Home / Natureza / Chimpanzé-Comum: Características, Nome Cientifico e Fotos

Chimpanzé-Comum: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o chimpanzé comum, também chamado de chimpanzé robusto. É um macaco bem grande, uma espécie que vive em um ambiente similar ao cerrado só que na África tropical. Esse animal possui ainda quatro subespécies, e estudos estão sendo feitos para uma quinta espécie. Esse macaco e também o chimpanzé anão, também conhecido como chimpanzé pigmeu estão dentro do mesmo gênero.
Muitos estudos feitos com o animal demonstraram que ele possui o DNA muito próximo dos seres humanos.

Nome Científico do Chimpanzé

O nome científico do Chimpanzé é Pan Troglodytes.

Chimpanzé Filhote

Características do Chimpanzé

Esse animal tem o corpo completamente cheio de pelos escuros e densos, a face não possui pelos, os dedos da mão e do pé também não possuem pelos. Também são peladas a sola do pé e a palma das mãos também.
Ele é bem maior e mais forte que o chimpanzé pigmeu, esse animal pode pesar de 40 a 60 Kg um chimpanzé macho, mede de 100 a 140 centímetros no total. As fêmeas podem pesar de 27 a 50 Kg.

Comportamento do Chimpanzé

A gestação da fêmea geralmente leva cerca de oito meses. O filhote será amamentado até os três anos de idade, mas ficará próximo de sua mãe por muitos anos provavelmente até atingir a sua maturidade sexual.
Esses animais têm o hábito de viver em grupo, que podem ser de vários tamanhos, podem ter em média de 15 a 150 animais. O mais comum de observar durante o dia são grupos pequenos viajando junto em busca de comida.

Existe uma hierarquia entre eles dentro do grupo, que é totalmente voltada para os machos. Mesmo assim as questões são resolvidas da maneira mais cordial possível, para que não haja violência. São animais bem inteligentes, e já foram vistos utilizando alguns materiais da natureza como ferramenta para caçar ou para pegar mel, como pedras, madeira, grama e folhas. Para conseguir nozes, água, cupins e também formigas. Também já foram vistos afiando pedaços de madeira para ser usado para caçar alguns animais menores.

Ameaça de Extinção do Chimpanzé

Infelizmente esse animal está na lista vermelha como animal com alto risco de extinção.
São estimados atualmente cerca de 170.000 a 300.000 animais vivos em habitat natural. O maior dos problemas para esses animais ainda é a invasão do seu habitat natural, a caça predatória e também doenças.

Exploração do Chimpanzé

Esses animais infelizmente são utilizados em algumas culturas como se fossem palhaços e são criados em cativeiro para ser usado como entretenimento animal em alguns circos, teatros, algumas festas particulares também. Alguns de forma totalmente ilegal tentam manter esses animais como se fossem pet, acontece que esses animais podem ter comportamento agressivo e se tornarem um risco para as pessoas. Outros foram levados para laboratórios para serem utilizados em pesquisas. Outros já tentaram ensinar algum idioma para o animal, obtiveram até algum sucesso,mas o processo não evolui mesmo com o esforço dos pesquisadores.

Aparência Física do Chimpanzé

Não é difícil que um chimpanzé seja tão robusto que acabe pesando por volta de 90 Kg, bem mais que o esperado pelo padrão da espécie. Eles são maiores que os chimpanzés anões, mas continuam menores que seus primos gorilas. Os membros superiores do animal são bem alongados e conseguem ser maiores que os membros inferiores, eles podem alcançar os joelhos.
Em suas mãos possuem dedos compridos, embora os polegares são menores e as unhas retas também. O formato de seus pé os permite agarrar objetos com facilidade, o dedão do seu pé é voltado para cima.

O formato da cabeça desse animal é redonda, e a sua face é aparente. Os olhos estão bem na linha de frente, possui um pequeno nariz, possui orelhas em formato arredondado. O lábio de cima é alongado e com boa mobilidade, nos machos já em idade adulta também é bem característico os caninos bem afiado. Diferente dos gorilas eles não tem aquela crista e nem os músculos aparentes ligando o pescoço e a cabeça.

Mais Características

É comum que com o tempo e com o envelhecimento esses animais comecem a perder os pelos da cabeça e começam a ficar carecas. A coloração desses pelos costuma ser bem escura, mas alguns podem ter pelos marrons e até mesmo ruivos.
Com o passar da idade esses animais podem ter algumas manchas cinzas ou até brancas, na maior parte das vezes na parte de baixo do queixo do animal. Na pele também algumas variações podem ocorrer, como ficarem mais escuras ou até mais pálidas. As fêmeas quando estão no cio é comum que a pele fique mais rosada e até mesmo um pouco mais inflada.

O corpo dessa espécie está prepara para se locomover tanto no solo como no topo das árvores. Eles podem escalar em posição vertical e também pular de galho em galho. Já no solo eles andam em quatro apoios, e também em apenas dois apoios, o que para eles não parece ser um problema. A forma quadrúpede de andar ele puxou do chimpanzé anão e dos gorilas, o que parece ser uma evolução dentro do gênero. Esses animais são muito fortes, para você ter uma ideia eles são 1,5 vezes mais fortes que o homem, isso se explica pois eles possui muito mais fibras musculares que contraem muito rapidamente, que ele precisa para poder escalar com facilidade, balançar entre as árvores e etc.

Origem de Nome Chimpanzé

Esse nome foi registro do ano de 1738 em inglês. Esse nome tem como significado a palavra macaco, e é derivado de algumas palavras de uma linguagem chamada luba-kasai e luba-lulua. A palavra foi facilidade e virou chimpanzé da maneira que conhecemos provavelmente no ano de 1870 em algum momento. Com relação seu gênero chamado de PAN nasceu do nome de um Deus grego. Já o nome troglodita vem de uma raça que habitava cavernas e eram chamado de trogloditas.

São muitas curiosidades não é mesmo? Então conta aqui embaixo para gente o que você achou dessas informações.

Veja também

Flor Borragem

Borragem: Segredos e Usos Tradicionais

A borragem (Borago officinalis) é uma planta que há muito tempo faz parte do arsenal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *