grande frequência como um problema para as pessoas, já que muitos não sabem o que fazer quando o óleo se torna tão sujo que já não pode mais ser utilizado.

Nesse caso, há pessoas que jogam o óleo de cozinha pelo ralo, logo para o esgoto. Contudo, como a rede de esgoto brasileira é bastante frágil, é comum que esse óleo rapidamente chegue ao mar ou a rios próximos. Para evitar esse problema, que contamina a água e prejudica a todos, há algumas coisas a fazer.

Faça Sabão Caseiro a Partir do Óleo de Cozinha

Uma grande opção para quem não sabe o que fazer com o óleo de cozinha é transformá-lo em sabão caseiro, algo que ajuda a si próprio, ao mundo e ainda faz com que você economize um pouco mais na compra do mês. Para tal, é preciso ter:

  • 5 litros de óleo de cozinha;

  • 2 litros de água;

  • 1 quilo de soda cáustica em escamas;

  • 200 mililitros de amaciante.

Trate de colocar a soa cáustica no fundo de um balde grande e, logo em seguida, adicione os 2 litros de água fervendo. Mexa muito bem, até que as escamas sejam diluídas. Ademais, adicione o óleo a essa mistura toda e trate de continuar mexendo muito bem. Logo depois disso, adicione o amaciante e siga mexendo.

Por fim, basta colocar a mistura em uma forma e esperar que seque. Depois de seca, a solução ganhará um tom sólido, meio pastoso. Basta cortar em fatias e fazer uso do sabão, pois já terá feito o seu próprio sabão caseiro. A opção é ótima para quem não deseja poluir o ambiente e, além disso, produzir o seu próprio sabão.

Guarde e Entregue em Local Adequado

Uma das melhores opções é bastante simples, sequer exige muito esforço por parte das pessoas. No caso, basta que a pessoa guarde o óleo de cozinha usado e, quando tiver a chance, entregue em um local adequado.

Há muitos postos de coleta em muitas partes de todo o Brasil, é provável que também haja um lugar assim na sua cidade. Assim, uma garrafa PET limpa já pode servir como recipiente para o transporte do material, que jamais deve ser descartado de forma incorreta.

Óleo Usado

Os locais especializados, portanto, farão todo o trabalho de reciclagem e poderão transformar o seu óleo de cozinha usado em algo muito mais útil para a sociedade. Ademais, dessa forma os riscos de poluição diminuem de forma considerável, já que o descarte terá sido realizado corretamente, sem qualquer prejuízo ao meio ambiente.

Portanto, trate de pesquisar as áreas de coleta mais próximas da sua casa, ainda que seja em uma cidade vizinha. Lembre-se que o seu esforço não é apenas por você, mas pelos seus filhos, netos e gerações futuras.

Quando o Óleo de Cozinha Vai Pelo Ralo

Quando o descarte não é realizado da maneira correta, o que acontece é que o óleo de cozinha vai todo para o ralo. Ou, então, a pessoa joga no bueiro da rua, imaginando fazer uma ação um pouco menos agressiva ao ambiente.

A grande verdade, contudo, é que isso não passa de uma mentira para você mesmo. Quando o óleo de cozinha vai pelo ralo da pia ou pelo bueiro da rua, chega aos mesmos locais e causa os mesmos estragos. Além disso, quando descartado na pia, muitas vezes o óleo de cozinha se mantém na caixa de gordura, provocando diversos problemas para a passagem de mais materiais.

Isso pode levar ao entupimento da caixa de gordura, gerando um grande trabalho para a limpeza. Já quando o óleo de cozinha chega às redes de esgoto, as opções são: ou ele vai para o rio ou para o mar de forma direta; ou, então, vai para a estação de tratamento de água. Como se sabe, não é possível tratar de água contaminada com óleo de cozinha. Além disso, o óleo de cozinha ainda faz com que, muitas vezes, a rede de tratamento fique entupida e, assim, provoca a falta de água em muitas regiões. Na verdade, muitas vezes os cortes de água de todo o Brasil se dão por problemas desse tipo.

Vela de Óleo de Cozinha Usado

O óleo de cozinha usado pode servir para muitos fins, bastando que a pessoa tenha a criatividade de imaginar como pode utilizar esse óleo. Uma dessas maneiras de uso para o óleo de cozinha já utilizado é, assim, a produção de velas. Isso mesmo, é possível produzir velas com o óleo. Para tal, é preciso ter:

  • Óleo de cozinha;

  • Jarra;

  • Arame;

  • Pavio;

  • Óleo essencial da sua preferência.

Para fazer a receita, trate de filtrar o óleo de cozinha com um pano, para ter apenas o óleo e não os resíduos. Faça uma base e enrole o arame no centro da jarra, para segurar o pavio. Com o arame centralizado e o pavio no alto, despeje o óleo.

Agora, basta adicionar o óleo essencial da sua preferência, para dar o perfume que mais gosta ao ambiente. Vale lembrar que é importante ter cuidado com as velas, independentemente da forma de produção. Logo, é importante estar atento também à vela de óleo de cozinha, até mesmo pela maneira artesanal como foi produzida. Em todo caso, há muitas opções para usar o óleo de cozinha, realizando o descarte correto do material, sem prejudicar o meio ambiente.

Veja também

Para Que Serve o Índice de Plasticidade? Como Funciona?

No post de hoje, vamos falar sobre o que é e para que serve o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *