Home / Natureza / Mosca Dos Filtros: Características, Como Evitar, Habitat E Fotos

Mosca Dos Filtros: Características, Como Evitar, Habitat E Fotos

Sabe quando você vê algo todo dia mas não lembra o nome daquilo? Pois bem, vou lhe apresentar um inseto que com certeza sempre está presente no seu dia a dia e que provavelmente o seu nome não é muito conhecido!

Lembra daquele dia que você estava lá no banheiro curtindo o seu banho e viu aquele bichinho bem pequeno paradinho na parede da sua casa? Prazer, esta é Mosca dos Filtros ou então de Banheiro!

Mosca dos Filtros

Características e Habitat

Elas são bem pequenas e possuem uma corzinha meio amarronzada podendo ser conhecidas cientificamente como Psychoda, diferente das moscas que já conhecemos, essas não perturbam tanto.

Já percebeu que este inseto está sempre em grande número? Pois é, ele coloca seus ovos bem próximo ao ralo por causa da fluidez da água e assim consegue se propagar de maneira numerosa, é como se eles fossem um povo tentando ganhar notoriedade no mundo, tipo aqueles filmes medievais!

Como eu já lhe disse, estes insetos se propagam em grande escala, uma femêa pode colocar de 10 a 200 ovos. Agora você sabe o porquê eles estão infestando a sua casa!

A fragilidade é uma característica comum entre os insetos, a Mosca de Filtro pode ser facilmente esmaga por você, eu mesmo já acabei com várias delas com apenas alguns petelecos. Mesmo sabendo disso, não deixe o poder subir a sua cabeça, não maltrate as mosquinhas!

Fotos da Mosca dos Filtros

A Psychoda é bem minúscula, com apenas 2mm ela é bem semelhante a nossa amiga mariposa.

Se você é daqueles que fica refletindo o quanto a vida é curta e o tempo passa rápido, então fique sabendo que seus conceitos precisam mudar, pois a Mosca de Filtro dura apenas de 9 a 15 dias, uma expectativa bem menor do que a sua, portanto, nada de reclamar hein.

Eu sempre achava que eles ficam distantes da água, mas descobri que preferem exatamente o ambiente do banheiro por causa da umidade presente nele, isso ajuda a manter os ovos com vida.

Como Evitar?

Olha, não se preocupe, estes insetos não são como as moscas que colocam suas larvas e acabam propagando doenças.

Não precisa dar aquela bufada e ficar imaginando procedimentos cansativos e demorados, se você quer manter essas moscas bem longe da sua casa e do seu banheiro, basta deixá-lo sempre limpo e seco, lembre-se que a umidade é um fator predominante na proliferação deste inseto, sem ela ele se multiplica com muito mais dificuldade, isso se ainda conseguir.

Viu que fácil?!

Sempre que falo de um determinado inseto ou animal, gosto de apresentar outras espécies, portanto, queria que você permanece aqui comigo e aprendesse sobre o vasto mundo das moscas, veja se conhece todas essas espécies!

Moscas dos Estábulos

Sempre onde há animais de campo esta mosca vai estar, fique sabendo que se você levar uma picada dela a experiência não lhe será nada agradável, portanto, é melhor tomar bastante cuidado.

Esta espécie possui o tamanho de 25mm, é claro que esta é sua estimativa, nem sempre ela alcança tal dimensão.

Seus olhos podem ser verdes ou pretos e seu corpo está entre o preto e o castanho. Mesmo com olhos tão lindos, estes insetos não são nada galantes não é mesmo?!

Da mesma forma que a Psychoda, esta espécie consegue se propagar em um número altamente escandaloso, cerca de 100 a 1000 ovos. É coisa pra caramba, o suficiente para infestar um local inteiro.

A Conhecida Varejeira Azul

Dessas você deve se afastar, elas estão repletas de doenças e adoram as coisas mais nojentas que podem existir neste mundo, fezes de animais e restos de lixo são um exemplo de coisas que estes bichinhos gostam.

A Varejeira Azul pode ter de 6 a 12mm, possui uma cor bastante diferente, azul metalizado. Estão muito presentes em nosso dia a dia e precisamos tomar bastante cuidado com elas.

Mosca de Enxame

Se quiser encontrá-las, então vai precisar procurar nos locais mais tranquilos da sua casa, estes insetos são daqueles que se fossem humanos, seriam bem relaxados, vivendo a vida de boa.

Assim como nós humanos, esta espécie quando é chegado o inverno, procura lugares bem quentinhos para se aquecer e manter-se longe das quedas de temperatura, este habito é simplesmente com o objetivo de preservar a sua vida.

Elas possuem um voo bastante lento e seu tamanho é de 6 a 10mm.

Mosca da Areia

Com 10 a 11mm, esta mosca vive sempre a beira mar e se parece um pouco com os mosquitos, porém, ao vê-las você facilmente consegue discernir que se trata de uma mosca.

Mosca da Fruta

Esta mosca é bem conhecida perante nós, ela está sempre sobrevoando as frutas, daí o seu nome.

Seu aspecto físico é bastante chamativo, ela possui uma cor castanha amarelada e olhos vermelhos brilhantes.

Cuidados Que Você Precisa Ter

Livre-se do Acumulo de Lixo

Se você é do tipo preguiçoso que vai estocando aquele monte de lixo para só depois se livrar dele, tome cuidado! Saiba que isso é um santuário para moscas, elas adoram estes ambientes imundos, para elas é um verdadeiro banquete.

Nunca deixe restos de comida em tampões expostos, além de atrair moscas, você também irá contribuir para proliferação de larvas, elas surgem do nada, mas saiba que isso acontece porque se alimentam do lixo e, assim, crescem.

Cuide da Saúde do Seu Animal

Já reparou que as moscas adoram ficar sobrevoando os cachorros? Estes animais são como hospedeiros para elas, as larvas das moscas podem ser facilmente depositadas no seu cão, mas isso se dá apenas se ele tiver ferimentos expostos e sem cuidados, portanto, tenho a certeza que você já sabe o que deve fazer para evitar problemas!

Não Deixe Pratos Com Restos De Comida

Eu entendo que após o almoço é bem comum bater aquela preguiça, porém, ao terminar suas refeições, tente não deixar os pratos sujos com restos sobre a pia, se uma mosca pousar sobre eles e depositar seus ovos, sabia que há a possibilidade de você contrair doenças que podem lhe deixar muito mal?

Bom, agora que você conheceu a Mosca de Filtro e outras espécies, espero que tenha gostado e que volte para ver mais outras matérias, muito obrigado e até a próxima!

Veja também

Intoxicação por Inalação

Quais os Sintomas de Intoxicação por Inalação?

Envenenamento ou intoxicação é o nome dado a lesão ou morte devido à deglutição, inalação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *