Home / Natureza / Existem Vulcões Ativos no Brasil? Por que não?

Existem Vulcões Ativos no Brasil? Por que não?

De vez em quando vemos em noticiários algum vulcão pelo mundo entrando em erupção. Alguns causando um grande estrago, enquanto outros nem tanto. Parece ser sempre algo muito distante da nossa realidade, já que somos ensinados desde criança que nossa terra é muito privilegiada.

Por estarmos no meio da placa tectônica, evitamos diversas catástrofes naturais como tsunamis e terremotos. Temos uma segurança muito boa quando comparada a vários outros países por aí. Os vulcões não são muito diferentes, não sofremos com o medo de algum dia algum vulcão entrar e erupção e destruir tudo.

Entretanto, seria verdade que nosso Brasil esteja tão longe dessa realidade? Há algum tempo saiu uma pesquisa geográfica que em seu título perguntava se realmente existia ou não algum vulcão ativo no país. E por isso, no post de hoje, iremos falar um pouco mais sobre esse assunto.

Existem Vulcões Ativos no Brasil?

A resposta é, felizmente, não. Não foi encontrado nenhum vulcão ativo no Brasil atualmente, e será muito difícil encontrarmos algum dia nesses próximos séculos. Isso é uma coisa boa para nós, mesmo que não possamos utiliza-los como uma forma de praticar montanhismo e até mesmo um atrativo de turistas. Sabemos bem como turistas gostam de lugares perigosos e cheios de aventuras.

Há alguns anos temos ouvido alguns boatos quanto a termos vulcões ativos em alguns lugares do país, entretanto, a maioria foi logo desmentida após estudos serem devidamente realizados nos locais. Temos equipes que sempre estão mapeando os cantos mais remotos do Brasil, em busca de evidências e também mantendo tudo em controle.

Os Vulcões Brasileiros

Vulcão Mais Antigo do Mundo fica na Amazônia

Como já dissemos, já houveram diversos boatos de vulcões no país. O primeiro ocorreu na cidade de Santos, em São Paulo. Esse foi uma lenda antiga, começou em 1896, quando estavam escavando em um bairro da cidade e perceberam que isso causou alguns gases quentes saindo.

Ao estudarmos alguns anos depois, descobriram que na realidade, eram gases vindos de um poço artesiano. Apesar de tudo ter sido completamente explicado, por muito tempo as pessoas continuaram a dizer que era real, e que norte americanos também haviam descoberto. Mas tudo não passa de uma lenda urbana.

Antes dos anos 70, também houveram boatos na cidade de Caldas Novas, em Goiânia. Esse foi considerado por muito tempo uma ideia verdadeira, sendo que alguns cientistas até mesmo acreditaram. Entretanto, logo em 1970 foi tudo explicado. Por haver águas termais, acreditavam que ali tinha um vulcão.

Ali, porém, nunca houve de fato nenhum tipo de vulcão. As águas são explicadas pelo simples aquecimento geotérmico, que ocorre em muitíssimos lugares no mundo, incluindo na própria Antártida. Mais uma lenda urbana que foi desmentida por nossos geólogos.

E então temos o mais recente e que também causou muito alvoroço, que foi o do Rio de Janeiro. Alguns anos começou a especulação que havia um vulcão no estado do Rio que ninguém conhecia. No momento em que os rumores começaram, cientistas e geógrafos se juntaram para estudar o local. Localizado bem na Serra do Mendanha.

Ainda não foi comprovado se realmente é um vulcão extinto ou não, mas ainda há muita pesquisa acontecendo para entender melhor sobre a formação geóloga desse local. As teorias anteriores era que ali o vulcão tinha mais de 40 milhões de anos, e estaria extinto a muitos e muitos milhões de anos também. Mas até então, deu então para perceber que o Brasil não possui vulcões e tudo não passa de lendas criadas.

Por Que não Há mais Vulcões Aqui?

Durante muito tempo, nosso país teve vulcões espalhados por todo o território. Entretanto, isso foi há milhares de anos e tudo é muito diferente agora. Um desses antiquíssimos vulcões na verdade, é de extrema importância para o estudo da geografia e do início de tudo aqui no planeta. Literalmente um marco para os brasileiros.

Esse seria o vulcão da Amazônia, que está datado em 1,9 bilhões de anos, e é considerado até agora o vulcão mais antigo do mundo. Isso não é muito estudado no nosso dia a dia, mas é um fato muito interessante sobre nosso país. Afinal, temos o vulcão mais antigo de todos, mas hoje já não temos nenhuma ameaça quanto a ele e nenhum outro.

Para entendermos porque não possuímos vulcões hoje em dia, temos que saber o que são placas tectônicas. Eles são uma porção da litosfera, que explicam a movimentação de tudo na Terra. Elas são divididas em diversas partes, como estando em área de convergência, subducção e zona conservativa.

O Brasil se encontra em uma área continental, bem afastada das beiradas das placas tectônicas. Países que ficam nas beiradas dessas placas, estão em áreas de encontro das placas, o que gera vulcões, terremotos, maremotos, tsunamis e outras catástrofes naturais. Outro motivo é o fato quanto ao nosso relevo.

Possuímos um relevo bem antigo de forma geológica. Ele então sofreu muito desgaste dos agentes erosivos, como água, chuva, vento e outros. Fazendo com que qualquer indicio de crateras vulcânicas desaparecerem. Isso fez com que um novo solo fosse originado, chamado de terra roxa, é um solo argiloso que é muito fértil.

Esperamos que o post tenha ajudado a entender um pouco melhor sobre a questão de vulcões no Brasil. Não esqueça de comentar o que achou e deixar também suas dúvidas. Você pode ler um pouco mais sobre vulcões e alguns exemplos deles no nosso site, além de outros diversos assuntos da biologia envolvida com a química, física, geografia e outros assuntos.