Home / Natureza / Traça-Das-Paredes: Características, Nome Científico E Fotos

Traça-Das-Paredes: Características, Nome Científico E Fotos

Este inseto está espalhado por toda parte, acho difícil encontrar uma casa que não o tenha em algum cantinho da parede!

Você já ouviu falar na Traça-Das-Paredes? Com certeza ela já passou por seus olhos e você a ignorou por achá-la inofensiva ou então por não saber nada sobre ela!

É bom que saiba que ao ter este inseto em sua casa, suas roupas e armários correm bastante perigo. A Traça gosta muito de comer roupas e alguns moveis feitos de madeira, ela os perfura e com o tempo vai fazendo estragos ainda maiores por onde passa!

Quer saber mais sobre a Traça-de-Paredes? Então basta continuar aqui comigo nesta interessante matéria!

Características E Nome Científico Da Traça-De-Paredes

Este inseto fica num casulo meio cinza e de formato achatado que sempre está agarrado a uma parede, ao vê-lo você pode ter certeza que em breve terá alguns buraquinhos nas suas roupas e móveis, eles à primeira vista podem parecer quase que imperceptíveis, mas com o tempo se tornaram rombos enormes e mais perfurações irão aparecer.

A Traça-de-Paredes gosta muito das suas roupas e móveis porque neles estão uma substância chamada queratina, ela é bastante visada por este inseto destruidor que entra na nossa casa sem avisar e logo vai fazendo a festa.

Nosso inseto destruidor nasce em forma de lagarta e com o tempo se transforma em uma mariposa, na primeira fase ele gosta apenas de comer roupas e móveis, no período em que assume a sua forma final ele já prefere comer produtos alimentícios destes que temos em casa. Estas são as duas formas da Traça-de-paredes: primeira ela é uma lagarta e depois se transforma em mariposa!

Muitas pessoas fazem afirmações infundadas sobre este inseto, alguns ousam dizer que eles fazem mal à saúde e que transmitem doenças, isso é algo falso que é passado de boca em boca e logo se transforma em uma suposta verdade.

Olha, se as Traças estão na sua casa em um número que não lhe incomoda, então não tem porque matá-las, até porque isso vai lhe render um pouco de trabalho. Elas não lhe causam nenhum tipo de problema de saúde, mas de fato destroem seus pertences.

Particularmente eu já vi pessoas dizendo que a Traça entra em guarda-roupas e destroem seus vestuários, mas pelo menos na minha casa isso nunca aconteceu, elas sempre estão presentes nos cantos das paredes e apenas ali, jamais as encontrei dentro dos meus armários, por isso lhe digo que não sei até onde estes boatos são verdadeiros.

Acredito que a Traça seja mais prejudicial para uma loja de roupas, para um bibliotecário, nas nossas casas talvez elas não sejam tão terríveis assim como andam dizendo por aí, mas tudo vai depender da situação, cada caso é um caso.

Se você estiver decidido(a) em exterminar as Traças, então a partir de agora vou lhe mostrar algumas medidas que podem ser muito eficazes para afastar estes insetos indesejáveis dos seus móveis e também das suas roupas!

Um Cuidado Bem Simples Contra As Traças

Estes insetos adoram ficar no escurinho e em ambientes em que não haja a incidência de ventilação, por isso, você deve criar um local exatamente com as características contrárias as que o inseto prefere.

Tente deixar pelo menos por um período do dia, o seu armário aberto para que o ar corra por dentro dele, isso vai manter as Traças-de-Paredes bem longe das suas roupas. No caso dos móveis, como eles já estão expostos ao ar livre não há muito o que fazer, apenas fique de olho se neles estão aparecendo perfurações pequenas que parecem ser obra deste inseto.

Traça-Das-Paredes e Mariposa
Traça-Das-Paredes e Mariposa

Você costuma escovar as suas roupas? Ao deixar de fazer isso nelas ocorre um acumulo de gordura e a Traça também se alimenta desta substancia, por isso ela rapidamente vai começar a perfurar suas roupas em busca da sua alimentação desejada!

Caso ache necessário, você pode fazer investimentos em dedetizações, elas podem sair caras ou não, tudo vai depender do espaço que há em sua casa. Esta é uma opção que cai bem para os vendedores de roupa que possuem lojas ou algum tipo de espaço onde guardam os seus produtos por longos períodos.

Uma Praga Comum Na Sua Casa

As formigas são outro tipo de inseto que estamos acostumados a ver em nosso dia a dia e que já nos familiarizamos, mas saiba que em alguns casos elas podem ser bem incomodas, pois fazem seus ninhos dentro de canos, aparelhos eletrônicos grandes e em muitos outros lugares da nossa residência.

Quem nunca encontrou aquele monte de formigas nos potes de açúcar por exemplo? Isso é algo bastante comum, mas poucos sabem que o uso do cravo pode afastar bem estes insetos bagunceiros que invadem tudo quanto é lugar da nossa casa.

Basta você colocar a canela ou o cravo junto ao açúcar e pronto, garanto que vai perceber rapidamente que dentro do pote não há nada além da própria açúcar, as formigas irão desaparecer pouco a pouco.

Outro ingrediente natural que você pode colocar dentro dos potes de açúcar para espantar as formigas são as cascas de limão, elas espantam estes insetos rapidamente, aos poucos dá para notar que as formigas já não estão voltando a atacar os seus recipientes de açúcar.

Mais uma das medidas que você pode tomar contra as formigas é misturar água com detergente, depois é só colocar o liquido num borrifador e espalhar nos cantos da casa onde mais há a incidência de formigas.

Está pronto(a) para exterminar as formigas e as Traças que aparecerem aí na sua casa? Com estas dicas eu lhe garanto que será uma tarefa extremamente fácil, quanto mais rápido você agir mais rápido conseguirá solucionar o seu problema!

Não se esqueça da opção que eu te dei a respeito da dedetização, ela pode sair um pouco caro mas pode ser algo extremamente benéfico para você, muito melhor do que ver estes insetos colocando a sua casa de pernas para o ar.

Bom, agora me despeço de você!

Até a próxima!

 

Veja também

Qual a Importância dos Corais para o Meio Ambiente?

Famosos nos documentos de vida marinha, os corais são animais cnidários, pertencentes à classe taxonômica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *