Home / Animais / Como Ter Uma Iguana Legalmente No Brasil? Como Legalizar?

Como Ter Uma Iguana Legalmente No Brasil? Como Legalizar?

Ter animais selvagens em casa pode dar um grande dor de cabeça caso eles não estejam devidamente legalizadas para serem criados em residências. Com as iguanas não é diferente, e é preciso ter autorização para criar uma.

Quer saber como? Acompanhe a leitura.

Onde Se Pode Comprar Uma Iguana Legalizada?

Primeiro de tudo, é preciso ter em mente que encontrar esse réptil para venda não é uma tarefa tão fácil quanto, por exemplo, encontrar, um gato, um cachorro, ou até mesmo um pássaro. Trata-se de um animal selvagem que podemos classificar de exótico, e que somente criadores licenciados pelo Ibama para a prática reprodutiva desse animal em cativeiro podem comercializar a iguana.

Em suma, é preciso comprar esse animal já devidamente legalizado, já que .não é possível fazer esse processo legal após a compra. Até mesmo porque ficará a impressão, diante da fiscalização, que esse réptil veio da natureza, e não de um criador (mesmo que legalizado). Conclusão: não compre de vendedores que dizem que a legalização pode ser feita depois.

Bem, e como já dissemos, não é necessariamente fácil encontrar criadores legalizados de iguanas por aqui, sendo que aqui no Brasil os estado onde se tem mais são os do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Já em São Paulo, por exemplo, tanto a comercialização, quanto a manutenção desse animal em cativeiro, é proibida por lei estadual (com exceção dos zoológicos, claro).

A primeira dica é saber se existe alguma lei dessa que citamos no seu estado. Depois, para encontrar esses criadores de iguanas, o mais recomendado é se informar em grandes pet shops, ou mesmo em pet shops exóticos, daqueles que vendem animais do tipo cobras, aranhas, etc.

Importante salientar também que todos os criadores de iguana são obrigados pelo Ibama mediante lei a fornecerem uma cartilha com os cuidados necessários para esse animal no dia a dia.

E, Qual O Preço Médio De Uma Iguana?

Pelo fato de se tratar de um animal exótico, e que necessita de toda uma documentação para adquirir uma de maneira legalizada, a iguana não é, necessariamente, um pet barato de adquirir. Quando filhote, ela pode custar em torno de R$ 1.800,00, e até um pouco mais.

Na maior parte das vezes, os criadores vendem iguanas entre 1 e 2 meses após o nascimento. Isso é primordial para que o animal, desde pequeno, consiga se adaptar bem na casa de seu novo dono.

Fora essa questão da aquisição em si, é preciso pensar que ter uma iguana em casa requer um cisto mensal sob diversos aspectos, como alimentação, terrário (que é onde ela ficará, especialmente para se alimentar), e higienização em um local especializado. Apesar de que, neste último caso, o processo pode ser feito em casa.

Contudo, é preciso ficar atento, pois o maior custo será mesmo o de fornecer calor para o animal em seu terrário. Isso porque a iguana é um animal ectotérmico, ou seja, precisa da luz solar para conseguir temperatura suficiente e se manter forte e saudável. Essa temperatura precisa ser de uns 30º C de dia, e uns 23º C de noite.

Em suma, o mais recomendável é ter um ambiente próprio, em que se tenham lâmpadas do tipo UVA e UVB, pois assim a iguana poderá se aquecer e manter a temperatura correta de seu corpo. A luz UVA, só pra constar, tem como característica, estimular o apetite no animal, bem como o seu habitual comportamento reprodutivo.

Já a luz UVB promove o que chamamos de síntese de vitamina D3, um composto primordial para a iguana, já que ele necessitar metabolizar cálcio para a sua subsistência. Importante ressaltar que esse animal precisa se ambas as luzes. Também é recomendável que ele tome luz direta do sol, pelo menos, uns 20 minutos por dia.

O Que Vale Para a Iguana, Vale Para Outros Répteis Domésticos?

Sim, vale, pois a compra ilegal não só da iguana, e não apenas de répteis domésticos, mas como todo e qualquer animal selvagem, é caracterizado como crime ambiental. Fora isso, é bom saber quais répteis o Ibama autoriza uma pessoa a criar em casa. São basicamente estes aqui:

  • Iguana verde (nome cientifico: Iguanidae)
  • Jabuti-tinga (nome cientifico: Chelonoidis denticulata)
  • Jabuti-piranga (nome cientifico: Chelonoidis carbonaria)
  • Tartaruga tigre d’água (nome cientifico: Trachemys dorbigni)
  • Teiú (nome cientifico: Tupinambis)
  • Jiboia arco-íris da Amazônia (nome cientifico: Epicrates cenchria cenchria)
  • Jiboia arco-íris da Caatinga (nome cientifico: Epicrates cenchria assisi)
  • Jiboia arco-íris do Cerrado (nome cientifico: Epicrates cenchria crassus)
  • Suaçuboia (nome cientifico: Corallus hortulanus)

Logo após escolher qual dessa espécie (ou espécies) quer ter em casa, o mais recomendável é estudar as características e necessidades do animal, já que é preciso saber se você terá ou não condições de suprir o que ele realmente necessita. O cuidado deles pode ser até simples, mas os custos de manutenção são altos, devido ao terrário que deverá servir de abrigo para eles.

Iguana no Terrário
Iguana no Terrário

Depois de saber tudo o que é preciso, o recomendável é encontrar um vendedor legalizado, que, entre outras coisas, apresente nota fiscal, e que mostre [também o certificado de manejo na hora da compra em si. Essa é a garantia de que aquele animal não foi diretamente retirado da natureza, e sim, que foi criado em cativeiro para fins comerciais.

Também é necessário verificar se o espécime possui um microchip subcutâneo, que funciona como um tipo de identidade para o Ibama (afinal, esse dispositivo é único e individual).

É Muito Difícil Criar Uma Iguana?

De um modo geral, não. É preciso apenas que o ambiente em que ela for ficar tenha semelhanças com seu habitat na natureza. Além do próprio terrário com luzes UVA e UVB, é necessário também providenciar um viveiro que seja vertical, onde o animal vai ocupar mais espaço para o alto, do que na direção horizontal (lembre-se: a iguana é um animal arborícola).

O tronco que deverá ser colocado no viveiro precisa se parecer com um poleiro, e pode ser feito com galhos de árvores. É onde ela irá gostar de ficar. Como também gosta de água, o mais recomendável é que se tenha uma bacia que caiba o animal, e que sirva como uma espécie de piscina.

Com esses cuidados, a iguana se sentirá em casa, e crescerá forte e saudável.

Veja também

Cachorro Terra Nova

Tudo Sobre a Raça Terra Nova: Características e Fotos

Hoje vamos conhecer mais uma raça de cachorro bem bacana e incrível, é a raça …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.