Home / Animais / Tucano-de-Peito-Amarelo: Curiosidades, Alimentação e Imagens

Tucano-de-Peito-Amarelo: Curiosidades, Alimentação e Imagens

O Brasil possui uma grande lista de animais extremamente belos, que vivem nas florestas tropicais do país e encontram um lar bastante favorável ao seu desenvolvimento nesses locais. Dessa forma, o Brasil possui animais muito belos que muitas vezes não podem ser encontrados em outros lugares do mundo, existindo apenas no território nacional.

Assim, esse costuma ser o caso de muitos tucanos, que vivem no país e encontram amplo espaço na Floresta Amazônica ou até mesmo no Pantanal Mato-grossense para sobreviver, já que esses espaços naturais são muito ricos em alimentos e oferecem, ainda, uma proteção capaz de afastar, em certo nível, os perigos de estar perto do ser-humano.

Portanto, muitos animais de espécies muito interessantes e destacáveis apenas resistem ao poder do tempo por viverem em locais mais afastados das grandes cidades, estando mais longe das pessoas em geral.

Esse aspecto se torna ainda mais interessante quando se nota que muitos animais típicos da Mata Atlântica já não existem mais, pois foram extintos pela intervenção do homem, enquanto o número é bastante inferior quando se trata de animais típicos da Floresta Amazônica, por exemplo.

Ademais, além da proteção e da questão de alimentação, sendo a grande floresta tropical do mundo, a Amazônia faz com que muitos animais encontrem ali um ambiente muito positivo para o seu crescimento também em outros aspectos.

Conheça o Tucano-de-Peito-Amarelo

Portanto, é bastante natural notar que a biodiversidade encontrada na Floresta Amazônica não pode ser replicada em outros locais do mundo, ainda que se tente. Um desses casos envolve o tucano-de-peito-amarelo, que também pode ser conhecido pelas pessoas como tucano-de-bico-preto.

O nome popular não faz diferença, já que de qualquer maneira se trata do mesmo animal e, assim, é possível notar como as áreas florestais foram importantes para que esse animal não se aproximasse de forma ainda mais veloz da extinção, um problema grave em muitos sentidos.

Logo, o tucano-de-peito-amarelo permanece como um animal bastante buscado por criminosos para a posterior venda ilegal, mas todo o ambiente encontrado nas florestas nas quais vive o tucano-de-peito-amarelo é prejudicial aos caçadores de animais silvestres e, dessa forma, faz com que se torne bastante complicado procurar e encontrar esse tipo de tucano.

Na verdade, embora os tucanos sejam bastante prejudicados pela caça ilegal, já que o valor de mercado do animal é muito alto no chamado mercado negro, o certo é que esse tipo de animal ainda permanece em um estado de conservação considerável quando comparado a outros.

Isso porque, independentemente da espécie em si, o tucano permanece ainda relativamente distante da extinção, que é o último nível da lista de estado de conservação de um animal. De qualquer maneira, é muito importante manter a consciência e fazer de tudo para que animais tão belos e únicos possam viver livres na natureza, sem medos ou temores.

Veja abaixo mais informações sobre o tucano-de-peito-amarelo, um animal muito bonito e que chama a atenção das pessoas pela forma como os seus detalhes são desenhados. Ademais, aprenda as características gerais do animal.

Características do Tucano-de-Peito-Amarelo

O tucano-de-peito-amarelo é um animal de características e detalhes únicos, que consegue chamar a atenção de todos pela forma como se destaca dos demais na natureza. Assim, o tucano-de-peito-amarelo costuma medir cerca de 45 centímetros, com 12 centímetros de bico. O bico do animal, aliás, é preto e costuma render, também, o nome de tucano-de-bico-preto a essa espécie bastante rara.

Os dedos do anima possuem unhas muito alongadas, que funcionam até mesmo como uma forma de defesa nos piores momentos, embora sejam mais usadas para dar aderência aos pousos do animal. As asas do tucano-de-peito-amarelo são, ademais, curtas, o que faz com que o animal não seja capaz de voar por distâncias muito longas, tornando esse tipo de tucano uma espécie muito vista no topo das árvores e menos em voo.

Tucano-de-Peito-Amarelo na Árvore
Tucano-de-Peito-Amarelo na Árvore

Além disso, a língua do tucano em questão é bastante fina. Além disso, o voo do tucano-de-peito-amarelo é realizado de forma muito tortuosa, sem um traço retilíneo muito bem marcado. Assim, é muito comum ver um animal desse tipo voando de um lado para o outro, parecendo sem coordenação, mas isso é muito comum e saiba que esse tipo de tucano domina por completo a arte de voar.

Reprodução do Tucano-de-Peito-Amarelo

O tucano-de-peito-amarelo possui uma forma de reprodução relativamente comum, não possuindo muitos problemas ou complexidades nesse momento. A fêmea do animal pode colocar de 2 a 4 ovos a cada gestação, com uma fase de incubação dos ovos que costuma durar cerca de 20 dias.

Ao longo desse período, os ovos devem ser mantidos aquecidos para que o calor transmitido possa proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento do que virá a ser um filhote de tucano. Logo, nesse momento a fêmea do tucano-de-peito-amarelo pode ficar muito agressiva e atacar os mais desavisados, tudo para proteger os filhotes. Já os ninhos desse tipo de tucano costumam ser feitos nas árvores, aproveitando espaços ocos que possam existir nelas.

Os ninhos são muito básicos e costumam ficar alguns metros acima do chão, impedindo que animais perigosos possam chegar perto do ninho.

Tucano-de-Peito-Amarelo - Características
Tucano-de-Peito-Amarelo – Características

Além disso, a alimentação desse tipo de tucano é bastante abrangente, o que faz com que o tucano-de-peito-amarelo possa comer muitos alimentos diferentes e tenha facilidade de adaptação a locais diferentes, embora se desenvolva muito melhor em florestas densas e tropicais. Frutas, insetos, aves menores e alguns outros itens fazem parte da dieta mais tradicional do tucano-de-peito-amarelo.

Preservação e Nome Científico do Tucano-de-Peito-Amarelo

O tucano-de-peito-amarelo é um animal que ainda se mantém em nível de preservação bastante elogiável em comparação a outros animais parecidos, embora devesse estar em situação ainda melhor. Dessa forma, na lista de preservação esse tipo de tucano aparece como uma espécie em perigo, mas que ainda se encontra relativamente distante de desparecer por completo, que é o estágio final e mais negativo.

O nome científico do tucano-de-peito-amarelo é Ramphastos vitellinus, embora todos realmente conheçam esse animal como tucano-de-peito-amarelo ou tucano-de-bico-preto, nomes mais comuns. Assim, ambos os nomes populares dão algumas características que o animal possui e se destaca por tê-las.

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *