Home / Animais / Tubarão Serra: é Perigoso? Características e Fotos

Tubarão Serra: é Perigoso? Características e Fotos

O tubarão serra é um tipo de tubarão mais conhecido por seu focinho semelhante a serra. Apesar de parecer estranho, é um animal muito interessante e fascinante. Será que ele é uma espécie de tubarão perigosa? Vamos descobrir conhecendo mais sobre ele:

Características do Tubarão Serra

Um tubarão serra é um membro de uma ordem de tubarões (pristiophoriformes ) que ostenta um focinho/boca comprida, semelhante a uma serra, afiada e com dentes afiados, que eles usam para cortar e inutilizar suas presas.

Existem oito espécies dentro dos pristiophoriformes, incluindo o tubarão serra comum (pristiophorus cirratus), o tubarão serrote (pristiophorus nudipinnis), o tubarão japonês (pristiophorus japonicas), o tubarão serra das Bahamas (pristiophorus schroederi), o serrador (pliotrema warreni), o anão africano (pristophorus nancyae), o tubarão de Lana (pristiophorus lanae ) e o tubarão tropical (pristiophorus delicatus).

Tubarões serras são encontrados em muitas áreas ao redor do mundo, mais comumente em águas do Oceano Índico ao sul do Oceano Pacífico. Eles são normalmente encontrados em profundidades em torno de 40 a 100 m, mas podem ser encontrados em regiões tropicais muito mais baixas. O tubarão serra das Bahamas foi descoberto em águas mais profundas, cerca de 640 m a 915 m do noroeste do Caribe.

Tubarões serra têm um par de longos barbelos na metade do caminho ao longo do focinho. Eles têm duas barbatanas dorsais , mas não possuem barbatanas anais. O gênero pliotrema tem seis fendas branquiais e pristiophorus as cinco mais usuais.

Os dentes da serra normalmente alternam entre grandes e pequenos. Os tubarões-serra atingem um comprimento de até 1,5 metro e um peso de 18,7 quilos, com as fêmeas tendendo a ser ligeiramente maiores que os machos.

O corpo de um tubarão serra é coberto por pequenas escamas placoides: dentes modificados cobertos de esmalte duro. O corpo é uma cor amarelo-marrom que às vezes é coberta por manchas ou manchas escuras. Esta coloração permite ao tubarão ser facilmente misturado com o fundo do oceano arenoso.

Tubarão Serra Características

Estes tubarões normalmente se alimentam de pequenos peixes, lulas e crustáceos, dependendo da espécie. Eles navegam pelo fundo do oceano usando os barbilhões na serra para detectar presas na lama ou na areia, em seguida, atingem as presas com os furos de lado a lado da serra, incapacitando-os.

A serra também pode ser utilizada contra outros predadores na defesa. A serra é coberta por órgãos sensoriais especializados (ampolas de Lorenzini) que detectam um campo elétrico que é liberado por presas enterradas.

Os tubarões serra têm um histórico de vida relativamente lento. A época de acasalamento ocorre sazonalmente nas áreas costeiras. Tubarões serra são ovovivíparos, o que significa que os ovos eclodem dentro da mãe. Eles têm ninhadas de 3 a 22 filhotes a cada dois anos.

Tubarões serra normalmente vivem mais de 15 anos em estado selvagem. Eles podem ser encontrados vivendo em solitários ou em escolas.

O Tubarão Serra é Perigoso?

Entre as diferentes espécies de tubarão serra, todos estão listados como dados deficientes ou de menor preocupação. Os tubarões serra não vêem muita interação humana por causa de seus habitats profundos.

Como vimos mais acima, eles vivem em torno de 400 a 1000 m de profundidade na água, então a interação com humanos é rara, de forma que elimina o perigo e corta qualquer preocupação de ameaça ou perigo envolvendo esse tubarão.

As Sete Espécies Semelhantes ao Tubarão Serra

Vamos conhecer um pouco também das outras sete espécies de serrotes dentro da ordem de tubarões em que o tubarão serra faz parte, os pristiophoriformes:

O tubarão serra de seis guelras: cujo nome científico é pliotrema warreni, conhecido por seus seis pares de guelras localizadas nas laterais próximas à cabeça. Eles são de cor marrom-claro, com um ventre branco. Juntamente com a sua cor, algo que os distingue dos outros tipos de tubarões serrotes é o seu tamanho: as fêmeas têm cerca de 136 cm, onde o macho tem cerca de 112 cm.

O Tubarão Serra de Seis Guelras ou Pliotrema Warreni

Os seis guelras se alimentam de camarão, lula e peixe ósseo. Estão localizados ao redor da parte sul da África do Sul e Madagascar. Eles vivem nadando de 37 a 500 m de profundidade, preferindo ficar na água mais quente. Eles têm entre 5 e 7 filhotes de 7 a 17 ovos. Eles têm esses jovens na faixa de 37 a 50 m de profundidade para garantir que os filhotes estejam aquecidos.

Tubarão tropical: pristiophorus delicatus é seu nome científico e e ele possui um marrom pálido com um amarelo como coloração, e um baixo-ventre que é um amarelo pálido ao branco. Este tubarão tem habitação em águas profundas, está localizado na costa nordeste da Austrália, em profundidades de até 176 a 405 m. Ele mede em tamanho a cerca de 95 cm.

Tubarão Tropical ou Pristiophorus Delicatus

Além de sua localização e aparência, pouco se conhece da criatura; é difícil saber devido à sua capacidade de viajar para as profundezas do oceano ainda melhor que a dos outros tubarões.

Tubarão serra japonês: cujo nome científico é pristiophorus japonicus, é uma espécie de tubarão serra que vive na costa do Japão, Coréia e Norte da China. Nada a uma profundidade de 500 m. Tem cerca de 15–26 grandes dentes rostrais na frente dos barbilhões, que estão à mesma distância das brânquias ao focinho e cerca de 9–17 dentes atrás dos barbilhões.

Tubarão Serra Japonês ou Pristiophorus Japonicus

O tubarão serra de Lana: pristiophorus lanae, é uma espécie de tubarão serra que habita a costa filipina. Tem uma cor castanha uniforme escura no lado dorsal e um branco pálido no lado ventral. É delgado encorpado, tem cinco guelras de cada lado e pode chegar a cerca de 70 cm de profundidade.

Tubarão Serra Lana ou Pristiophorus Lanae

Serra anão Africano: pristophorus nancyae, é um pequeno tubarão de cinco brocas que vive na costa de Moçambique. Foi descoberto nas costas do Quênia e do Iêmen. Ele pode ser distinguido de outros serrotes por sua localização e por ter seus barbilhões mais próximos de sua boca do que o final de seu focinho. Tem uma cor cinza acastanhada e torna-se branca ao longo do lado ventral.

Serra anão Africano ou Pristiophorus Nancyae

Tubarão serragem curta: ou pristiophorus nudipinnis, similar ao tubarão serra comum; no entanto, tem um corpo ligeiramente comprimido e um rostro mais curto e estreito. Tem 13 dentes na frente de seus barbelos e 6 atrás. A serra de cortiça curta tende a ser uniformemente cinza ardósia sem marcas em seu lado dorsal e branco pálido ou creme em seu lado ventral. As fêmeas atingem cerca de 124 cm de comprimento e os machos atingem cerca de 110 cm de comprimento. Esses tubarões podem viver até os 9 anos de idade.

Tubarão Serragem Curta ou Pristiophorus Nudipinnis

Tubarão serra das bahamas: ou pristiophorus schroeder, cujos dados informativos são insuficientes. Provavelmente localizados nos arredores de Cuba, Flórida e nas Bahamas, onde habitam nas profundezas de 400 a 1000 m.

Tubarão Serra das Bahamas ou Pristiophorus Schroeder

Veja também

Besouro Serra Pau: Características, Nome Cientifico E Fotos

O besouro serra pau pertence a uma das maiores famílias de besouro, com mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *