Home / Natureza / O Que É Calda Bordalesa? Como Se Prepara A Calda Bordalesa?

O Que É Calda Bordalesa? Como Se Prepara A Calda Bordalesa?

Você por acaso trabalha com agricultura orgânica? Sabia que há uma espécie de fungicida o qual a lei permite que você use para poder promover um desenvolvimento maior das suas plantações?

Bom, se estiver interessado em conhecer esta substância que pode ser feita pelas suas próprias mãos, basta me acompanhar nesta interessante matéria!

Quem sabe as informações que eu tenho aqui não são úteis a você, por isso eu peço que leia esta matéria atentamente, cada detalhe é muito importante, tente captar ao máximo o conteúdo aqui colocado!

O Que É Calda Bordalesa?

Você gosta de história? Bom, mesmo que não goste tanto, fique sabendo que é através dela que nos é possível descobrir a origem das coisas que existem à nossa volta! Vamos a história!

O Fungicida Calda Bordalesa é um composto inventado no século passado, bem na cidade de Bourdeaux na França, os inventores deste fungicida o criaram com o intuito de conseguir controlar o avanço de míldio nas plantações de videira.

Para criar a Calda Bordalesa é necessário uma série de ingredientes, alguns deles até são considerados tóxicos, mas por serem em uma medida muito fraca acabaram ganhando permissão da lei.

Como Se Prepara A Calda Bordalesa?

Depois de todo este falatório histórico que eu deixei para você no tópico anterior, agora vou lhe mostrar como produzir a sua própria Calda Bordalesa!

O primeiro ingrediente a ser usado é o Sulfato de Cobre, este material é um dos mais difíceis de se manipular, ele não dissolve rapidamente na água, por isso, precisa sofrer um determinado procedimento para ser diluído em água.

Você deve pegar o Sulfato de cobre e introduzi-lo dentro de um saco raso feito de pano, lembre-se de colocar apenas 200g deste produto, logo a seguir é necessário deixar o saquinho num balde com 5 litros de água, o recipiente precisa permanecer na superfície do balde, ou seja, boiando.

Uma dica extra é colocar o Sulfato em água morna, isso facilita bastante a dissolução!

Viu como este processo não é nada complicado?! Aposto que você esperava um bicho de 7 cabeças totalmente complexo não é mesmo?! Meu objetivo é simplificar, por isso, estou tentando ser o mais breve possível!

Vamos ao próximo ingrediente, o processo é bem tranquilo, mas pode ser um pouquinho demorado, sendo assim, é melhor que você preste bastante atenção a cada detalhe!

O próximo produto que será somado ao Sulfato de Cobre é a Cal, este material é bem fácil de se encontrar, por isso, você não vai ter dificuldades para achá-lo e comprá-lo!

A cal precisa ter um certo grau de qualidade, digo isso porque ela precisará ser diluída em água, para que ocorra tal procedimento é preciso um produto de boa procedência.

Calda Bordalesa - A Mistura Correta
Calda Bordalesa – A Mistura Correta

Sabia que existe uma maneira de você saber se a cal é ou não de boa procedência? É o seguinte, se ela não dissolver em 30 minutos, fique sabendo que este produto não é de boa qualidade!

Depois que a cal tiver passado pelo teste de qualidade, agora você deve observar se foi formada uma espécie de pasta, caso isso tenha acontecido é necessário adicionar 5 litros de água para se ter uma mistura que seja homogênea.

Por fim, na penúltima fase, tudo o que você vai precisar fazer é observar a mistura que foi formada através de todos os ingredientes que usou.

Fique alerta a um detalhe que pode parecer bobo, mas saiba que se você colocar a cal primeiro do que o Sulfato de Cobre todo o processo pode dar errado. Isso é algo que pode não fazer muito sentido, mas quando se trata de substâncias que demoram para ser diluídas, há sempre uma ordem a ser seguida.

Agora sim, esta é exatamente a última fase de todo o procedimento, você deve mexer aquela mistureba de ingredientes, acrescentar mais 20 litros de água e depois basta depositar o produto criado em um pulverizador.

Viu como o procedimento é simples?! É claro que é exigido um mínimo de cuidado, mas mesmo assim é algo que qualquer pessoa pode fazer desde que observe todos os cuidados necessários para que a fórmula possa ser originada com sucesso!

Cuidados Na Hora De Aplicar A Calda Bordalesa

Quando terminar de produzir a Calda você não pode simplesmente pegar o produto e aplicar diretamente sobre a sua plantação, primeiramente é necessário testar a fórmula num canivete ou faca.

Pegue uma faca ou canivete e pingue a Calda sobre ele, se acaso depois de um certo tempo ficar uma mancha vermelha na superfície teste, então saiba que o produto ficou ácido demais e pode queimar a sua plantação caso seja aplicado diretamente nela.

No caso de uma mistura muito ácida, basta adicionar um pouco de cal até adquirir uma forma mais neutra.

Plantas Que Podem Receber A Calda Bordalesa

Mesmo sendo um produto destinado a agricultura orgânica, existem plantações específicas as quais você pode aplicar a Calda. Veja algumas delas logo abaixo!

A primeira plantação é a de tomate, mas fique sabendo que a Calda Bordalesa só pode ser borrifada quando a planta já estiver com 4 folhas.

Na plantação de tomate a Calda age impedindo a requeima, a pinta-preta e a septoriose, todos estes problemas são bem constantes para os agricultores que cultivam o tomate e este produto o qual estou lhe apresentando pode resolver tal infortúnio. Este fungicida é realmente poderoso para vitalizar as plantações!

Sabe aqueles pés de batatinha? Eles também podem se beneficiar do que esta famosa Calda tem a oferecer, tudo o que você precisa é aplicá-la após 20 dias do período de germinação.  Este fungicida age cuidando da sua planta impedindo problemas como a requeima e a pinta-preta!

Mais uma das plantações as quais podem usufruir da Calda são as de cebola, usando esta fórmula a qual eu lhe ensinei você consegue proteger os seus pés de cebola contra as pintas-pretas e outras manchas.

E aí gostou desta matéria? Espero que sim, pois a minha intenção foi lhe trazer algo útil e funcional, tomara que você tenha conseguido ver isso neste meu trabalho!

Muito obrigado pela visita e até a próxima!

Veja também

Gastrodia Agnicellus

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.