Home / Animais / Sapo Boi Indiano e sua Alimentação

Sapo Boi Indiano e sua Alimentação

É verdade que existem alguns animais que mesmo que não representem nenhum tipo de perigo para nós, criamos um medo e nojo que simplesmente não passa. Essa lista é muito longa, e um dos animais que fazem parte dessa lista é o sapo. Seja devido sua aparência não tão bonita aos nossos olhos, ou o fato de eles soltarem um veneno (que não é perigoso para nós), sentimos pavor ao ver um.

Existem diversas espécies de sapos ao redor do mundo, já que eles são animais que conseguiram se espalhar por todos os continentes, exceto na Antártica. Cada um deles possui uma aparência diferente e que causa diversas reações nas pessoas. Uma dessas espécies é o sapo boi indiano.

Esse sapo causa espanto e uma reação de surpresa em todos devido a sua aparência. Além disso, possui também várias outras características que o deixa muito interessante a ser estudado. Por isso, no post de hoje, iremos falar um pouco mais sobre o sapo boi indiano, suas características gerais e outros como a sua alimentação.

Características Físicas do Sapo Boi Indiano

O sapo boi indiano é conhecido por mitos e lendas que o cercam nos países em que são endêmicos e nas regiões próximas. É um grande mistério suas propriedades medicinais e outros pontos que eles chamam a atenção.

Sua aparência física é um pouco diferente da maioria dos sapos comumente encontrados por aí. Ele tem um corpo bem mais avantajado, além de sua pele ser bem enrugada e com uma aparente resistência maior que as outras. Sua coloração varia entre marrom e um castanho, porém é possível encontrar alguns tipos em que o tom apresentado pode ver verde-escuro.

Em toda a sua estrutura do dorso, é possível ver manchas escuras e traços amarelados, especialmente nas patas. Manchas em outras cores também podem ser vistas. Seus olhos são bem esbugalhados, enquanto sua cauda é bem avantajada, sendo proporcional a todo o resto de seu corpo. É um sapo considerado bem grande. Podendo chega a medir mais de 20 centímetros e ter um peso equivalente a 1,5 quilogramas.

Habitat e Nicho Ecológico

Primeiro, é necessário entender a diferença entre habitat e nicho ecológico, e o que esses termos realmente significam. O habitat de um animal ou planta, é onde ele mora, seu endereço. Já o nicho ecológico é uma junção de seus hobbies e hábitos, como reprodução, alimentação e outros.

O sapo boi indiano é endêmico nas regiões do Paquistão, Afeganistão, Nepal e alguns países asiáticos. Apesar de serem endêmicos, cientistas alertam que existe uma possibilidade de eles já serem considerados no status de ameaçados de extinção. Por isso, em alguns países as regras quanto a esses animais estão ficando mais restritivas. O maior problema disso é devido a devastação de seu habitat natural.

Sapo Boi Indiano Dentro da Lagoa
Sapo Boi Indiano Dentro da Lagoa

Esse animal possui hábitos comuns da maioria dos sapos. Possui hábitos noturnos e tudo mais, como a grande maioria. Tudo para evitar predadores. A maior diferença talvez é durante a reprodução. Os machos são muito territoriais, e logo aos 14 meses de vida conseguem alcançar a maturidade sexual.

Quando a época de reprodução começa, é aí que a mágica e os motivos de tanto mistério quanto a esses animais inicia. Os sapos, machos principalmente, mudam de cor nessa época. A maioria possui uma coloração escura, seja marrom ou um verde escuro, mas quando essa época chega, eles ficam completamente amarelos.

Não é só isso que muda, seu saco vocal fica numa coloração de azul vibrante. Essa mistura de cores que chamam tanto a atenção, são para o motivo mais óbvio possível. Atrair fêmeas. Ao conseguirem atrai-las, iniciam o acasalamento que dura por um período curto de tempo. As fêmeas então se retiram, colocando de 4 a 6 ovos.

Os girinos ao nascerem, vão para a água, e ali ficam até conseguirem se desenvolver em um anfíbio propriamente dito. Isso demora alguns meses, e então ele sai da água para começar seu próprio ciclo da vida. Até mesmo os girinos possuem um tamanho considerado grande para eles, o que mostra o quão respeitados são esses sapos.

Sapo Boi Indiano e Sua Alimentação

Sapo Boi Indiano
Sapo Boi Indiano

Para entendermos a alimentação do sapo boi indiano, podemos olhar como precedente todas as outras espécies de sapos. Insetos era a sua maior fonte de alimentação, também conhecido como animais insetívoros. Moscas, formigas e até mesmo lagartas eram o seu banquete.

O motivo de o sapo boi se alimentar principalmente desses animais, é que eles produzem ácido fórmico, que os ajuda a sintetizar o veneno que eles produzem para se defender e atacar de predadores. Por isso que os sapos que acabam sendo criados em cativeiros, são alimentados com outros tipos de insetos, que não produzam esse ácido. Deixando os sapos completamente inofensivos quanto ao seu veneno.

Um sapo boi pode variar muito de tamanho, chegando até a ser os maiores de uma determinada região ou país, e para aguentar tudo isso, eles precisam se alimentar muitas vezes durante o dia, podendo chegar a comer mais de 100 insetos nesse período de tempo. São uma das espécies de sapos que mais comem de todas. Não possuem dentes para mastigação, e o que os ajuda na hora de engolir é sua língua e os seus olhos, que descem ajudando.

Esperamos que tenha entendido um pouco melhor sobre o sapo boi indiano e sua alimentação. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e se você possui alguma dúvida. Ficaremos felizes em responder. Visite alguns outros posts de seu interesse abaixo.

Veja também

Mosca Típula (Melga): Caracteristicas, Nome Cientifico e Fotos

Mosca Típula Olá, hoje você irá conhecer a Mosca Típula, seu fenótipo e muito mais. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *