Home / Animais / Sinais Corporais do Cachorro: Como Fazer a Leitura

Sinais Corporais do Cachorro: Como Fazer a Leitura

Existem momentos em que seu cachorro faz barulhos e gestos estranhos e você simplesmente não sabe o que eles significam. Coisas como subir e abaixar as orelhas ao ver um desconhecido, latir com mais ou menos intensidade entre outras coisas. Isso acontece porque os cachorros têm um jeito próprio de se comunicar. É preciso analisar os gestos de um cachorro no contexto particular dele, sempre lembrando que eles já foram uma espécie selvagem. Os cães podem fazer mais de 100 expressões faciais. É importante compreender cada uma delas para uma comunicação eficiente.

Para entender melhor essa história, é preciso voltar no tempo e analisar os lobos, que são os ancestrais dos cães. Os lobos andam em bandos e cães gostam de fazer a mesma coisa, por isso eles valorizam tanto os seus donos. Quando levar um cão para a sua casa, lembre-se que sua família será o novo “bando” do seu pet e que você deve ser o líder desse “bando”. Para exercer uma boa liderança, é importante que você entenda a mensagem transmitida pelo cachorro.

Modos de Falar

Cães costumam se expressar de muitas formas, pois podem se comunicar por meio de expressões faciais, linguagem corporal e até mesmo sinais verbais. No entanto, os seres humanos se comunicam com os pets por meio de comandos e frases. Apesar de aprender vários sons emitidos pelo homem, um cão possui muita dificuldade em combiná-los.

Por conta disso, é importante usar comandos simples como “Senta” e “Vem” para falar com o pet. Muitas coisas que os seres humanos usam entre si não funcionam com cachorros, como sarcasmo ou expressões corporais sutis. Dessa forma, é necessário usar uma linguagem específica para falar com esses animais, pois assim, será mais fácil que humanos e cães se entendam.

Uivos e Gemidos

Os cachorros uivam quando querem localizar alguém, que pode ser outro cão ou até mesmo o seu próprio humano cuidador. Por exemplo, quando você sai de casa, talvez o seu cão uive, pois ele quer que você volte. Se um cão resolve uivar no meio da rua, talvez outros cachorros se juntem a ele no coro, pois estão ajudando aquele animal em sua busca. Com relação aos gemidos, eles fazem isso quando estão chateados e querem reclamar de alguma coisa.

Latidos

Há vários tipos de latidos. Por exemplo, um latido mais gritante significa que o animal está muito empolgado por alguma razão. Por outro lado, se esse latido tiver um som baixo, provavelmente o cão está te ameaçando. Esses animais também usam o latido para chamar a atenção, para se comunicar com outros animais, para mostrar que estão felizes entre outras coisas.

Existem momentos em que os cães podem notar algum problema que o dono da casa não viu, como alguma sirene distante, gatos invasores ou até mesmo se algum ladrão está tentando invadir a casa. Em qualquer uma dessas situações, o cão começará a latir incessantemente.

Rosnados e Grunhidos

Basicamente, um rosnado é um aviso do cão para que a pessoa se afaste dele. Por exemplo, esses animais rosnam quando alguém fica muito próximo de sua comida. Os cães também rosnam quando veem alguém que eles não gostam ou quando uma pessoa quer tirar os brinquedos deles. A postura mais perigosa desse animal é quando ele fica extremamente silencioso e agressivo. Nesse caso, é preciso ficar atento, pois talvez o cachorro queira te atacar.

Rosnado do Cachorro
Rosnado do Cachorro

Com relação aos grunhidos, isso significa que o animal deseja muito alguma coisa. Esse comportamento é interessante, pois é um meio que o cão utiliza para manipular as pessoas. Ao invés de latir e irritar o seu dono, o cão normalmente utiliza o grunhido para conseguir aquilo que ele quer. Esse som também serve para cumprimentar os seres humanos e os outros cães.

Sinais de Calma

Existem alguns sinais que os cães fazem para deixarem a si mesmos e as pessoas ao seu redor mais calmas. Normalmente, esses animais fazem isso para responderem a estímulos externos. Ademais, eles também usam isso para criar laços de amizade ou até mesmo para prevenir ameaças.

Como o objetivo desses gestos é trazer calma, os cães também os utilizam para autocontrole. Ou seja, é bem comum os cachorros utilizarem esses gestos quando estão estressados, irritados ou com medo de alguma coisa.

Os cães possuem cerca de 30 sinais de calma e cada um deles possui um significado diferente. No entanto, pode acontecer do mesmo sinal de calma ter uma variação em seu significado, mas isso depende do cão estar falando com um ser humano ou com outro cachorro.

Veja uma lista com os sinais de calma mais utilizados pelos cães:

  • Piscar de forma repetida: quando um cachorro faz isso, ele indica que algum estímulo externo está lhe causando um grande incômodo. Normalmente, um cão reage dessa forma quando recebe alguma ordem que ele não concorda. Ele também pisca dessa forma para acalmar o seu dono;
  • Deixar a cabeça virada: quando um cão vira sua cabeça para um lado, isso significa que ele está desconfortável com a ordem transmitida pelo seu dono, especialmente se ela já foi dita repetida várias vezes;
  • Dar às costas: ao contrário do ser humano, que geralmente dá as costas quando quer ignorar ou cortar uma conversa com alguém, um cachorro faz isso para tranquilizar a si mesmo e ao seu dono em um momento de apuro. Eles fazem isso para evitar brigas e discussões;
  • Bocejo: um cão boceja para tranquilizar as pessoas que ele ama. É um modo que ele tem para demonstrar preocupação e empatia pelos problemas de sua família. Ou seja, o bocejo canino é um gesto de amor e autocontrole, pois ele também boceja para acalmar a si mesmo;
  • Lamber repetidas vezes: esse ato pode ter vários motivos. Um cão lamber alguém pode representar um contato social ou um simples gesto de alegria. No entanto, se esse animal lamber o próprio focinho, significa que ele está assustado, chateado ou nervoso por alguma razão.

Além dos sinais que foram citados, existem outros gestos que o cão utiliza para transmitir alguma mensagem para o seu dono. Por exemplo, existem momentos em que um cachorro se deita com a barriga para cima. Nesse caso, o cão quer demonstrar que confia muito em seu dono e está pronto para obedecer às suas ordens.

Arranhar o solo, pupilas dilatadas, olhos muito abertos e tremedeira constante indicam que o cachorro está muito estressado. Nesse momento, é preciso prestar bastante atenção nele, pois ele pode fugir da sua casa ou até mesmo te atacar.

Veja também

Hábitat do Marreco: Onde Eles Vivem ?

Marreco na verdade é nome popular para uma espécie de pato de pequenas dimensões, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *