Home / Animais / Traça-das-Roupas: Características, Nome Cientifico e Fotos

Traça-das-Roupas: Características, Nome Cientifico e Fotos

A traça-das-roupas, de nome científico Tineola bisselliella, conhecida por atacar as vestimentas em armários e guarda-roupas. É o tipo de espécie do seu gênero Tineola.

Na verdade, essa traça é a larva da mariposa, tida por muitos como uma praga séria. Ela faz pequenos buracos particularmente em lãs e em muitas outras fibras naturais. Entretanto, alguns exemplares da espécie podem ser vistos em alimentos armazenados, como grãos.

Para entender mais desse inseto que tanto incomoda, não deixe de ler todo o artigo. Você descobrirá como ele é e como eliminá-lo.

Características da Traça-das-Roupas

Tineola bisselliella é uma pequena mariposa de 6 a 7 mm de comprimento e 9 a 16 mm de envergadura. Distingue-se de espécies semelhantes por sua coloração marrom-amarelada ou ocre e tufo de pelo vermelho-laranja na cabeça.

As fêmeas põem ovos em grupos de 30 a 200 que aderem às superfícies com uma cola semelhante à gelatina. Estes eclodem entre quatro e dez dias em lagartas brancas quase microscópicas. Estas imediatamente começam a se alimentar.

Tineola Bisselliella

Elas permanecem em locais quentes e escuros sem serem facilmente notadas. Assim, emergirão parcialmente à noite ou sob condições escuras para adquirir comida.

O desenvolvimento para o estágio seguinte ocorre tipicamente ao longo de um mês a dois anos, até que o estágio pupal seja alcançado. Nesse ponto, as lagartas criam casulos e demoram de 10 a 50 dias para se tornarem adultas.

Gama e Ecologia

O alcance natural da traça-das-roupas é mundial. Supõe-se que tenha vindo da Eurásia ocidental, mas foi transportada por viajantes humanos para outras localidades.

Esta espécie é notória por se alimentar de roupas e fibras naturais. Ela tem a capacidade de digerir proteínas de queratina em lã e seda. Tal tipo de mariposa prefere tecidos sujos para oviposição e é particularmente atraída por carpetes e roupas que contêm suor humano ou outros líquidos orgânicos que foram derramados sobre eles.

Vestígios de sujeira podem fornecer nutrientes essenciais para o desenvolvimento larval. As larvas são levadas para essas áreas, não apenas pela comida, mas por traços de umidade. Assim, pode-se dizer que não precisam de água líquida.

A gama de produtos alimentares registados inclui tecidos de algodão, linho, seda e lã, bem como peles. A traça-das-roupas comerá fibras sintéticas se forem misturadas com lã.

Além disso, ela é encontrada em:

  • Plumas;
  • Cabelos;
  • Farelo;
  • Sêmola;
  • Farinha (possivelmente preferindo farinha de trigo);
  • Biscoitos;
  • Caseína;
  • Etc.
Traça das Roupas

Adultos e larvas preferem condições de pouca luz. Enquanto muitos outros Tineidae são atraídos pela luz, a traça-das-roupas parece preferir áreas escuras. Se as larvas se encontrarem em uma sala bem iluminada, elas tentarão se mudar sob móveis ou bordas de carpetes. Os tapetes feitos à mão são os preferidos, porque é fácil para rastejarem por baixo e causarem danos. Elas também rastejam sob molduras de quadros onde se acumulam detritos fibrosos e, consequentemente, mantêm boa comida.

Controle de Pragas

Recipientes hermeticamente fechados devem ser usados ​​para impedir a reinfestação quando os ovos, larvas e mariposas forem mortos por qualquer um desses métodos.

As medidas de controle para a traça-das-roupas (e espécies similares) incluem o seguinte:

  • Limpar vigorosamente sob luz forte pode desalojar ovos e larvas, que cairão no chão;
  • Armadilhas para traças-das-roupas – Geralmente consiste em caixas de papelão revestidas de adesivo com feromônios artificiais. Essa medida pode ajudar a monitorar a infestação atual e impedir que os machos se acasalem com as fêmeas. Somente machos são atraídos para as armadilhas;
  • Limpeza a seco – Isso mata traças nas roupas existentes e ajuda a remover a umidade dos tecidos;
  • Aspiração – Como a traça-das-roupas gosta de se esconder em carpetes e rodapés, esse é um passo importante para a erradicação total. Após uma aspiração completa, descarte toda a limpeza do lado de fora;
  • Naftalina – Usado principalmente como conservante, mas também mata as larvas existentes se a concentração for alta o suficiente. Ela se sublima em um gás, mais pesado que o ar e precisa atingir uma alta concentração em torno do material protegido para ser eficaz. Sua desvantagem é que os vapores são tóxicos e cancerígenos. As naftalina são venenosas e não devem ser colocadas onde possam ser comidas por crianças ou animais de estimação, além de serem altamente inflamáveis;
  • Inseticidas – Normalmente, a aplicação em aerossol funciona melhor se a cobertura for adequada. Trate uma vez por mês nos primeiros três meses e depois uma vez por trimestre no próximo ano para garantir que a infestação da traça-das-roupas esteja sob controle.

Medidas Biológicas

  • Cânfora – Essa é uma alternativa possivelmente mais segura e “natural” às bolas de naftalina, mas pode exigir altas concentrações de vapor;
  • Cedro vermelho oriental – Possui um valor questionável como dissuasor a longo prazo. Enquanto o óleo volátil é capaz de matar larvas pequenas, é difícil manter concentrações suficientes em torno dos artigos armazenados para ser eficaz. A madeira de cedro perde todas as capacidades de supressão de traça após alguns anos. O óleo de cedro vermelho destilado está disponível comercialmente para renovar a madeira de cedro seca. A construção hermética é mais importante que o tipo de madeira usada para fazer um recipiente;
  • Alfazema – As bolsas com flores secas de alfazema são colocadas no guarda-roupa. Isso pode ser renovado colocando algumas gotas de óleo de alfazema. Tal ação deve ser executada sobre um pedaço de tecido que é depositado na guarda-roupa e periodicamente renovado. Uma de suas desvantagens é o cheiro forte “perfumado”.

Outros Tipos de Mariposa de Plantas

As mariposas também podem causar danos às plantas externas. Três pragas comuns ao ar livre incluem a mariposa mimada, a mariposa cigana e a mariposa de inverno:

  • Mariposa mimada – Os adultos da mariposa mimada são de uma cor cinza-cintilante com manchas marrons escuras nos antebraços que possuem marcações de ouro a cobre. As larvas são brancas com uma cabeça preta, depois ficando rosa. Esse inseto causa estragos nas frutas maduras, dando algumas mordidas;
Mariposa Mimada
  • Traça cigana – As traças ciganas adultas são brancas com faixas escuras nas asas. Os machos são castanhos claros com asas castanho-escuro. As larvas são lagartas peludas e pretas, com duas fileiras de manchas azuis nas costas. Elas comem as folhas de centenas de espécies de árvores e arbustos e, quando em grande número, podem desfolhar absolutamente tudo;
Traça Cigana
  • Mariposa de inverno – As mariposas adultas de inverno são de cor marrom mosqueada. Elas têm asas muito pequenas, embora sejam quase invisíveis. As larvas são, na verdade, lagartas verdes. Elas começam a se alimentar de novos brotos de árvores no início da primavera. Quando novas folhas começam a emergir, elas são crivadas de buracos. Grandes infestações podem causar desfolhamento.
Mariposa de Inverno

Em suma, tome muito cuidado com a traça-das-roupas, bem como outros insetos do tipo. Eles são inofensivos à nossa saúde, mas podem fazer grandes estragos em nossas vestimentas e objetos.

Veja também

Como é a Divisão do Corpo da Borboleta?

A borboleta está entre os animais mais belos de toda a natureza. Isso se deve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *