Home / Animais / Traça de Polyphemus: Características, Nome Científico e Fotos

Traça de Polyphemus: Características, Nome Científico e Fotos

Quem nunca estava em casa e acabou se deparando com uma traça no ambiente mesmo odiando esse bicho? Isso é algo extremamente comum e acontece principalmente em locais nos quais existe uma presença muito grande de papeis e tecidos, por exemplo.

As traças na verdade podem ser de diferentes maneiras, já que elas possuem diversos estágios ao longo da vida que variam desde o larval até mesmo o estágio de mariposa, mesmo que as pessoas nunca associam as mariposas com as traças.

Dessa maneira, é muito interessante que a gente estude um pouco mais sobre as larvas para que seja possível entender todos os estágios da traça de uma maneira geral.

Outro erro que muitas pessoas cometem é achar que todas as traças são iguais, quando na realidade elas são bem diferentes umas das outras e por esse motivo devemos estudar ainda mais sobre diferentes espécies de traças.

Portanto, neste artigo vamos falar especificamente sobre a espécie conhecida como Polyphemus. Continue com a gente para entender quais são as características desse ser vivo, qual é o seu nome científico e também para entender o que as traças comem de maneira geral e aprender mais curiosidades sobre elas!

Características da Polyphemus

Conhecer as características da espécie que você está estudando é o primeiro passo para conseguir compreender exatamente como determinado ser vivo funciona.

Em primeiro lugar, podemos dizer que essa traça em sua fase adulta possui formato de mariposa, o que pode acabar gerando uma certa confusão na mente das pessoas, até mesmo porque a mariposa é muito maior do que a traça.

Em segundo lugar, essa traça quando está no estágio de mariposa possui os desenhos das asas bem simétricos, de forma que o seu corpo sempre está em harmonia, o que faz com que ela fique ainda mais bonita.

Em terceiro lugar, a traça Polyphemus possui corpo com coloração puxada para o marrom, o que pode não ser considerado tão bonito e atrativo para muitas pessoas, mas faz parte da fisiologia do animal.

Por fim, essa traça quando está em forma adulta também possui antenas que funcionam como uma espécie de sensor para o funcionamento do corpo dela de uma maneira mais geral.

Portanto, essas são as principais características dessa espécie de traça que você muito provavelmente ainda não sabia!

Nome Científico Da Polyphemus

Traça de Polyphemus na Mão de uma Pessoa
Traça de Polyphemus na Mão de uma Pessoa

O nome científico é uma excelente maneira de se reconhecer um animal por meio de sua classificação na ciência e não apenas por meio dos nomes populares, justamente porque esses nomes populares variam de acordo com a época e o local do idioma, fazendo com que a comunicação fique um pouco mais cruzada e complicada.

Pensando por esse lado, o nome científico serviu justamente para que a gente consiga classificar os seres vivos de acordo com seu gênero e espécie, justamente porque o gênero se encaixa na primeira parte do nome científico enquanto a espécie se encaixa na segunda parte, sendo que os nomes científicos completos sempre possuem no mínimo dois termos.

No caso da traça Polyphemus podemos dizer que o seu nome científico de acordo com a sua taxonomia é Antheraea polyphemus, o que significa de maneira mais geral que o nome do seu gênero é Antheraea e o nome da sua espécie é polyphemus.

Dessa forma, podemos perceber que ela tende a ser chamada de maneira popular apenas pelo seu nome de espécie “polyphemus”, mas a verdade é que essa é apenas uma parte do nome científico.

Portanto, agora você já sabe qual o nome científico dessa espécie tão interessante que está começando a atrair cada vez mais pesquisadores para si.

O Que as Traças Comem?

As traças são animais que na grande maioria das vezes representam casulos de larvas que acabam por se tornar borboletas, mesmo que muitas pessoas não saibam exatamente disso.

Nesse caso, temos em caso dois tipos de larvas principais que se alimentam de maneira diferente: a larva do papel e a larva de roupas.

  • Larva do papel: essa espécie aparece principalmente em locais com muito acúmulo de papéis e pode acabar envelhecendo esses papeis, cortando e até mesmo fazendo diversos furos nas folhas. Isso porque as traças de papel se alimentam de amido, e ele está contido principalmente em livros e revistas, se tornando um grande atrativo para as espécies do gênero Thysanura.
    Larva do Papel
    Larva do Papel
  • Larva da roupa: outro problema bem conhecido em casas que possuem traças é o aparecimento de furos e rasgados nas roupas que são causados pelas traças. Nesse caso, podemos dizer que foram traças de roupa que vão atrás da queratina dos tecidos. Nesse caso, estamos falando justamente das traças que se desenvolvem e viram mariposas.

Portanto, agora você já sabe do que as traças se alimentam e justamente por esse motivo pode tomar algumas medidas na sua casa para que elas não consigam de forma alguma se alimentar das coisas no seu ambiente.

Dimorfismo Sexual da Polyphemus

Por fim, podemos falar um pouco mais sobre o dimorfismo sexual desse animal. Basicamente o dimorfismo sexual diz respeito ao que ocorre quando uma espécie é diferente entre macho e fêmea. Ou seja, quando o macho e a fêmea possuem características físicas distintas apenas por conta do sexo.

Sendo assim, na grande maioria dos casos a fêmea possui um abdômen mais largo porque ela deve carregar consigo os ovos durante a gestação. Enquanto isso, o macho possui as antes mais peludas para captar melhor os feromônios e seguir seus instintos.

Além de tudo isso, sabemos que os “olhos” presentes nas asas são comuns a ambos os sexos, mas em alguns casos o da fêmea tende a ser ainda mais bonito, como é possível percebermos em diversas fotos.

Portanto, podemos citar esses dimorfismos sexuais como sendo necessário para os estudos sobre a espécie de uma maneira geral, ainda mais porque agora você já sabe tudo o que há de mais interessante sobre essa espécie!

Quer continuar estudando ainda mais sobre outros animais que temos em nosso ecossistema? Então confira também: Para Que Serve a Erva do Gato? Quais Seus Benefícios?

Veja também

O que Significa Quando Aparece uma Borboleta? E se For Preta?

A borboletas são dotadas de uma beleza única e especial! Suas colorações geram diferentes significados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *