Home / Natureza / Foca Leopardo vs Orca

Foca Leopardo vs Orca

Todos os animais presentes na natureza podem apresentar semelhanças consideradas inimagináveis se não pararmos para estudá-los de forma mais profunda por meio da biologia, um exemplo disso é a foca leopardo e a orca.

A foca leopardo e a orca são dois animais muito conhecidos por suas capacidades de caça, força, hábitos e modo de vida parecidos. Ambos são animais muito diferentes quando se trata de aparência, mas com muitas semelhanças biológicas.

Apesar de todas as semelhanças, não podemos dizer que esses dois animais possuem uma relação amigável, isso porque entre elas existe uma relação de predação e, portanto, uma mais forte e outra mais fraca.

Portanto, neste artigo iremos te falar um pouco mais sobre esses dois animais de forma separada e depois comparando os dois biologicamente. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

Foca Leopardo

A foca leopardo é conhecida culturalmente como leopardo-do-mar e cientificamente como Hydrurga leptonyx, ela habita a área marítima que circunda a Antártica e também locais como a Austrália e a Tasmânia, podendo chegar até mesmo a ser encontrada na América do Sul.

Reconhecida como uma predadora voraz, a foca leopardo se alimenta de animais menores, como pinguins, cefalópodes e até mesmo de outras espécies de focas em casos mais específicos. Ironicamente, o único animal predador natural da foca leopardo é a orca, e portanto, ela possui menor capacidade de caça quando comparamos as duas.

Porém, o corpo da foca leopardo possui coloração cinza (de tom mais escuro na área das costas e mais claro na área da barriga). Essa espécie também apresenta um fato curioso: o macho tende a ser menor do que a fêmea; já que a fêmea chega a medir 4m pesando 600kg e o macho pode medir até 3m pesando 400kg. No fim das contas os dois são gigantes.

Esse corpo extremamente grande é muito utilizado para a caça, que tende a ser agressiva, traiçoeira e muito lucrativa para a foca. Sendo que há alguns anos uma foca leopardo atacou uma cientista mergulhadora e a matou, esse caso é uma exceção, mas pode acontecer quando o assunto é a foca leopardo.

Orca

A orca é conhecida cientificamente como Orcinus orca e popularmente conhecida como “baleia assassina”, apesar de não se tratar de uma espécie de baleia. As orcas vivem em regiões como a Antártica, o Pacífico, o Alasca e outros lugares onde elas podem estar em alto mar.

Um fato interessante é que a orca é o segundo mamífero que se encontra mais espalhado ao redor do globo geográfico, ela está apenas do ser humano. Isso significa que ela pode ser encontrada em todos os oceanos do nosso planeta.

O corpo da orca tende a ser preto na parte de cima e branco na parte da barriga, além disso a sua barbatana é a maior do reino animal, chegando a medir até 2 metros de comprimento. Os machos podem chegar a medir 10 metros e pesar 10 toneladas, enquanto as fêmeas chegam a medir 8 metros e pesar 7 toneladas.

Não é por acaso que a orca é conhecida como “baleia assassina”, ela se alimenta de diversas espécies de animais marinhos, desde lulas até tubarões, e quando está em bando tende a caçar até mesmo animais maiores que ela. Também já foram registrados casos de orcas canibais, mas apenas quando elas passavam por situações de fome extrema.

Foca Leopardo vs Orca

Como já foi possível perceber, a foca leopardo e a orca são animais gigantes que tendem a possuir hábitos parecidos de vida, isso porque ambas são grandes predadoras marinhas.

Porém, podemos observar algumas diferenças fundamentais entre elas, tanto físicas quanto biológicas. Vamos agora ver um pouco mais sobre essas diferenças.

Foca Leopardo vs Orca – Diferenças Físicas

Quando comparamos as duas fisicamente, podemos observar duas diferenças principais:

  1. A foca leopardo apresenta uma exceção, pois a fêmea tende a ter um corpo maior do que o do macho. Já quando falamos na orca, o macho tende a ter o corpo maior do que a fêmea. Essa diferença, teoricamente, pode não parecer tão grande; mas a verdade é que ela altera – e muito o funcionamento da espécie como um todo;
  2. A orca é muito maior do que a foca leopardo, já que seu corpo chega a ser mais de 3 vezes maior do que o da foca. Além disso, a pele da orca tende a ser mais escura (de coloração preta) e a pele da foca leopardo é mais clara (de coloração cinza). Por fim, a orca possui a maior barbatana de todo o reino marítimo, e a foca leopardo não.

Essas diferenças explicam muito bem o porque de a orca ser caçadora da foca leopardo, seu tamanho é maior e ela consequentemente tem mais habilidade de caça, por isso, vamos ver um pouco mais sobre esse assunto.

A Disputa: Foca Leopardo vs Orca

Foca Leopardo Comendo um Pinguim
Foca Leopardo Comendo um Pinguim

A foca leopardo é considerada uma das maiores predadoras do oceano, ao mesmo tempo em que a orca é chamada de “baleia assassina”, logo, está claro que ambas possuem um poder de caça muito grande e são temidas por muitas espécies marinhas.

O problema é que às vezes elas passam a habitar as mesmas regiões (como a Antártida) e isso gera um conflito de interesses, uma sobreposição de nichos ecológicos (não sabe o que é sobreposição de nichos? Leia mais clicando aqui). Nessa sobreposição, quem sai perdendo é a foca leopardo.

A foca leopardo é bem menor, tende a nadar mais devagar e consequentemente se torna uma presa fácil para a orca, que caça até mesmo animais da sua mesma espécie.

Até o presente momento a competição existente entre os dois animais não causou uma ameaça para nenhuma das espécies, nem mesmo para a da foca leopardo; provavelmente por conta do seu histórico reprodutivo (ou seja, quantos filhotes nascem por ano).

Quem diria que dois animais tão parecidos poderiam ser grandes predadores no oceano e ao mesmo tempo rivais um do outro? Esperamos apenas que eles continuem vivendo em uma harmonia natural, com uma rivalidade que seja segura para a preservação de ambas as espécies!

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *