Home / Animais / Borboleta Morpho Azul: Caracteristicas, Nome Cientifico E Fotos

Borboleta Morpho Azul: Caracteristicas, Nome Cientifico E Fotos

Na natureza existem milhares de animais que podem ser encontrados tanto no céu, como na água como no ar.

Os animais que são encontrados na água e no mar possuem maior dificuldade de serem estudados, justamente por estarem em locais de difícil acesso para os cientistas e pesquisadores.

No ar, por exemplo, diferentes tipos de animais, como pássaros, morcegos, mariposas e borboletas passam a maior de sua vida sobrevoando.

As borboletas são, por exemplo, um dos animais mais abundantes encontradas no céu de todo o planeta Terra.

Conhecidas no planeta inteiro, as borboletas exercem um papel muito importante para o equilíbrio do meio ambiente.

As borboletas são tão antigas quanto qualquer outro animal, e seus fósseis datam de 40 a 50 milhões de anos atrás.

Algumas são consideradas pestes, pois podem prejudicar plantações quando estão em sua fase de larva, quando adultas, já são consideradas polinizadoras.

Hoje, iremos aprender tudo sobre a borboleta Morpho Azul, suas características, seu habitat, seu nome científico e muito mais.

Acompanhe essa leitura e se torne também um craque sobre essa espécie conhecida como borboleta Morpho Azul!

Características E Nome Científico

A borboleta Morpho Azul é pertence à família conhecida como Nymphalidae, e são predominantes da cor azul, podendo haver outras com cores diferentes.

Sua aparência é facilmente reconhecida, e isso se deve principalmente ao seu conspícuo e iridescente cor azul metálico que se encontra em suas asas.

Quando recebem a luz do sol, esse azul se torna ainda mais brilhante, forte e produz um reflexo muito bonito.

A envergadura da borboleta Morpho Azul pode chegar a 7 centímetros, e algumas apresentam até 20 centímetros de envergadura.

Possui, normalmente, nas bordas de suas asas, uma cor mais escura, sendo normalmente preta, e não possui muitas manchas como outras espécies de borboletas.

Uma de suas habilidades principais se encontra na capacidade de voar muito bem, o que costuma oferecer inclusive uma grande dificuldade para que seus predadores consigam as capturar.

Os maiores predadores da borboleta Morpho Azul são pássaros, lagartos, rãs, alguns tipos de sapos e outros animais que se alimentam de insetos.

A borboleta Morpho Azul pode apresentar também uma habilidade conhecida como mimetismo, onde ela consegue imitar a cor de algumas outras borboletas que são tóxicas, para que ela possa espantar possíveis predadores.

Sua classificação científica total é:

  • Domínio: Eukaryota
  • Reino: Animalia
  • Sub-reino: Eumetazoa
  • Superfilo: Deuterostomia
  • Filo: Arthropoda
  • Subfilo: Hexapoda
  • Classe: Insecta
  • Subclasse: Pterygota
  • Ordem: Lepidoptera
  • Família: Nymphalidae
  • Subfamília: Morphinae
  • Gênero: Morpho

Outras cores comuns dessa espécie são de azul mais claro, castanho claro e castanho escuro, e algumas mais raras podem apresentar uma coloração mais branca ou acinzentada.

Habitat e Comportamento

Borboleta Morpho Azul na Mão de uma Pessoa
Borboleta Morpho Azul na Mão de uma Pessoa

A borboleta Morpho Azul é encontrada principalmente nas floretas tropicais que estão localizadas na América central e também na América do Sul.

Os países principais que abrigam esse tipo de espécie são: Brasil, Venezuela, Costa Rica, Guiana e uma quantidade menor também pode ser encontrada no México.

No Brasil, há uma grande quantidade de borboleta Morpho Azul na Amazônia e nos locais com Mata Atlântica.

Podem ser encontradas também em algumas outras florestas, como uma forma de adaptação, como é o caso da Nicarágua.

Costuma ser encontradas no nível do mar, e podem atingir uma altitude de até 1400 metros, no entanto, costumam ficar no meio termo.

A borboleta Morpho Azul é considerada diurna, e durante a parte da manhã, costuma patrulhar entre os rios e também lagos.

Borboleta Morpho Azul Parada no Binóculo
Borboleta Morpho Azul Parada no Binóculo

São consideradas extremamente territoriais, e costumam entrar em modo de perseguição na presença de qualquer inimigo.

A borboleta Morpho Azul é considerada também uma espécie muito solitária, e dificilmente é vista acompanhada de outra da sua espécie, a não ser na época de acasalamento.

Se antigamente era muito comum conseguir visualizar uma borboleta Morpho Azul em grandes cidades, hoje é muito difícil, já que as pessoas a matavam e colocavam ela em uma bandeja.

Coloração

A borboleta Morpho Azul pode apresentar algumas variações de cores, as mais comuns variam entre um tom verde e azul com um brilho metálico.

Essa cor não é formada exatamente por sua coloração natural, mas sim sofre um processo conhecido como iridescência, que é quando a luz do sol bate em suas asas e reflete a cor de diversas camadas microscópicas que se encontram ali.

Por isso, dependendo da luz, direção e ângulo, a cor que é mostrada em suas asas pode variar a partir do ponto de observação.

Esse tipo de habilidade encontrada em suas asas é muito estudado para auxiliar as pesquisas sobre o desenvolvimento de um tecido com tecnologia bio-mimético, e também das tintas sem corantes e da tecnologia que é utilizada para identificar notas de dinheiro falsas.

A borboleta Morpho Azul apresenta uniformidade na cor entre as borboletas de gênero feminino, no entanto, nos machos, suas asas podem mostrar várias cores, e isso é provavelmente utilizado na época de acasalamento.

Ciclo de Vida

A borboleta Morpho Azul apresenta um ciclo de vida que já foi muito bem estudado e o conhecimento é considerado completo.

Primeiro, a borboleta é colocada em ovos de cor verde, e quando eclodem, estão em um formato de larvas.

Sua cor no início da vida pode ser castanho-avermelhado e possuir marcas e também manchas na parte de cima, com a cor verde ou amarela.

Quando ainda são pequenas larvas, elas possuem alguns tipos de pelos em volta do corpo, que em contato com outra superfície pode causar grande incômodo. Elas podem, também, liberar alguns odores muito fortes e substâncias que podem causar diversos efeitos.

Após a fase de lagarta, a borboleta Morpho Azul se torna uma crisálida, e esta terá uma cor principalmente verde, e consegue emitir som ultrassônico que é muito repulsivo quando ela é perturbada.

Sem seguida, essa crisálida se pendura em uma folha em alguma árvore, e ela irá se alimentar desse local escolhido, até que ela ecloda e se torne uma borboleta Morpho Azul totalmente adulta.

Esse ciclo de vida da borboleta Morpho Azul dura aproximadamente cerca de 115 dias, desde a colocação do ovo até a fase adulta.

E então o que você achou desse conteúdo? Você já viu uma borboleta Morpho Azul na vida real? Não esqueça de deixar nos comentários qual foi a sua impressão.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *