Home / Animais / Sapo Laranja Pequeno Venenoso

Sapo Laranja Pequeno Venenoso

Aqui estou eu – não me coma! Sapos venenosos são conhecidos como as joias da floresta tropical e vêm em quase todas as combinações de cores que você pode pensar: vermelho e preto, amarelo e verde, laranja e prata, azul e amarelo, verde e preto, rosa e prata. Suas cores brilhantes, no entanto, não são para a beleza, mas para o aviso:

“Ei! Aqui estou eu, e sou venenoso, então nem pense em me comer! ”

Um Pouco Sobre as Rãs Tóxicas

As rãs venenosas são pequenas rãs diurnas terrestres que vivem principalmente em folhas no chão da floresta, mas algumas espécies vivem no alto da copa da floresta e podem nunca descer.

Todos são nativos para aquecer as florestas tropicais da América Central e do Sul perto de riachos ou lagoas. O veneno dos sapos é encontrado em sua pele, tornando-os muito tóxicos ao toque.

Enquanto a maioria das espécies é considerada tóxica — mas não mortais — elas são desagradáveis para um predador e podem até ser fatais. O veneno pode causar sérios inchaços, náusea e paralisia muscular.

Se um predador sobreviver ao erro de tentar comer um, ele se lembrará de provar tal sapo e não tentará comer nada semelhante no futuro. Dessa forma, toda uma população de sapos de uma determinada cor pode se beneficiar da experiência do predador com apenas um de seus tipos.

No entanto, há uma cobra, a Leimadophis epinephelus, que é imune a toxinas venenosas e se alimenta das pequenas criaturas.

As rãs venenosas são frequentemente chamadas por este nome porque o povo choco do oeste da Colômbia usa o veneno de uma espécie, o sapo venenoso dourado, para cobrir as pontas dos dardos que eles usam para caçar.

Os Choco usam folhas de cera para apanhar os sapos e mergulhar os dardos nas secreções da pele dos sapos. Apenas uma pequena gota pode matar os pássaros e pequenos mamíferos que os Choco caçam por comida.

Um único sapo venenoso dourado, que não é maior que uma tampa de garrafa, pode fornecer veneno suficiente para 30 a 50 dardos, e o veneno do dardo permanece ativo por até um ano. Pesquisadores descobriram que as toxinas desse sapo são 200 vezes mais potentes que a morfina e poderiam ser usadas na medicina.

Seu Veneno e a Contribuição para Fins Medicinais

Cada espécie de sapo venenoso produz um tipo diferente de toxina composta de diferentes alcaloides e outros produtos químicos. Os cientistas têm investigado usos medicinais para venenos de rã e descobriram que alguns desses alcaloides podem ser benéficos para pessoas com certas doenças cardíacas e circulatórias.

Um laboratório desenvolveu um novo analgésico a partir das substâncias produzidas pelo sapo venenoso fantasma Epipedrobates tricolor. Nomeada “epibatidina” em homenagem ao sapo, é 200 vezes mais eficaz que a morfina, sem todos os efeitos colaterais ruins!

Existe um complexo processo químico envolvido na produção deste analgésico medicinal a partir dos bioquímicos “cru” do sapo. Durante este processo, sua eficácia para uso em humanos é modificada para reduzir a potência. As secreções venenosas de sapos também são promissoras para o desenvolvimento de relaxantes musculares e estimulantes cardíacos.

Habitat Natural, Características Sociais e Reprodução

A maioria das espécies de sapos é noturna, mas as rãs venenosas estão ativas durante o dia, quando seus corpos cor de joias podem ser melhor vistos e evitados. Os sapos são muito sociais e muitas vezes ficam em pares ou pequenos grupos.

Machos lutam por territórios, mulheres disputam os melhores locais de postura e cortejam pares cutucando e acariciando uns aos outros com seus queixos e antebraços. A vida raramente é maçante no mundo dos sapos venenosos!

O tempo de reprodução começa com sapos venenosos lutando entre si, muitas vezes virando um adversário. O vencedor pode garantir um território ou um companheiro e as fêmeas são as mais competitivas. O namoro, que começa com o homem chamando e o casal perseguindo, pulando e acariciando um ao outro, pode durar horas.

As fêmeas colocam pequenas garras de ovos, de 1 a 30 em média. Eles geralmente os depositam em um ambiente silencioso, escuro e úmido, como na base de uma folha de bromélia, em um galho de árvore ou um pequeno buraco no tronco. Ambos os pais ajudam a manter os ovos úmidos e livres de crescimento de fungos e predadores, como as formigas.

As rãs venenosas também são únicas entre os anfíbios porque são pais muito envolvidos e contribuem com muita energia para cuidar dos ovos e da prole. Por exemplo, as rãs do gênero Colostethus colocam seus ovos no chão da floresta ou na borda de uma folha. O pai guarda os ovos até eles chocarem.

Os filhotes, chamados de girinos, saem de suas caixas de gelatina para as costas do pai ou da mãe. Os pais carregam seus girinos para uma fonte de água, como um lago ou uma bromélia.

As fêmeas de outras espécies frequentemente retornam aos seus girinos para colocar ovos não fertilizados que servem como fonte de alimento para os jovens em crescimento.

Outras espécies de sapos envenenam seus ovos diretamente na água, mas continuam a cuidar dos ovos e girinos. E alguns, como o sapo venenoso azul, tendem a comer seus irmãos como girinos, então os pais devem encontrar uma fonte de água diferente para cada filhote.

Metamorfose

Os jovens sapos venenosos não se parecem com seus pais. À medida que se desenvolvem, mudam de forma corporal, dieta e estilo de vida, um processo pelo qual todas as rãs passam, chamado metamorfose.

O filhote sai de seu ovo como um girino com brânquias para respirar embaixo d’água e uma cauda para nadar. Neste ponto, eles não têm as toxinas venenosas em sua pele e, portanto, são vulneráveis ​​a predadores, como cobras e peixes. À medida que envelhecem, desenvolvem pulmões, pernas traseiras e uma boca diferente.

Ovos de Sapos Venenosos
Ovos de Sapos Venenosos

Com cerca de oito semanas, as patas dianteiras começam a se formar e as patas traseiras continuam a se desenvolver. Seus olhos também mudam de posição e, durante a 10ª semana, essa cauda é absorvida e o padrão de cores aparece.

Neste ponto, o girino gradualmente transformou-se em um sapo adulto, que passa a maior parte do tempo pulando na terra em vez de nadar como um peixe na água. Os sapos venenosos são geralmente maduros em cerca de um ano e podem viver de 8 a 15 anos, dependendo da espécie.

Veja também

Como se Chama Filhote de Camelo? Qual a sua Cor?

Camelos masculinos e femininos amadurecem em ritmos diferentes. As fêmeas amadurecem aos três anos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *