Home / Animais / Reprodução do Silky Terrier: Filhotes e Periodo de Gestação

Reprodução do Silky Terrier: Filhotes e Periodo de Gestação

A gravidez do cão é um processo muito especial que alguns tutores podem viver. Embora seja uma experiência única e maravilhosa quando a gravidez é desejada e realizada com responsabilidade, também pode ser uma verdadeira dor de cabeça quando a gestação foi acidental e não é suficiente a casa para acomodar todos os cachorrinhos.
O sily terror são animais lindos com lindos filhotes. Se você suspeita que seu cão está grávida, ou seja, que tem certeza e está procurando o máximo de informações possível, você está no site certo.Contaremos tudo sobre a gravidez e o processo de gestação do cão, para que você saiba o que seu animal precisa neste momento específico da vida e o que os filhotes precisam. ainda está por vir.

Continue lendo para saber mais sobre a gestação do cão semana após semana, bem como os sintomas e a duração do processo. Também forneceremos informações úteis sobre comida, caminhadas, etc.

Gestação

A gestação de uma cadela dura cerca de 65 dias , embora possa variar dependendo do tamanho, raça, ambiente, experiência do progenitor ou outros fatores, por isso é complicado o suficiente, mesmo para os veterinários mais experientes, para prever com precisão o momento do nascimento. Em alguns casos, as fêmeas podem completar o período de gestação entre 58 e 63 dias, mas em outros casos, podem ser adiadas para 68 ou mesmo 70 dias. Alguns fatores influenciam a duração da gestação, como o tamanho da ninhada. Geralmente, as cadelas que esperam menos filhotes tendem a dar à luz mais cedo, enquanto as que esperam mais filhotes tendem a prolongar o tempo de gestação.
Se você quiser saber tudo sobre a gestação do cão semana a semana, o nascimento da cadela, os cuidados e como detectar uma gravidez, continue nosso artigo. Em média, quanto tempo dura o período de gestação em um cão de PlanèteAnimal.

Sintomas

Você pode ter dúvidas sobre uma possível gravidez, mas deve saber que a cópula não significa necessariamente fertilização. Por esse motivo, será importante aprender a reconhecer os sintomas da gravidez em uma cadela. Mas como você sabe se um cachorro está grávida? De fato, durante a gestação de um cão, existem sintomas óbvios que indicam que o processo de gestação foi iniciado.
É importante notar que os sintomas de uma gravidez maltesa em Bichon ou os sintomas de uma cadela Yorkshire Terrier serão os mesmos, no entanto, os sintomas de uma cadela grávida de um mês ou os sintomas de uma cadela prestes a dar à luz será diferente.

Os Sintomas São:

Gestação Silky Terrier
Gestação Silky Terrier

O ciclo: as cadelas costumam ter calor duas vezes por ano, o que geralmente varia entre 4 e 13 meses, mas esse não é um indicador confiável porque as alterações hormonais podem alterá-lo consideravelmente. É altamente recomendável prestar atenção a outros sintomas.

Barriga: cerca de 30 dias de gestação, seu veterinário, através de um exame físico, pode realizar a palpação do útero que confirmará a gestação da cadela.

Condição do mamilo: Este é provavelmente o sintoma mais óbvio da gestação da cadela, pois durante a gravidez os mamilos da cadela aumentam de tamanho e se tornam mais intensos na cor.
Corrimento vaginal: Alterações no corrimento vaginal da cadela grávida também são comuns. Podemos ver corrimento vaginal branco ou claro, nunca sangrento, preto ou verde.

Seu comportamento: O comportamento é um indicador não confiável para confirmar a gravidez do cão, mas isso é algo que não podemos negligenciar. Pode acontecer que ele seja anormalmente ativo ou, pelo contrário, muito mais apático. Ele freqüentemente recusa o contato com outros cães, especialmente machos, e sua atitude em relação a nós se torna mais afetuosa ou mais em risco. Há também a busca pelo “ninho”, é então que o cão procura lugares escuros e confortáveis ​​para se refugiar e ter seu alcance.

Vômitos: Cerca de 35 dias de gestação, quando o útero gira e recua, o cão pode sentir algum desconforto, incluindo vômitos.

Sua dieta: a dieta é um aspecto fundamental da gravidez de uma cadela, mas, embora a maioria aumente o apetite, algumas rejeitam completamente sua dieta habitual. Na seção de cuidados, prestamos muita atenção a esse importante aspecto.

Para verificar o status de gravidez da cadela, você não pode fazer um teste de gravidez em um cão com uma ferramenta encontrada em farmácias, porque eles são projetados para detectar um hormônio que está presente apenas na seres humanos.

Testes

Testes sorológicos: Por meio de uma análise de urina, é possível confirmar a gravidez, mas sem fornecer dados sobre o número de filhotes ou a viabilidade do processo.

Palpação abdominal: requer alguma capacidade de detectar a gravidez, é o método mais econômico e tradicional. Não é 100% confiável e não revelará nenhum problema que possa ocorrer. Pode ser realizada a partir do 23º e 30º dia após o acasalamento.

Ultra-som: Este método é sensível, confiável e seguro para o cão e não transmite ondas prejudiciais. Certifica a gravidez, mas pode não especificar corretamente o tamanho da ninhada. Isso pode ser feito a partir de 21 dias de pedalada.

Silky Terrier na Grama
Silky Terrier na Grama

Radiografia: Só pode ser realizada após o 44º dia de gestação, devido à pouca visibilidade oferecida pelos filhotes, além dos danos radiológicos que eles podem sofrer. O momento ideal para fazer isso é durante o último terço da gestação, quando o risco de filhotes é o mesmo que a cadela pode correr. Este é o método ideal e mais usado para estimar corretamente o número de filhotes na ninhada.

A Gravidez Psicológica

Às vezes, quando um cão acasala várias vezes sem estar grávida, ele pode sofrer de uma falsa gravidez, uma grande gravidez nervosa ou psicológica , mas isso também pode acontecer sem motivo.

Quando o cão sofre de uma gravidez nervosa, observamos que o desenvolvimento físico ocorre como uma gravidez normal e podemos ver vários sinais que podem nos fazer confundir uma gravidez real de uma gravidez grávida, como o aumento do peito, por exemplo.. Nesses casos, o cão se comporta de maneira estranha, como uma cadela grávida, e depois de alguns dias pode roubar bichos de pelúcia que serão tratados como filhotes. Você deve ser paciente e ter empatia com ela, porque esse estágio geralmente dura cerca de três semanas no máximo e é muito difícil para ela.

Silky Terrier Com Gravidez no Veterinário
Silky Terrier Com Gravidez no Veterinário

A melhor maneira de saber se o seu cão está sofrendo de uma gravidez falsa é ir ao veterinário quando suspeitarmos. A gravidez falsa pode piorar se não for tratada adequadamente e seu cão pode desenvolver infecção no úbere (produção de leite) e mastite.

Gestação

Confirmada a gravidez da cadela, verificada sua saúde e algumas curiosidades, é hora de conversar sobre a gestação do cão semana após semana. O que pode ser observado em uma cadela grávida de um mês, quais são os sintomas mais comuns a cada semana, como se comportará uma cadela grávida de 50 dias? Abaixo, mostramos como a gestação do cão se desenvolve semana após semana, mas lembre-se de que a confirmação de todos os sintomas mencionados não o isenta de ir ao veterinário para garantir que tudo corra bem e que, de fato.

Tempos

Fertilização: A cópula entre dois cães ocorre antes da ovulação e dura cerca de 15 a 25 minutos no máximo. Durante o acasalamento, o macho ejacula até duas vezes. Os cães ficam juntos até o macho fazer uma terceira ejaculação de esperma na vagina da fêmea. Finalmente, a lâmpada grande é descomprimida e separada. Após a relação sexual, o esperma do cão se move, esperando a ovulação do cão para que os óvulos possam ser fertilizados.

Primeira semana (0 a 7 dias): depois que os óvulos são fertilizados, eles começam a se dividir em um processo chamado “meiose”. Durante a primeira semana de gravidez, não observamos sintomas óbvios da gravidez, porque as células se dividem e a gestação começa no útero.

Silky Terrier Passeando na Rua
Silky Terrier Passeando na Rua

Segunda semana (8 a 14 dias): nesta fase, as células sexuais femininas continuam se dividindo e, como na semana anterior, não conseguiremos notar uma mudança perceptível, com exceção de algumas mudanças comportamentais quase invisível.

Terceira semana (15-21 dias): na terceira semana, os óvulos fertilizados e divididos são implantados no útero da cadela, causando caroços de 0,8 a 1 cm. Esses “nódulos” se tornarão filhotes, onde já podemos observar pequenas figuras. Nesse momento, você pode ir ao seu veterinário para fazer um exame de sangue e garantir que a mãe esteja saudável.

Quarta semana (22-28 dias): Os embriões já estão se desenvolvendo, muito lentamente, dentro da cadela. Nesta semana, os filhotes medem entre 2 e 3 centímetros, onde será possível realizar a palpação abdominal e também observar alguns dos sintomas mencionados acima, como aumento do mamilo ou corrimento vaginal. Filhotes já têm uma coluna vertebral.

Quinta semana (29-35 dias): Na quinta semana, o tamanho dos embriões aumentou cerca de 5 centímetros e está começando a crescer muito mais rápido. É hora de começar a prestar muita atenção à dieta e outros cuidados do cão, por isso recomendamos que você consulte o veterinário para obter alguns conselhos e fazer o primeiro ultrassom.

Silky Terrier - Filhotes
Silky Terrier – Filhotes

Sexta semana (36-42 dias): é na sexta semana que você começa a qualificar os ossos com um raio-X para nos dizer o número exato de filhotes que estão a caminho. Também é possível ouvi-los pela ausculta. Os embriões já se projetam 6 ou 7 centímetros e, como resultado, o abdômen da barriga se torna cada vez maior. É hora de preparar o ninho do seu cão e continuar prestando atenção aos cuidados dela.

Sétima semana (43-49 dias): Na sétima semana, os filhotes atingiram o tamanho que terão ao nascer e você verá que os mamilos da cadela na criação já têm leite. Também é possível que o cão comece a diminuir a ingestão de alimentos. É altamente recomendável que você faça um raio-x esta semana, pois é mais fácil prever alguns possíveis problemas de nascimento.

Oitava semana (50-57 dias): nesse momento, o condicionamento dos ninhos se torna mais importante, pois a cadela grávida começa a se abrigar com muito mais frequência. Você deve garantir uma temperatura adequada e deixar a comida e a água à mão da cadela grávida. Os movimentos do feto são óbvios ao toque e o leite começa a fluir naturalmente. Contanto que você não cause estresse desnecessário à cadela, você pode fazê-la tomar banho para que o horário do parto seja o mais higiênico possível. No entanto, se você notar nervosismo ou estresse no seu cão, use um xampu para limpeza a seco.

Filhote de Silky Terrier Sentado na Pedra
Filhote de Silky Terrier Sentado na Pedra

Nona semana (58-65 dias): a hora do parto se aproxima e os filhotes estão totalmente treinados e prontos para nascer. É muito importante deixar espaço para o cão, porque nesse momento ele começará a se esconder no ninho e a mostrar sinais ligeiramente modificados. Pode ter contrações, micção involuntária, secreções vaginais, tremores e vômitos. É hora de ter em mãos o número de telefone de um veterinário de emergência 24 horas que pode chegar em casa, se necessário, pois alguns problemas de parto podem se tornar muito graves e colocar em risco a vida do filhote.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *