Home / Natureza / Qual a Influência do Clima no Intemperismo?

Qual a Influência do Clima no Intemperismo?

Geralmente é a desintegração ou alteração da rocha no seu estado natural ou posição natural por meio físico, químico ou biológico. Esses processos são induzidos ou modificados pelo ar, pela água ou pelo clima. Durante o desgaste, a transferência de material desintegrado ou alterado ocorre nas imediações da exposição à rocha, mas a massa da rocha permanece no local.
O clima difere da erosão, pois geralmente inclui o transporte de rochas e solo desintegrados para fora do local onde ocorreu a degradação. No entanto, uma aplicação mais ampla de intemperismo na superfície da Terra ou perto dela também é diferenciada da alteração física e química da rocha através do metamorfismo.

Metamorfismo

O metamorfismo geralmente ocorre muito profundamente na crosta terrestre a temperaturas muito mais altas. Agentes químicos contra agentes atmosféricos mecânicos é um termo em física que significa uma transformação gradual e contínua de rochas que são expostas na superfície da Terra. Não, não está diretamente relacionado às monções, trovões, raios e outras terminologias meteorológicas (embora esses fenômenos naturais tenham algo a ver com o processo de alteração do clima). É um evento natural em que outras forças da natureza participam. As fugas de animais têm algo a ver com o envelhecimento, bem como com as atividades industriais humanas. Agentes atmosféricos são outra parte da erosão. É geralmente definido como a transformação ou alteração da figura original do rock em algo novo ou diferente.

Metamorfismo

um processo de decomposição e destruição gradual das rochas pelas condições atmosféricas que ocorrem na superfície da Terra. Essa decomposição leva à fragmentação das rochas em seções seqüenciais menores.Os fatores de intemperismo incluem vários processos e, se incluem processos físicos, são chamados intemperismo mecânico ou se contêm As atividades químicas são chamadas de intemperismo químico, e alguns geólogos incluíram as atividades de organismos vivos nas categorias de intemperismo, denominadas intemperismo, que contém as atividades de seres vivos com intemperismo orgânico, mas o último, que é intemperismo orgânico, pode ser classificado como Intemperismo mecânico ou químico, ou uma combinação dos dois tipos.

Tipos

Intemperismo mecânico: pode ser chamado de intemperismo físico, e significa quebrar ou dividir rochas em pedaços menores, mas preservando a estrutura e a estrutura química para ele.O intemperismo mecânico desempenha um papel eficaz de acordo com algumas condições, como: clima frio, clima seco e áreas com terreno alto, como é Tem papel fundamental na formação de protease e influencia a taxa de produção de sedimentos e processos de precipitação. Intemperismo químico: significa a decomposição ou decomposição de rochas por influência de fatores químicos. Exemplos de fatores que afetam a taxa de intemperismo químico são: natureza e diversidade do clima, temperatura e água, variedades e tamanhos da vegetação, além da presença de reações químicas conhecidas associadas ao intemperismo químico, que são, respectivamente: decomposição. Ou fusão, hidrólise e oxidação.

Intemperismo Mecânico

Os fatores que afetam o clima Existem muitos fatores climáticos que afetam os elementos da Terra, como as rochas, mas é necessário conhecer esses fatores que desempenham um papel fundamental na eficácia do clima e na extensão de seu impacto, incluindo: [3] Estrutura e composição das rochas: a presença de juntas e dobras ou trincas e delicadas placas rochosas afetará o processo de entrada de agentes climáticos na massa rochosa para contribuir para a dissociação das rochas, e a presença de trincas nas camadas rochosas ajuda a aprimorar os fatores climáticos. Natureza do terreno: o intemperismo físico ocorre mais rapidamente em áreas com inclinações mais íngremes do que em declives leves ou planos, e também em termos do fato de que a persistência da água por um período nas rochas acelera significativamente o clima, especialmente com o aprimoramento do clima químico. Período ou período de tempo: A persistência do período e a duração da exposição a fatores climáticos ajudam a determinar o grau de intemperismo que ocorre nas rochas, em outras palavras, a exposição de rochas por um período mais longo a fatores climáticos pode levar a intemperismo mais forte, e isso é evidente quando as rochas se tornam fracas devido ao longo período de exposição ao intemperismo. Portanto, é fácil quebrar, dividir e analisa

Um Pouco Sobre

Devido ao efeito da rotação da Terra, as massas de ar no hemisfério norte se movem de oeste para leste; as perturbações, portanto, ou ciclones, vêm, no caso da Europa, do oceano Atlântico e seguem em direção ao leste.
É o famoso efeito Coriolis, que leva o nome de um físico francês de 1800, segundo o qual um corpo que se move sobre um corpo em rotação é desviado pela inércia de seu caminho.

Isso significa que todo movimento no hemisfério norte é desviado para a direita, enquanto no hemisfério sul o desvio ocorre para a esquerda.

Esta regra se aplica a todos os objetos que se movem na terra; também se aplica a balas disparadas de canhões para as quais é necessário fazer correções balísticas apropriadas para centralizar o alvo.

Os grandes deslocamentos de ar são frentes atmosféricas: sejam produzidos por ar quente (frente quente) ou produzidos por ar frio (frente fria), são sempre portadores de precipitação, embora com diferentes consequências e resultados. Observe a diferença na rotação do vento entre alta pressão (sentido horário) e baixa pressão (sentido anti-horário).

É um desvio dos ventos sempre devido à rotação da Terra; o ar se move de uma zona de alta pressão para uma zona de baixa pressão: a direção dos ventos é, portanto, muito indicativa para identificar a área perturbada e a mais serena. Além disso, ventos fortes são correntes com baixa pressão atmosférica; ventos no solo são correntes de alta pressão. Se a rotação da Terra não existisse, o deslocamento das massas de ar quente sobre as do ar frio seria linear.
Não é esse o caso, como vimos acima, e como sempre vemos na televisão os distúrbios que vêm do Atlântico. Depois, há outros fenômenos que invertem a direção das perturbações e são a influência da zona polar ou do pólo sul que desviam as frentes para o lado oposto.

É o caso quando vemos os vendavais vindos da Sibéria para a Europa no inverno; uma direção, portanto, oposta à usual que estamos acostumados a ver.