Home / Animais / Tudo Sobre o Ouriço-Terrestre: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Ouriço-Terrestre: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje vamos falar sobre um animal bem conhecido por todos, a estrela de hoje é o Ouriço, mas não estamos falando do ouriço do mar, e sim do ouriço terrestre. Esse animal cheio de espinhos é um charme, pequeno e com um olhar gentil conquista todo mundo, é impossível não se apaixonar por ele.

Tudo Sobre o Ouriço-Terrestre

Nome Científico: Erinaceus europaeus

Popularmente também pode ser conhecido como porco espinho.

Características do Ouriço Terrestre

A principal características desses animais são seus espinhos, é esse seu ponto mais marcante, esses espinhos cobrem quase toda a sua pele, apenas não tem na barriga e na face.Para você ter ideia, esses animais possuem algo em torno de 6 mil destes espalhados pelo corpo, eles medem entre 2 a 3 cm cada um. Na realidade se trata dos pelos do animal, eles são firmes pois são controlados pelo músculo dele. Essa pelagem dura espetada tem coloração castanha que alteram entre tons mais claros e escuros, a parte de pelagem comum é bem mais clara.

Como mecanismo de defesa, esse animal em situações de risco se encolhe protegendo suas áreas mais sensíveis como a barriga, as patas e a cabeça, ficando no formato de uma bola de espinhos. A sua cabeça sem espinhos se destaca, possui olhos atentos e grandes, tem orelhas bem pequenas e delicadas e uma cauda simples.

Ouriço Terrestre
Ouriço Terrestre

Os machos e as fêmeas são iguais , exceto pelos órgãos sexuais de cada um deles. Os machos possuem gônadas masculinas dentro do seu abdômen, além do membro sexual bem desenvolvido. Já a fêmea possui a vulva perto das nádegas, além disso ela tem 5 pares de glândulas mamárias distribuídas na parte inferior do corpo. Eles medem algo em torno de 20 a 35 cm de comprimento total, somente a cauda deve medir em torno de 10 a 20 cm. Um ouriço terrestre na fase adulta pesa algo em torno de 700g, uma variação de 400 a 1200 Kg pode acontecer. É  saudável que seu peso varie entre 500 a 600g no mínimo, pois abaixo disso ele terá poucas chances de sobreviver quando a espécie entrar em hibernação.  Esses animais possuem seus cromossomos dispostos em pares, cada um deles tem cromossomos idênticos e com os mesmos genes. A expectativa de vida dessa espécie é de 3 anos, mas é possível que vivam até 10 anos.

Habitat do Ouriço Terrestre

Esses animais podem ser vistos na Europa, na África e também na Ásia. Costumam habitar floresta ombrófila densa, mangal e matas. Como nosso continente não consta nesta lista a pergunta é se existe algum ouriço no nosso país, a resposta é sim. Por aqui ele é conhecido como porco espinho.

Apesar desses animais apreciarem habitar florestas, eles também podem ser vistos em regiões urbanas onde tenham árvores e jardins. Mas pode ser bem difícil de ser visto, especialmente pois esses animais não têm hábitos diurnos, por esse motivo eles só se expõem a noite quando estão em busca de comida.

Curiosidades Sobre o Ouriço-Terrestre

Ouriço Terrestre
Ouriço Terrestre

Separamos algumas curiosidades interessantes sobre esse animal que podem te interessar. Principalmente se você tem a intenção de adotar um ouriço como pet, vai ser super válido conhecer um pouco mais sobre eles.

Para começar os espinhos do ouriço na verdade é pelagem do animal, eles são envoltos em queratina e não tem nada por dentro, mas é por isso que ficam em pé e firmes daquele jeito.

Outro curiosidade que na verdade se trata de uma lenda, esse animal não é capaz de lançar os seus espinhos como método de defesa, o que ocorre é que pessoas e animais acabam espetados por tentar tocar o animal.

Outra curiosidade é que ele também se encolhe parecendo uma bola enquanto está tirando um cochilo. Pois essa é a forma que ele se sente seguro, além de ficar camuflado em meio as folhas que estão no chão. No período noturno isso não é comum, pois eles preferem ficar em locais mais altos, especialmente em cima de árvores próximo de comida.

O Que Come o Ouriço Terrestre?

Por falar em comida, vamos conhecer um pouco sobre a dieta deles, algumas espécies que come tanto outros animais como vegetais, assim como tem outras que se alimentam basicamente de carne incluindo pequenos animais, insetos e outros. Eles costumam se alimentar bem, alguns deles são capazes de apenas em um noite consumir ⅓ do seu peso.

Como Se  Reproduzem?

Ouriço Terrestre
Ouriço Terrestre

Saiba que esses animais a depender da espécie, claro, tendem a se reproduzir entre 1 ou 2x apenas no ano. A cada gestação as fêmeas podem parir cerca de 1 a 11 filhotes, estes são cuidados pela mãe até completar um pouco menos de 2 meses, a partir daí seguem independentes.

Curiosamente, a qualquer sinal de ameaça, a mãe pode atacar os seus filhotes. Não é tão comum, mas o ideal é cuidar para que não aconteça.

Expectativa de Vida dos Ouriços Terrestres

Ouriço Terrestre
Ouriço Terrestre

Como dissemos, a expectativa de vida desses animais na natureza não é tão alta, isso por conta de estarem vulneráveis aos seus predadores, especialmente enquanto hibernam.

Mesmo em condições normais esses animais estão na mira de alguns animais como lobos, corujas e até mesmo furões. São animais lentos, por isso nem tentam correr e com isso são caçados com muita facilidade.

Quando escolhidos como animal de estimação acabam ficando protegidos, por isso a expectativa de vida tende a ser bem maior. Você vai ter um bom companheiro por muito mais tempo.

Dicas Para Ter um Ouriço em Casa

Saiba que esse é um animal bem independente, não costuma viver em grupos na natureza e por isso é natural que ele goste mais de ficar sozinho. Sempre que for pegar seu pet no colo, recomendamos que utilize luvas protetoras para não se machucar.

Separe um espaço confortável para ele, você pode comprar ou construir casinhas de palha por exemplo, ou de madeira forrada com serragem. O espaço ideal é nas medidas de 30x60x40, a temperatura também deve ser observada e deve estar entre 20 e 32ºC.

Espero que as dicas de hoje tenham sido úteis para vocês, até a próxima.

Veja também

Lambida de Cachorro

O que Significa Quando o Cachorro Fica Lambendo a Gente?

Você já deve ter percebido que os cachorros adoram lamber seus donos, às vezes até …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.