Home / Natureza / Quais os Benefícios do Cogumelo Shiitake?

Quais os Benefícios do Cogumelo Shiitake?

Os principais benefícios do cogumelo shiitake estão relacionados com os seus altos níveis de proteínas e de antioxidantes, que tornam a iguaria um aliado do sistema imunológico e potencial reparador de células e de tecidos musculares do organismo.

E essas qualidades há milênios são reconhecidas por algumas das civilizações mais envoltas em lendas e histórias dentre as que conhecemos. Como os egípcios, fenícios, cretenses, gregos, romanos, entre outras civilizações não menos lendárias, que tinham os cogumelos em alta conta, inclusive atribuindo-lhes poderes mágicos e espirituais!

Mas foi somente a partir do início do sé. XX, com a chegada de imigrantes japoneses ao Brasil, que variedades como os cogumelos shiitake (além de outras) foram apresentadas aos brasileiros, e a partir de então cultivados em pequenas propriedades familiares, até que os boatos sobre as suas “milagrosas” propriedades começassem a se espalhar pela região sudeste do país.

Especialmente os seus altos níveis de proteínas, ferro, selênio, cobre, fibras, vitamina C, entre outras substâncias que fizeram do fungo um verdadeiro símbolo de longevidade no continente asiático, e agora, ainda que de forma tímida, no Brasil.

Segue, portanto, uma lista com alguns dos principais benefícios do cogumelo shiitake. Benefícios e propriedades geralmente ligados à sua capacidade de regenerar células, tecidos e músculos do corpo humano.

1.Prevenção do Cancro

Um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Tokyo e Nagoya (Japão) concluiu que uma substância presente nos cogumelos chamada “lentinano” possui ação anticancro e anticâncer. E tal propriedade pode ser extraída (em laboratório) do fungo shiitake seco – e de acordo com algumas condições prévias.

Estas condições seriam responsáveis por produzir a substância na forma “beta-glucano”; e o que se sabe é que, entre outras coisas, ela teria a capacidade de estimular algumas células das defesas do organismo a atacar células doentes.

Cogumelo Shiitake Características

2.Previne a Trombose

Um outro benefício do cogumelo shiitake está relacionado com a sua capacidade de reduzir os riscos de trombose. E esta, como se sabe, consiste na formação de coágulos sanguíneos (por diversos motivos) que impedem a correta circulação do sangue, com consequente surgimento de diversos tipos de transtornos.

Mas agora já se sabe – graças a um estudo levado a cabo por pesquisadores do Departamento de Agricultura e Química Biológica da Universidade de Nihon, no Japão – que o consumo diário de até 100 g do cogumelo shiitake pode impedir, com eficácia, a ligação mórbida das plaquetas do sangue.

3. É um Emagrecedor Natural

Pouco mais de 33 calorias por 100 gramas, cerca de 2,6 g de fibras na mesma porção, entre 70 e 76% de água no produto fresco, além de não mais do que 6 g de carboidratos e 3g de proteínas, fazem do shiitake um aliado e tanto dos praticantes de dietas rigorosas.

Isso porque tais propriedades alimentam, produzem uma excelente sensação de saciedade, nutrem o organismo com poucas calorias, além de hidratar o corpo – um conjunto de ações imbatíveis quando o assunto é perder peso!

4. Ajuda a Diminuir o Colesterol Ruim

Nas últimas décadas ele tornou-se o verdadeiro terror para quem está acima do peso. Só que muitos não sabem que o LDL (o “colesterol ruim”) executa importante função no organismo, e que o problema está no excesso dessa substância no corpo humano.

E aqui, mais uma vez, entram em ação os benefícios de alimentos como o cogumelo shiitake, que nesse caso trata de manter o LDL em não mais do que 130 mg/dl.

E quem faz isso, ao que tudo indica, é uma substância chamada “eritadenina”, obtida a partir do consumo diário do fungo.

5. Ajuda a Prevenir o Câncer

Aqui, mais uma vez, entram as excelentes propriedades do lentinano que, de acordo com algumas pesquisas realizadas por estudiosos da Universidade de Tokyo, no Japão, seria capaz de estimular as células de defesa a combaterem as células cancerígenas, inclusive impedindo a formação de metástase – um quadro praticamente irreversível nos portadores.

Estudos também demonstraram a capacidade da substância de frear o desenvolvimento de melanomas em ratos – mais uma vez graças ao estímulo das células de defesa do organismo.

6. Combate os Radicais Livres

Os “radicais livres” já tornaram-se até figuras meio míticas e exóticas a habitarem os recônditos do organismo humano, contribuindo, ao seus modos, para o envelhecimento precoce de um indivíduo.

Mas o que podemos dizer acerca desses famigerados inimigos da saúde do corpo humano é que a ação deles está no sentido de oxidar as células do organismo e, dessa forma, levar a diversos transtornos ligados à sua má formação – inclusive tumores malignos.

E aqui os benefícios dos cogumelos shiitakes podem ser observados pela distribuição abundante de antioxidantes, que realizam justamente o excelente trabalho de evitar essa oxidação por meio do combate ao excesso desses radicais.

E esse combate quem faz são substâncias como a L-ergotioneína, presentes em quantidades incomparáveis nos cogumelos, e que têm a capacidade de agir devastando os radicais livres que desenvolvem-se nas células de todos os tecidos.

7. Fortalece o Sistema Imunológico

Talvez seja esse o grande benefício de cogumelos como os shiitakes. Na verdade eles representam, para alguns povos asiáticos, um verdadeiro sinônimo de longevidade, devido à sua capacidade de estimular as células de defesa do organismo a combater praticamente todo o tipo de “corpo estranho” com potencial danoso para a saúde do corpo humano.

Vírus, fungos (prejudiciais) e bactérias não conseguem opor a menor resistência ao poder de ação do lentinano, que fortalece como nenhuma outra substância as defesas do organismo, a ponto de competir em pé de igualdade com qualquer medicamento oriundo da alopatia.

8.Protege o Sistema Cardiovascular

Por fim, sabemos, também, que cogumelos como o shiitake, graças à sua abundância de vitaminas, podem contribuir para a saúde das paredes das veias e artérias do corpo humano.

E quem faz isso com eficiência incomparável são as suas altas taxas de niacina, que promovem um bastante oportuno relaxamento das paredes das veias e artérias, e com isso facilita a circulação do sangue.

Quando somamos esse benefício à capacidade das suas propriedades de eliminar toxinas, diminuir o nível do colesterol ruim, entre outras ações, aí é que, verdadeiramente, estamos falando de um alimento único na natureza!

Fique à vontade para dar a sua opinião sobre esse artigo. E continue compartilhando os nossos conteúdos.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *