Home / Animais / Tatu Preto Existe? Onde? Nome Científico e Fotos

Tatu Preto Existe? Onde? Nome Científico e Fotos

Os tatus são animais que encantam muitas pessoas, seja por conta do tamanho deles ou seja pela forma como eles são representados em desenhos, a verdade é que a maioria das pessoas que gostam de Biologia alguma vez já se pegaram pensando de alguma maneira sobre os tatus.

Porém, alguns questionamentos ficam em aberto com relação a esse animal, como por exemplo: qual é a cor do tatu? A verdade é que existem diversas cores de tatu, e por isso seria impossível fazer uma lista falando de todas as espécies.

Por isso, neste artigo decidimos falar especificamente sobre o tatu preto: existe alguma espécie assim? Qual seria seu nome científico? Onde ela viva?

Para saber tudo isso e muitas outras informações, continue lendo o artigo!

Existe Tatu Preto?

Essa é uma pergunta que pode ser considerada vaga para muitas pessoas, já que são diversas as cores de tatus existentes no mundo. A resposta para ela pode ser satisfatória ou não, tudo depende do ponto de vista.

Em primeiro lugar, podemos afirmar que existem tatus com o casco extremamente escuro, como é o caso do tatu galinha que possui o casco castanho escuro, facilmente considerado preto.

Em segundo lugar, não podemos afirmar com toda a certeza que o casco do tatu galinha não é realmente preto, e é por esse motivo que vamos levar o casco do tatu galinha em consideração para fazer esse artigo.

Portanto, podemos afirmar que talvez exista sim um tatu preto, e ele é o tatu galinha, conhecido cientificamente pelo nome Dasypus novemcinctus, que claramente tem relação com seu gênero e com sua espécie.

Vamos agora ver um pouco mais de informações sobre o tatu galinha para que você entenda tudo sobre esse animal de maneira bem simples!

O Tatu-Galinha (dasypus Novemcinctus)

O tatu galinha também é conhecido popularmente como tatu verdadeiro, tatu de folha, tatu veado e tatuetê, tudo depende da região em que ele está sendo mencionado; enquanto isso, ele é conhecido cientificamente pelo nome Dasypus novemcinctus. Um fato interessante é que ele possui o seu nome pois a sua carne possui gosto de galinha quando é cozida, de acordo com estudos e pessoas que consomem carne de tatu.

Tatu-Galinha
Tatu-Galinha

O casco do tatu galinha possui coloração castanha escura ou preta e é bem resistente, sendo um excelente escudo contra possíveis predadores e também ajudando muito a se proteger de mudanças climáticas; enquanto isso, a parte inferior do animal possui coloração branca.

Essa espécie de tatu tem uma expectativa de vida que varia entre 12 e 15 anos, dependendo das condições do habitat do animal. Quando adulto, seu peso varia muito, podendo ser entre os 3 kilos e os 6,5 kilos, atingindo quase 60 centímetros de comprimento sem levar sua cauda em consideração. Quanto à sua altura, o tatu galinha não é alto, pois ela não chega a ser maior do que 25 centímetros já na fase adulta.

Habitat Natural Do Dasypus Novemcinctus

Caso você tenha vontade de ver um tatu de casco preto e não sabe muito bem onde pode encontrar, nós te ajudaremos nessa missão agora mesmo! Vamos ver agora qual é o habitat natural do tatu preto; ou seja, onde ele pode ser encontrado na natureza.

O tatu galinha pode ser encontrado no continente americano, mais especificamente na parte sul da América do Norte e também por muitas partes da América do Sul, inclusive no Brasil. Isso significa que ele é um animal que prefere climas mais amenos e quentes, já que está sempre em busca de regiões tropicais.

Para a felicidade de quem está a procura do tatu galinha, ele pode ser encontrado no Brasil em mais da metade dos estados, principalmente porque ele está presente em todos os biomas brasileiros, o que mostra que o tatu galinha é um animal com hábitos e exigências muito versáteis, se adaptando facilmente a outros climas e condições ecológicas do habitat.

Dasypus Novemcinctus no Meio do Mato
Dasypus Novemcinctus no Meio do Mato

O tatu galinha é um animal muito apreciado quando o assunto é alimentação, justamente porque sua carne possui gosto de frango. Apesar disso e da caça ilegal, ele está classificado como LC (least concern – pouco preocupante) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Memso com toda a fiscalização, o tatu galinha ainda é um dos 10 animais mais apreendidos belo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em cativeiros ilegais.

Curiosidades Sobre Os Tatus

Após tudo isso, com certeza você vai adorar saber mais algumas curiosidades sobre o tatu, não é mesmo? Então vamos listar algumas agora que você muito provavelmente ainda não sabia!

  • Dorminhocos

Os tatus podem dormir por até 16 horas em um único dia. Ou seja, eles são o contrário dos seres humanos: passam 8 horas acordados e 16 horas dormindo. Que sonho!

Tatu Dormindo
Tatu Dormindo
  • Estratégia

Quem nunca viu a cena de um tatu virando uma bola, não é mesmo? O que muitas pessoas não sabem é que o tatu não está fazendo graça, mas sim utilizando a sua estratégia para se disfarçar e escapar de possíveis predadores!

  • Doenças

Infelizmente, não temos apenas notícias boas para dar sobre os tatus. Apesar de fofos, eles podem transmitir uma doença para o ser humano conhecida como hanseníase, a popular lepra. Por esse motivo, eles são muito estudados em laboratório como uma forma de descobrir curas para a doença.

  • Mascote da Copa

Caso você não tenha percebido, o mascote da Copa do Mundo de Futebol do ano de 2014 era um tatu conhecido como “Fuleco”.

  • Animal noturno

Como já dissemos, o tatu costuma dormir por 16 horas e ficar acordado 8 horas, mas o que você ainda não sabe é que ele faz isso trocando o dia pela noite; ou seja, ele dorme durante todo o dia e fica acordado durante toda a noite, exatamente o oposto dos seres humanos! (Bom, nem de todos)

Você já sabia todas essas informações sobre o tatu? Conhecia o tatu preto e sabia que ele existia? Com certeza após esse artigo você entende tudo sobre tatus!

Quer saber ainda mais sobre esse animal e não sabe onde encontrar mais informações? Leia também: Tudo Sobre O Tatu Animal – Ficha Técnica E Imagens

Veja também

Cisne: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Subfamília e Gênero

Cygnus é o gênero taxonômico com o qual as maiores aves aquáticas da família anatidae …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *