Home / Animais / Galinha Araucana: Características, Ovos Azuis, Como Criar e Fotos

Galinha Araucana: Características, Ovos Azuis, Como Criar e Fotos

Se você está criando galinhas há anos ou está apenas começando, é vital determinar quais raças são adequadas para o seu rebanho. Se você está criando galinhas principalmente para ovos, você pode querer considerar as galinhas araucana. Esta raça única tem muitas características positivas que o tornam um bom complemento para um lote de quintal.

Galinha Araucana: Características e Fotos

As galinhas de araucana possuem alguns genes específicos que contribuem para sua aparência única. Essas galinhas são “tufadas”, o que significa que há um grande jato horizontal de penas em ambos os lados do rosto. Várias raças do frango araucana foram criadas nos Estados Unidos na década de 1930. Eles vieram de um cruzamento entre duas raças do norte do Chile, Colloncas e Quetros.

As araucanas são inteligentes, alertas e, para uma galinha, boas em voar. Os tufos de orelha são muito incomuns e um desafio de reprodução. O conto é que você sempre vai nascer de Araucanas sem tufos. A história científica é que os tufos de ouvido vêm de um gene dominante e letal. Isto faz com que as probabilidades de mostrar descendentes de qualidade sejam inferiores às de outras raças.

As costas de uma araucana ideal inclinam-se ligeiramente para baixo em direção ao final da cauda do pássaro. O American Bantam Association Standard diz: “Inclinando-se ligeiramente para a cauda” e o American Poultry Association Standard diz: “Com declive posterior”.

Os velhos desenhos da ABA são um pouco imprecisos, mostrando as araucanas com um dorso um pouco “recheado” que sobe ligeiramente no final. Isso é incorreto e parece ruim em araucanas. O novo padrão ABA oferece uma imagem melhor da parte traseira ideal, embora os lóbulos da orelha mostrados sejam muito grandes.

Se você quiser usar uma descrição numérica da inclinação ideal, a informação é: “Cerca de cinco a dez graus de inclinação descendente para as fêmeas e dez a quinze graus para os machos. O declive excessivo é um defeito comum nas araucanas e não é bem visto em exposições”.

Galinha Araucana: Ovos Azuis

Muitas pessoas criam o frango araucana apenas pelos lindos ovos azuis. Os diferentes ovos de galinha coloridos da galinha araucana são altamente desejáveis. Muitos comerciantes, em diferentes países, tem um bom negócio próspero vendendo ovos de araucana. As Araucanas bantam colocam ovos incrivelmente grandes.

Ovos Azuis da Galinha Araucana

Os ovos de araucana são azuis, um azul muito bonito, mas não tão azul quanto os ovos de robin. Galinhas diferentes colocam diferentes tons de azul, mas as galinhas mais velhas colocam ovos azuis mais claros do que quando eram frangas. Os primeiros ovos em uma estação de postura são mais azuis que os ovos no final da estação.

Personalidade e Vantagem de Galinhas Araucanas

Um dos traços mais úteis desta raça particular é as habilidades de forrageamento. As galinhas araucana são forrageiras talentosas, por isso são uma boa opção para fazendas ou quintais com espaço suficiente para vagar. Eles são mais ativas e menos dóceis que outras raças, o que as torna menos atraentes para os predadores. Por causa de sua tendência natural para forragear, elas não são uma boa opção para um pequeno galinheiro com pouco acesso ao ar livre.

Geralmente, as galinhas araucana têm uma personalidade amigável e são boas para famílias com crianças que vão interagir frequentemente com as galinhas. Além disso, as galinhas podem ser mães excelentes, por isso, se você quiser criar filhotes ocasionalmente, você geralmente pode abrir mão de um sistema de incubação e deixar que as galinhas criem os filhotes naturalmente.

Outra vantagem das galinhas araucana é que, além de darem excelentes camadas de ovos, também fornecem boas camadas de carne. Elas são bastante resistentes e continuarão a permanecer ativas no clima frio, o que é especialmente importante em áreas com longos invernos. Se você vender seus ovos, você quer galinhas que possam manter a produção durante todo o ano. Para aqueles que querem manter um rebanho que forneça ovos e carne, esta raça é uma escolha inteligente.

Galinha Araucana: Como Criar

Há alguns desafios em criar esta raça. O gene que lhes dá a aparência “tufada” é letal, o que significa que os filhotes que pegam o gene de ambos os pais não sobrevivem. Se você quer criar galinhas em larga escala, as araucanas requerem uma boa dose de paciência e habilidade.

Embora seja importante fornecer alojamento adequado para qualquer tipo de rebanho de quintal, as galinhas araucana exigem mais espaço do que outras raças para forragear. Isso significa que você precisa investir em mais cercas ou ter um trator de frango móvel para evitar que o solo seja destruído. Você também pode ter que fazer um pouco mais de pesquisa para os ovos, dependendo de quanto espaço você dá às suas galinhas, porque elas nem sempre retornam ao galinheiro para colocá-las.

Quando você está pensando em adicionar uma nova raça ao seu rebanho de quintal, você deve considerar quais características você está procurando, bem como se a sua configuração funciona bem para uma determinada raça. As galinhas de araucana se dão bem com uma grande área para forragear, e não são tão suscetíveis a predadores quanto algumas raças menos ativas.

Seus belos ovos azuis e sua aparência adornada os tornam extremamente únicos, embora o gene tufado possa apresentar problemas para os criadores em grande escala. Estas galinhas geralmente têm uma boa personalidade e são uma excelente escolha para uma fazenda ou casa com área cercada suficiente para fornecer espaço de forrageio adequado.

Os Tufos de Araucana

Apenas um em cada quatro ou cinco pintinhos tem tufos visíveis; muito menos têm tufos simétricos. O gene do tufo é letal; duas cópias matam o pinto alguns dias antes da eclosão. Dos filhotes com apenas um gene de tufo, cerca de 20% morrem. Como a maioria das araucanas tufadas possui apenas um gene para os tufos, 25% dos ovos de pais tufados produzem araucanas sem tufos.

O gene diminui a fertilidade em 10 a 20%. Alguns criadores dizem que quanto mais se criam pássaros sem tufos, mais curtas ficam as costas da prole. Eventualmente, as costas das aves tornam-se muito curtas e a criação natural é impossível. Se você ficar com as galinhas, você formará a sua própria ideia da ave perfeita; ficar com elas por mais tempo o fará reconhecer suas aves apenas pelo seu olhar. Várias aves dos criadores de araucana têm um aspecto único.

Veja também

Tudo Sobre o Guepardo: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo o que se disser sobre os guepardos ou Acinonyx jubatus (seu nome científico), como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *