Home / Natureza / Jabuti Amarelo Filhote

Jabuti Amarelo Filhote

Os filhotes de jabuti amarelo não são tão coloridas quanto seus parentes, os jabutis vermelhos , e têm a reputação de serem mais delicados. Mesmo assim, os jabutis amarelos de cativeiro estão entre os melhores quelônios de estimação. Eles são muito gentis e bastante fáceis de manter.

Apresentando a Espécie

Embora sejam bichinhos tipicamente muito tímidos, os jabutis amarelos (chelonoidis denticulata) são bastante grandes e bastante ativos. Como todos da espécie, eles também duram bastante. Proporcione um bom ambiente com muito espaço para exercícios, uma variedade de abrigos para dar-lhes uma sensação de segurança e a dieta adequada, e eles se tornam animais de estimação maravilhosos.

Apesar de muito semelhante em aparência aos seus parentes, os jabutis vermelhos , o jabuti amarelo não é tão colorido. A principal distinção entre esses dois jabutis é a cor das escamas nas patas dianteiras e, portanto, seus nomes comuns. Há uma presença de escamas amarelas nas patas dianteiras do jabuti amarelo em vez da escama vermelha dos jabutis vermelhos.

Foto Lateral de Um Jabuti Amarelo
Foto Lateral de Um Jabuti Amarelo

Algumas outras distinções do jabuti amarelo são uma cor de fundo dourado claro, embora a cor de fundo da cabeça e dos membros também seja escura. Estes jabutis também tendem a ter uma forma geral um pouco mais larga e mais plana, e não possuem a forma ‘ampulheta’ da carapaça, ou concha superior, que é característica do macho adulto do jabuti vermelho. Em termos de tamanho, os jabutis amarelos são um pouco maiores, com alguns espécimes chegando a cerca de 70 cm, embora a maioria 40 cm. Os machos tendem a ter uma carapaça ainda mais plana que as fêmeas, caudas maiores e mais largas, e um plastron ou concha de fundo muito côncavo.

Cuidados e Alimentação

Jabutis amarelos são onívoros, comendo tanto animais como plantas na natureza. Em cativeiro, eles se alimentam avidamente de uma salada mista de frutas e vegetais a cada dois dias. Eles também devem ser alimentados com alguns itens de proteína mais elevados, uma ou duas vezes por semana. Camundongos mortos, suprimentos ricos em fibra e baixo teor de amido projetado para espécies áridas e tropicais, suprimentos com níveis adequados de proteína e vitamina D e outros alimentos comerciais também são ótimos acréscimos à dieta do jabuti amarelo.

A água deve ser oferecida em um grande prato plano. Tem que ser algo onde o jabuti tenha facilidade de subir e descer sem qualquer dificuldade. Aqueles discos que servem de base para vasos de plantas podem servir. Estes podem ser facilmente limpos e esterilizados uma vez por semana ou conforme necessário.

Arrume um local Adequado

Os jabutis amarelos são encontradas em áreas de florestas tropicais e úmidas. Eles vivem no mato e forrageiam frutas caídas, plantas e comem até carniça. O local onde pretende acondicionar um casal de filhotes ao comprar precisará ter pelo menos dez centímetros de largura por 15 centímetros de comprimento. Coloque um substrato dentro que pode ser uma mistura metade areia e metade turfa. Uma camada de cobertura de graminha deve ser colocada por sobre o substrato para ajudar a manter a umidade. O substrato pode ser mantido seco se você tiver uma boa fonte de água, como um vaso de flores raso para pequenos espécimes e uma banheira para espécimes maiores. O espaço debaixo do abrigo favorito do jabuti amarelo deve ser borrifado com água uma ou
duas vezes por semana para manter essa área úmida.

Normalmente, sendo uma espécie muito tímido, o jabuti amarelo aprecia uma variedade de abrigos para lhes dar uma sensação de segurança. Adicione pedaços grandes de casca de cortiça curva, grandes folhas de bananeira, pilhas de palha ou feno, ou grama cortada para os jabutis usar como abrigo. O abrigo deve estar localizado na extremidade mais fria de onde os acondicionou e não diretamente sob lâmpadas de emissão de calor.

O calor de uma lâmpada artificial é uma boa idéia. Procure pendurar uma fixação onde a lâmpada poderá ficar e mantenha acesa pelo menos por cerca de 12 horas. A maioria dessas lâmpadas ficam muito quentes e, portanto, devem ser mantidas em um suporte com uma base de cerâmica e não tão próximas do local onde acondicionou os jabutis. A temperatura máxima de calor que essas lâmpadas devem oferecer a uma das extremidades desse local é de até 32ºC. O calor nesta área permitirá que o jabuti amarelo satisfaça sua necessidade de calor e digira adequadamente os alimentos. Em geral, as lojas especializadas em animais de estimação já oferecem modelos ideais de lâmpadas para essa finalidade.

A forma mais comum de alojamento interno para pequenos ou médios jabutis e tartatrugas é um grande terrário. Você também pode usar banheiras de plástico, gaiolas de madeira e outros equivalentes. O bom de terrários de vidro é que são fáceis de encontrar em lojas especializadas e eles vêm em uma variedade de tamanhos. Naturalmente, à medida que a tartaruga cresce, ela precisará de recintos cada vez maiores.

Os jabutis amarelos se beneficiam muito mais ao serem mantidos ao ar livre. É no ambiente da natureza real que eles recebem doses de radiação UVB, calor ambiental e, claro, o desfrute de uma conexão com a grama, plantas e solo encontrados genuínos ao ar livre. Caixas externas devem oferecer proteção contra o calor, um local seguro para descanso e uma fonte de água.  A comida oferecida aos jabutis poderão ser complementadas por plantações de algumas de suas gramíneas, frutas e vegetais favoritos dentro da propriedade. Mas seja muito diligente para garantir que sua propriedade sejam à prova de fugas e também à prova de predadores.

Manipulação, Filhotes e Saúde

Como um espécime retraído, a maioria dos jabutis amarelos não gostam de ser manuseados. Eles freqüentemente se retiram para dentro de suas conchas e ficam firmemente entalados com suas grandes pernas escamosas cobrindo suas cabeças. Claro, sempre há exceções. Há que tenha jabutis amarelos que são ocasionalmente muito extrovertidos, quase domesticados. Estes são geralmente espécimes que foram criados a partir de filhotes nascidos em cativeiro e que estão abertos à interação diária durante muitos anos.

Um par estabelecido de jabutis amarelos podem ser muito prolíficos e em áreas mornas pode produzir durante todo o ano. Um leve resfriamento de inverno, seguido de dias quentes e chuvosos, desencadeia a reprodução nos jabutis. Os machos são tipicamente reprodutores ávidos e um par saudável pode produzir posturas de 6 a 12 ovos a cada estação, dependendo do tamanho da fêmea. A maior parte dos detentores considera que a adição de proteína e cálcio às dietas de fêmeas amarelas é essencial para que produzam embriões de ovos saudáveis ​​e viáveis. Os filhotinhos eclodem entre três a quatro meses se incubados adequadamente.

Tal como acontece com a maioria das outras espécies de quelônios, os jabutis amarelos são encontradas em habitats quentes. Assim, seus compartimentos cativos devem refletir essa necessidade. Quando mantido frio por um longo período de tempo, você pode esperar que o jabuti amarelo comece a apresentar problemas respiratórios. Os primeiros sinais são olhos inchados, nariz
escorrendo, etc. Você deve se esforçar para manter o ambiente quente e úmido (mas não encharcado) para evitar esses problemas de saúde. Falta de apetite a longo prazo, fezes escorrendo ou fedorentas e sangue nas fezes são sinais de um problema e você deverá procurar um veterinário qualificado se algum desses sinais for notado.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *