Home / Animais / Tudo Sobre a Raça Weimaraner: Características e Fotos

Tudo Sobre a Raça Weimaraner: Características e Fotos

Hoje vamos conhecer mais uma raça incrível de cachorro, por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Tudo Sobre a Raça Weimaraner

Essa é uma raça bem conhecida, inclusive foi batizado por populares como fantasma cinzento ou fantasma de prata, isso por conta de sua pelagem de cor cinza e por seus olhos claros. É um cão de postura nobre, é magro porém bastante forte, é bem corajoso e está sempre atento a tudo sempre. Se porta como um cão de guarda, por esse motivo tende a defender os membros de sua família, ele é bem dependente emocionalmente do seu dono e muito carinhoso. Olhando de fora ele tem uma aparência pedante, mas é muito dócil e gosta de ter sempre companhia.

É nativo da Alemanha, e pesa em torno de 25 a 41 Kg, mede algo em torno de 58 a 68 cm. A expectativa de vida dessa raça é de 10 a 13 anos de vida.

Características da Raça Weimaraner

Weimaraner Sob Folhas
Weimaraner Sob Folhas

Com relação às cores desse cão, na grande parte das vezes essa raça tem uma coloração cinza no pelo, que podem variar um pouco chegando a prata, com algumas partes mais claras como a cabeça e suas orelhas. Alguns podem apresentar algumas manchas pequenas nos dedos e no peito de coloração branca, outros podem apresentar uma coloração marrom no pelo, mas é bem raro.

  • Personalidade do Weimaraner – É um cão bastante animado, adora estar com os membros da sua família e traz muita alegria. Ele foi ao longo da história treinado para ser cão de caça, mas com o tempo foi sendo domesticado e com isso se tornou dependente do homem. Mas isso não tira sua super habilidade de caça, e até de guarda por serem resistentes e fortes. É um animal cheio de energia, por isso antes de pensar em ter um desses pense bem se consegue se ajustar no dia a dia dele. Além disso, precisam de bastante espaço, apartamentos não funcionam bem, eles precisam gastar energia correndo e brincando.
  • Weimaraner e Crianças – Como dissemos é uma raça bastante ligada a sua família, e vai querer estar sempre perto de todos, por isso adoram e são muito carinhosos com crianças, mas de qualquer forma é que ele seja socializado desde filhote.
  • Weimaraner e Animais – Aqui as coisas já começam a ficar um pouco diferentes, ele pode ter um pouco de dificuldade de socialização com outros pets. Alguns estudiosos acreditam que depois de muitas cruzas além de passar a conviver exclusivamente em ambientes domésticos mudou um pouco o comportamento desse cão, ele deixou de viver em grupos e por isso viver em matilha deixou de ser importante para ele, agora ele é dependente da convivência com o homem, por isso ele pode estranhar um pouco outros cachorros. Por esse motivo também é importante a socialização com outros cães desde filhote, e ficar de olho até que ele se acostume.
Weimaraner de Olhos Azuis
Weimaraner de Olhos Azuis
  • Pessoas Desconhecidas – Isso não é um problema para ele, ele aprendeu a amar os humanos e por isso não se sente ameaçado por eles. Apenas se for ameaçado por ter algum comportamento diferente, ao contrário disso ele vai se achegar facilmente, principalmente se o dono estiver presente.
  • Latidos – Essa não é uma raça de late excessivamente, mas pode chorar um pouco quando se sente solitário. Ele necessita da presença humana, se foi deixado sozinho vai reclamar, por isso é preciso cuidar para que ele não desenvolva ansiedade de separação. A única forma de driblar esse problema é investir em treinamento desde filhotes, para que eles consigam lidar com sua ausência por um tempo, como quando você precisa sair para trabalhar, por exemplo. Lidando bem com a situação tende a diminuir os uivos e latidos.
  • Bagunça – Ele pode apresentar algum comportamento de destruição caso ainda sofra de ser deixado só, se não for treinado para lidar com essa situação a sua ansiedade pode aumentar excessivamente, e ele pode acabar descontando em móveis e objetos. Em uma situação grave a ansiedade muito elevada pode fazer com que ele se machuque. Por esse motivo, não deixe de investir em adestramento desde filhote para evitar sofrimento e acidentes.
  • Agitação –  Ele não é um cachorro agitado, ainda mais quando o adestrador deve ficar ainda mais tranquilo. Ele é naturalmente manso, mas ama brincadeiras e interagir com o seu dono. não podemos esquecer que essa é uma raça de grande porte, cheio de energia para gastar, por isso ele precisa de bastante atividade física, quando mais estimulado menos ansioso ele vai ficar. Ele não é desastrado apesar de ser grande, ele é muito elegante, por isso é muito fácil lidar com essa raça. 

Cuidados com Raça Weimaraner

Confira algumas dicas de cuidados com essa raça, sobre higiene e muito mais. Podemos dizer que é uma raça limpa e de fácil manutenção.

  • Frequência de banho – Essa é uma raça de pelagem curta, quase não cai pelo ou tem descamação importante de pele, por isso recomendamos banhos apenas uma vez ao mês. Quando isso ocorrer, cuide bem das orelhas dele, ela precisa ser bem seca após o banho. O formato delas não favorece que fiquem sequinhas, é preciso cuidado.
  • Pelagem – Como dissemos ele tem o pelo curto e não apresenta queda, mas mesmo assim invista na escovação ao menos uma vez na semana. Isso retira os pelos mortos e pele também, isso vai melhorar muito a saúde do seu pet.
  • Orelhas – O formato das orelhas dessa raça são caídas, por isso se ficarem úmidas é o local perfeito para proliferação de bactérias e fungos. Por isso mantenha sempre sequinha, olhe com frequência essa região que fica escondida, limpe sempre que necessário utilizando soro fisiológico.
  • Unhas – Esse cão precisa estar sempre com as unhas bem aparadas, pois se movimentar bastante é sua característica principal. O ideal é aparar pelo menos de 15 em 15 dias, feito por um profissional para que não ocorra acidentes e você acabe machucando o animal sem querer, o lixamento pode ser feito semanalmente.

Veja também

Face do Potro

Tudo Sobre o Potro: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o potro, se você tem curiosidades sobre esse …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.