Home / Animais / Animais que Vivem no Fundo do Mar

Animais que Vivem no Fundo do Mar

A biodiversidade marinha é mesmo fascinante e imensamente mais abundante do que a biodiversidade terrestre. Considerando que ¾ do nosso planeta é formado por água, podemos chegar a conclusão que conhecemos apenas 5 % desse universo. A porção inexplorada da vida marinha se concentra principalmente na profundidade dos oceanos, nos quais algumas espécies, até então inacessíveis, já foram identificadas. Algumas delas conhecidas pela sua capacidade de gerar luz e bioluminescência a partir de seus órgãos.

Nesses locais de difícil acesso, só é possível monitorar as atividades de vida animal através de equipamentos altamente especializados, desenvolvidos por cientistas da área.

Locais considerados como zona abissal ou abismo possuem uma profundidade compreendida entre 4.000 a 6.000 metros, nos quais a luz não penetra e há uma queda de temperatura de até 2 graus centígrados. No entanto, locais classificados como covas marinhas possuem uma profundidade bem maior, compreendida em torno de 12 quilômetros. As fossas marinhas geralmente estão posicionadas na área de encontro de duas placas tectônicas.

Em grandes profundidades marinhas, não há vida vegetal, pois a inexistência de luz solar torna inviável a fotossíntese, sendo assim a maioria dos animais são carnívoros e desenvolvem a caça, enquanto outros podem se alimentar dos restos de animais que caem das camadas marinhas superiores.

Algumas espécies que habitam grandes profundidades também são caracterizadas pelo gigantismo, sendo bem maiores do que as espécies encontradas na superfície. No entanto, isto não é muito regra, visto que há muitas criaturas pequeninas também.

Neste artigo você conhecerá algumas espécies pertencentes às grandes profundidades marinhas que já foram catalogadas pela ciência.

Então venha conosco, e boa leitura.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Polvo Telescópio

Polvo Telescópio
Polvo Telescópio

Este animal possui pele transparente, e olhas proeminentes que podem ser direcionados para várias direções. Gostar de embarcar durante a passagem de correntes marítimas com 2 mil metros de profundidade, nas quais fica em posição vertical de modo a dificultar que seja visto por outros predadores.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Peixe-Pescador Demônio do Mar

Peixe-Pescador Demônio do Mar
Peixe-Pescador Demônio do Mar

Seus dentes afiados e proeminentes o conferem uma aparência amedrontadora, no entanto, não são peixes de grande extensão, pois a fêmea atinge 20 centímetros de comprimento, enquanto que o macho, apenas 2,5 centímetros. Possui uma antena na fronte que, através da bioluminescência,  o auxilia a atrair as presas.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Peixe-Dragão das Profundezas

Peixe-Dragão das Profundezas
Peixe-Dragão das Profundezas

Esse peixe pode ser encontrado a 1.800 metros de profundidade e possui grandes dentes afiados e corpo de textura gosmenta, o qual também se apropria da bioluminescência. Sua aparência também é aterrorizadora.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Peixe Olho-de-Barril

Peixe Olho-de-Barril
Peixe Olho-de-Barril

Visto pela primeira vez em 1939, esta espécie possui olhos que frequentemente apontam para cima e uma cabeça transparente.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Tubarão Goblin

Tubarão Goblin
Tubarão Goblin

Esses tubarões são encontrados em profundidades a partir de 900 metros, e são altamente ferozes. Diferentemente das demais espécies de tubarão, este, à medida que envelhece, adquire tonalidade rosa, e não cinza, como o usual.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Benthocodon

Benthocodon
Benthocodon

Este animal atinge apenas 3 centímetros de comprimento. Ele se alimenta de organismos unicelulares e pequenos crustáceos. Pode ser encontrado próximo à superfície, assim como a uma profundidade de até 800 metros.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Polvo Dumbo

Polvo Dumbo
Polvo Dumbo

Pode ser encontrado a uma profundidade de até 3.900 metros, mesmo possuindo apenas 30 centímetros de comprimento. Possui tentáculos ligados entre si, o que remete à estrutura de um guarda-chuva.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Calamar de Cristal

Pertencem à classe dos cefalópodes (moluscos marinhos) e também podem ser conhecidos como guindaste ou medusa-cristal. Possuem o corpo inteiramente transparente (pele e vísceras), com exceção de uma glândula digestiva, e podem ser encontrados tanto na superfície quanto em profundidades de até 2 mil metros.

Calamar de Cristal
Calamar de Cristal

Não constituem uma única espécie, ao contrário, formam uma família, na qual possuem semelhanças estruturais, tais como o corpo arredondado, tentáculos curtos e presença de ventosa; no entanto, há grande diferença de tamanho em relação às espécies, variando de alguns centímetros até dois metros de comprimento.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Peixe-Sapo Espinhoso

Peixe-Sapo Espinhoso
Peixe-Sapo Espinhoso

Mesmo não possuindo uma aparência muito agradável, esse peixe encontrado nas profundezas é grandemente apreciado na culinária europeia. Aqui no Brasil, pode ser encontrado na zona litorânea do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, no entanto, não faz sucesso na culinária local, em decorrências das especificações referentes ao preparo. A fêmea é considerada maior que o macho, porém mede apenas 25 centímetros.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Vermes Tubulares Gigantes

Vermes Tubulares Gigantes
Vermes Tubulares Gigantes

Podem ser encontrados em grupamentos nas profundezas do Oceano Pacífico, possuem um metabolismo lento e podem atingir até 2 séculos e meio de vida. Não possuem sistema digestivo e se nutrem por simbiose com as bactérias que revestem o seu corpo.

Vivem dentro de tubos quitinosos e a média de comprimento é de 1,5 metros, embora alguns possam atingir 2 metros.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Lula Gigante

Lula Gigante
Lula Gigante

Ela é considerada um dos maiores animais do mundo e possui o comprimento médio de 19 metros. Muitas lulas gigantes já foram encontradas no estômago de baleias cachalotes mortas, além dessas baleias frequentemente possuírem cicatrizes de tentáculos na pele.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Enguia Gulper

Enguia Gulper
Enguia Gulper

Esta espécie possui de 60 a 180 centímetros de comprimento e pode ser encontrada a uma profundidade de 1.000 a 1.800 metros. Possui uma grandiosa boca, vagamente articulada, e um longa cauda que se assemelha a um chicote.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Isópode Gigante

Isópode Gigante
Isópode Gigante

Este animal é um crustáceo carnívoro que pode atingir até 40 centímetros de comprimento. Seus dentes são capazes de triturar e perfurar a presa. No entanto, quando são atacados usam uma estratégia semelhante à adotada pelo tatu-bola, recolhendo-se na casca e rolando. Sua casca é extremamente dura e, nessas circunstâncias, o predador não consegue devorá-lo.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Lula Vampiro

Lula Vampiro
Lula Vampiro

Este molusco pequenino possui apenas 2,5 a 15 centímetros de comprimento. Sua textura é gelatinosa e possui grandes olhos. Não liberam tinta como mecanismo de defesa, tal como ocorre com as outras lulas, podem ser encontradas em até 1.000 metros de profundidade oceânica e produzem luzes do tipo fotósforas na pele, que a tornam invisíveis em águas mais escuras.

Animais que Vivem no Fundo do Mar: Quimera de Nariz Comprido

Quimera de Nariz Comprido
Quimera de Nariz Comprido

Esse animal atinge o comprimento máximo de um metro e meio, com nariz em formato que pode remeter à estrutura de um jato super sônico. Habita áreas com profundidade de 2.500 metros.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre espécies marinhas que habitam grandes profundidades, fique à vontade para conhecer outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

CAMARGO, G. Fatos Desconhecidos. 7 animais que vivem no lugar mais fundo do oceano. Disponível em: < https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-animais-que-vivem-no-lugar-mais-fundo-do-oceano/>;

Meus animais. Animais que vivem no fundo do mar. Disponível em: <https://meusanimais.com.br/animais-que-vivem-no-fundo-do-mar/>;

WILLIAN PL. Acredite ou não. 10 criaturas assustadoras das profundezas do Oceano. Disponível em: < https://acrediteounao.com/10-criaturas-assustadoras-das-profundezas-do-oceano/>.

Veja também

Hábitos da Abelha e Comportamento

As abelhas são insetos interessantes de serem observados. Além de terem hábitos bem peculiares, também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *