Home / Natureza / Jaca Manteiga: Características, Nome Cientifico, Benefícios E Fotos

Jaca Manteiga: Características, Nome Cientifico, Benefícios E Fotos

No post de hoje iremos falar sobre um tipo de fruta que é extremamente conhecido no Brasil todo, mas especialmente na região nordeste do país. Contaremos mais sobre a jaca manteiga. Suas características, nome científico, benefícios e muito mais. Tudo isso com fotos! Continue lendo para aprender mais sobre ela!

Características gerais da Jaca Manteiga

A jaca é uma fruta muito popular aqui no Brasil que vem diretamente da árvore da Jaqueira. Essa árvore é tropical e teve sua origem na Índia. Chegou ao Brasil somente no século 18, mas conseguiu facilmente se estabelecer e hoje é vista em basicamente todo o país. Seu nome científico é Artocarpus integrifolia. O seu tamanho pode passar de 20 metros de altura, com um tronco de mais de 1 metrô de diâmetro. No Brasil, a maior parte de sua cultivação fica na região da Amazônia e na região costeira tropical daqui. Ela é uma planta perene, ou seja, suas folhas ficam durante o ano todo.

Dessa árvore, nós temos o fruto jaca, sendo a jaca manteiga uma das mais conhecidas e consumidas. Essa fruta nasce diretamente do tronco e galhos mais embaixo, e são formados por gomos. Cada gomo tem uma semente grande que é recoberta pela parte que comemos, a polpa cremosa. A coloração dela é amarela e uma superfície áspera, quando já estão maduras. Quando ainda não estão, são de uma cor esverdeada.

Um único fruto de jaca manteiga pode chegar a pesar até 15 quilogramas! Ele é riquíssimo em diversos componentes, tais como: carboidratos, sais minerais (especialmente cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro), algumas vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina C. Para o cultivo da árvore Jaqueira, é preciso antes de tudo escolher um local arejado e que tenha um bom espaço. Como falamos, é uma árvore que cresce bastante. O solo deve ser bem rico, cheio de húmus fresco e que tenha um bom sistema de drenagem. Sua propagação é feita através de sementes, e sua germinação dura em torno de 3 a 8 semanas.

Quando houver quatro folhas, as mudas já precisam ser removidas, sempre evitando que mais folhas apareçam antes disso. Um cuidado necessário é que elas são propícias a terem ataque de pulgões, moscas e até cochonilhas. Assim que tiver alguma dessas situações, imediatamente resolva o problema para evitar a morte da planta. O melhor clima para cria-la é no clima equatorial, subtropical ou tropical. Precisa de estar na meia sombra logo no começo, mas depois passar para o sol pleno sempre.

A maturação completa da jaqueira ocorre de 3 a oito meses desde sua floração. Podemos perceber isso pela mudança de cor, saindo do verde mais claro e indo para um amarelo pardacento. Esse fruto também muda em questão da sua firmeza, pois ele começa a ceder quando pressionamos os dedos, e ao darmos batidas, tem um som diferente. Você pode consumi-la verde, mas logo após o começo do amadurecimento, ela rapidamente apodrece. Por isso, o seu transporte comercial acaba sendo mais prejudicada, deixando a fruta com um valor maior no mercado, e difícil de encontrar em áreas que não tem produção da jaca manteiga.

Os frutos são bem saborosos e perfumados, podendo ser consumido in natura (tanto quando ainda está verde, quanto maduro), também adicionada em geleias, licores e outros. Ela é muito utilizada na hora de substituir a carne animal, para introduzir uma dieta vegetariana, pois a textura e o sabor são semelhantes. Suas sementes também podem ser consumidas cozidas ou até tostadas, e têm o sabor parecido com as castanhas.

Benefícios da Jaca Manteiga

Além de seu sabor delicioso, a jaca manteiga também é rica em uma variedade grande de benefícios para nosso organismo. O primeiro, para quem está procurando ou começando o processo de emagrecimento. Por não possuir gordura saturada, ter um nível baixo de sódio, essas características fazem com que não haja a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço.

Na jaca também encontramos as fibras dietéticas, que ajudam muito a fazer com que nosso intestino trabalhe de forma correta e regular. Quem está com problemas em relação aos hormônios, especialmente os da tireoide, nessa fruta você pode ver como uma aliada. Pois ela irá agir diretamente na tireoide, a auxiliando para lidar com isso.

Um composto muito importante encontrado na jaca manteiga, é o flavonoide. Ele juntamente com os antioxidantes e outros compostos ajudam no combate dos radicais livres, que causam as mais diversas doenças como o câncer. Pesquisas revelam que a jaca é uma ótima ajudante para prevenção do câncer de pulmão, inclusive. Esses mesmo antioxidantes também ajudam a evitar o envelhecimento precoce, suavizando linhas e outras marcas que apontam esse envelhecimento.

Ela, além disso tudo, é rica em vitamina C, uma das mais importantes para nosso corpo. É ela que fortalece nosso sistema imunológico, que combate todas as doenças ou qualquer perigo que invada nosso corpo. Ainda em vitaminas, essa fruta também possui vitamina A, que está associada ao melhoramento do cabelo, hidratando e dando brilho a ele. Essa mesma vitamina A também é muito boa para nossos olhos, melhorando nossa visão e diminuindo a possibilidade de certos problemas no futuro.

Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender um pouco mais sobre a jaca manteiga, suas características, benefícios e muito mais sobre. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre jacas e outros assuntos de biologia aqui no site

Veja também

Cultivo do Pé de Graviola

Pé De Graviola, Como Cuidar? Dicas De Cultivo

A graviola (Annonna Muricata) é uma variedade de planta muito comum no Brasil, pois é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *