Home / Natureza / Quais São as Flores que Dão Frutos?

Quais São as Flores que Dão Frutos?

Hoje vamos citar algumas plantas que além de flores também produzem frutos. Fique até o final para não perder nenhuma informação.

Quais São as Flores que dão Frutos?

Mangifera Indica

Ou simplesmente mangueiras, são árvores de flores e frutos que quando plantadas em vasos por exemplo podem crescer e chegar a 2 ou 3 m de altura. As espécies perfeitas para isso são as mangueiras anãs. Para que ela evolua com qualidade precisa de um solo bem drenado e receber pelo menos 6 horas de sol por dia. Por isso saiba que eles podem sim ser plantadas em vasos.

Psidium Guajava

Também conhecida popularmente com goiabeira, outra árvore frutífera que é de fácil adaptabilidade. Muito utilizada para tratamentos de algumas doenças, tanto a fruta como as folhas. Possui um tronco do tipo lenhoso e folhas bem verdes. Para os amantes de bonsai, saiba que é uma planta que pode ser cultivada dessa forma.

Citrus x Limon

Limoeiro
Limoeiro

O nome comum dessa espécie é Limoeiro, uma árvore de flores e frutos. É de fácil adaptação em diversos recipientes. Conhecido como uma planta de clima tropical, também pode ser cultivado em regiões mais frias. Todos os tipos podem ser plantados em vasos, mas a melhor escolha para esse fim é o limão siciliano. Esse é o limão mais presente na culinária.

Fícus

Também conhecida como figueira, é uma planta de flores e frutos que são muito utilizadas na jardinagem. Uma espécie resistente e chamativa se dá muito bem quando plantada em vasos produzindo frutos muito gostosos. Exige uma certa atenção com sua poda, pois precisa sempre estar limpa para não prejudicar sua estrutura folicular, dessa forma produzirão mais frutos.

Aceroleira

Essa é a árvore que produz acerolas, com flores e frutos que se dão muito tempo tanto no solo como em vasos. É comum inclusive o bonsai de acerola, nesses casos o fruto produzido será condizente com o tamanho da planta. Utilize esse fruto para preparar sucos muito ricos em vitamina C e muito deliciosos. 

Citrus Sinensis

A nossa famosa laranjeira também funciona muito bem quando plantada em vasos. Em locais de clima ameno ela cresce saudável e produz muitos frutos sem nenhuma dificuldade. Já em regiões frias ela enfrenta uma certa dificuldade e algumas adaptações serão necessárias. Em vasos invista em cidra, laranjas e mexerica.

Pitangueira

Pitangueira
Pitangueira

Mais uma da lista, uma árvore frutífera muito fácil de cuidar. Por sua facilidade de se adaptar em vasos próprios, mesmo se você mora em apartamentos ou não tem muito espaço vai conseguir cultivar uma planta dessa. O crescimento dela no vaso vai ser de acordo com o espaço disponível, mas mesmo assim produzirá frutas lindas e doces.

Romãzeira

Outra opção de planta que produz flores e frutos é a árvore do romã. É conhecida por ser uma árvore muito simples de ser cultivada, mesmo que em vasos de jardinagens. Produz frutos vistosos e suculentos, mas essa planta em vaso não ultrapassará 1 m de altura. Possui folhas com uma coloração verde bem viva, as flores têm uma coloração alaranjada bem linda em formato de um cálice.

Plinia Cauliflora

Popularmente conhecida como jabuticabeira, é uma planta de flores e frutos deliciosos. O fruto é uma bolinha preta que vai se desenvolvendo em toda extensão do tronco, uma fruta suculenta e rica em nutrientes. Inclusive alguns antioxidantes dessa fruta já são conhecidos por prevenir o câncer. São árvores de crescimento rápido, também funcionam como bonsai, ou em ambientes amplos na  natureza.

Como Plantar Árvores Frutíferas

Existem diversas formas de plantar mudas de árvores frutíferas, uma das técnicas que podem ser utilizadas é a reprodução assexuada também chamada de estaquia conhecida com uma técnica muito eficiente.

Para quem não conhece como funciona essa técnica, saiba que consiste em plantar uma folha ou ramo da planta desejada, a partir do enraizamento da mesma com o tempo se tornará uma nova planta. Essa técnica funciona com a maior parte das árvores frutíferas, tornando tudo mais fácil. Esse tipo de técnica entrega diversas vantagens, uma delas é o fato de ser uma técnica barata se compararmos com o enxerto, por exemplo, pois exige um profissional habilitado.

Podando Árvores Frutíferas

Muita gente tem dúvida sobre a poda desse tipo de árvore, a manutenção de qualquer tipo de planta é muito importante. Não precisa ser um processo cheio de frescuras, nem é para ser difícil, mas é necessário entender que precisa de cuidados  e também ferramentas próprias para jardinagem. Então faça a poda com muito cuidado para não danificar sua planta.

Mas por qual motivo é preciso fazer a poda desse tipo de árvore? Esse tipo de poda pode ser realizada com uma tesoura de jardim e até mesmo um serrote, essa técnica vai trazer vigor para sua planta. Dessa forma ela pode manter um tamanho ideal para ser manuseado, além de retirar ramos mortos e secos.

Podemos citar que existem pelo menos 4 tipos específicos de podas de árvores frutíferas que funcionam bem. Por este motivo, confira aqui embaixo quais são as técnicas  e quais as vantagens de cada uma delas, tenha uma planta saudável e de muita qualidade.

Anote nossas 4 dicas de poda de árvores frutíferas:

  • Poda de formação – A principal função desse tipo de poda é controlar o crescimento da espécie, ela é realizada quando a planta está encorpando.
  • Poda de limpeza – Essa técnica é realizada ao longo da vida dessa árvore, a principal vantagem é revigorar a espécie antes de sua safra.
  • Poda verde – Essa pode tem uma época específica para acontecer, deve começar depois dos 3 anos da árvore, quando ela está no topo do seu crescimento, já está bem bonita.
  • Poda de Frutificação – Poda realizada quando a planta em repouso, é uma técnica específica para plantas de clima temperado e somente em árvores frutíferas. Ela colabora que novos ramos possam crescer mais fortes, ela age exterminando os ramos secos e antigos.

Veja também

Gastrodia Agnicellus

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.