Home / Animais / Informações sobre o Besouro, sua Importância e Principais Ameaças

Informações sobre o Besouro, sua Importância e Principais Ameaças

O besouro é um animal popular, facilmente identificado por sua estrutura corporal característica.

Besouro: Informações Principais

  • O besouro é um animal muito bem desenvolvido, com sistemas que colaboram para sua sobrevivência.
  • Sua cabeça tende a ser redonda, a boca logo no topo, o aparelho bucal é muito bem desenvolvido, com mastigadores e trituradores.
  • Seguido da cabeça está o Protórax. Espaço entre a cabeça e o tórax, que contém as primeiras patas de alguns insetos e alguns sistemas essenciais.
  • Suas pernas que os permitem andar, cavar ou até cavar, dependendo das espécies.
  • O abdômen contém todo seu sistema respiratório.
  • Por fim, as asas. São o cartão de visita dos besouros e todas os insetos dessa família,
  • O par inferior de asas serve para voar. As asas superiores cobrem as inferiores e as protegem.

Os besouros fazem parte do grupo de animais que contém maior variedade no reino animal. A diversidade de espécies pode chegar a 340 mil.

Apesar de serem da mesa ordem, cada espécie pode variar muito em sua morfologia e formação.

Seja qual for a espécie, são muito desenvolvidos e surpreendentes. Seus sistemas de proteção são muito bons, permitindo a existência de diversas espécies em muitos lugares e ambientes diversos.

O tamanho dos besouros varia de 0.5mm a 16.0cm dependendo da família.

Alimentação do Besouro

As espécies da ordem coleópteros podem se alimentar de algumas formas diferentes. Alguns comem plantas, outros são responsáveis por decomposição, e dela também se alimentam, alguns comem fungos, enfim, podem ser parasitas ou predadores.

Alguns hábitos alimentares também podem mudar ao longo da vida, ou seja, quando filhote se alimenta de algo, quando adulto é modificado.

Apesar de algumas espécies serem consideradas pragas, outras são usadas para controle de pragas e ervas daninhas em grandes plantações.

Besouros Comendo Fruta
Besouros Comendo Fruta

Besouro: Alimentação Humana

Na cultura brasileira, não há costume de ingerir insetos. Para nós é algo asqueroso. Se há lugares que sirvam, provavelmente traz essa cultura de outros lugares.

Em outros países, é comum que insetos, inclusive o besouro, sejam parte dos cardápios. É verdade que esses animais são fontes de proteínas. Especificamente, os besouros, são a segunda classe de insetos com mais proteínas.

A Reprodução E Vida Do Besouro

A reprodução da maioria das espécies de besouros é feita por macho e fêmea. Em algumas raras espécies, a fêmea é capaz de procriar sem precisar de um macho.

Muitos dos besouros machos são equipados com antenas que detectam os feromônios produzidos pela fêmea. Algumas espécies são atraídas por olhares e estímulos visuais.

O macho fecunda a fêmea, deposita os espermatozoides, os ovos são fertilizados.

Os ovos viram larvas, que passam por vários estágios. No ultimo estágio da larva, vira uma muda. Essa etapa consiste em uma mudança da ‘capa` que as cercam, essa etapa se repete algumas vezes, até virar uma pupa.

A pupa já é um estágio mais desenvolvido. Assemelha-se muito mais com o inseto adulto, possuindo asas e alguns sistemas prontos.

Espécies de Besouros

·     Besouro Cervo Voador

Besouro Cervo Voador
Besouro Cervo Voador

Podem chegar a 9 centímetros de cumprimento, possuem grandes mandíbulas ou chifres que alongam seu tamanho. Esses chifres também auxiliam em batalhas pela posse de uma fêmea.

·     Besouro Tartaruga Dourada

Besouro Tartaruga Dourada
Besouro Tartaruga Dourada

Uma espécie fascinante que pode mudar de cor. O que surpreende mesmo é que sua cor original é transparente! Uma capa sem cor envolve o besouro, e quando se sente ameaçado pode escurecer.

·     Besouros de Bolha

Besouros de Bolha
Besouros de Bolha

É um dos besouros que podem ser encontrados em jardins ou plantações. Pois se alimentam de folhas, frutas e legumes.
A presença dele nas alimentações pode liberar uma toxina que é prejudicial aos humanos, causando bolhas e alergias.

·     Besouro Serrador

Besouro Serrador
Besouro Serrador

Sua presença é notável em árvores e madeira em decomposição. Se alimentam de fungos, raízes, néctar e até a própria madeira.
Podem até atacar humanos, a mordida pode ser dolorosa e causar inchaço, mas não é fatal.

·     Besouro Perna de Sapo

Besouro Perna de Sapo
Besouro Perna de Sapo

Esses Besouros têm cores bem características, e as pernas são realmente parecidas com peras de sapos. Sobre seu tamanho, são muito maiores que as fêmeas de sua mesma espécie.

Apesar dos vários estudos sobre as diferentes espécies de besouros, não é fácil catalogar todos ou ter registros fotográficos de cada um deles. São milhares espalhados pelo mundo todo.

Habitat dos Besouros

O corpo e sistemas dos besouros são tão completos que são muito resistentes. Algumas espécies vivem solitárias, outras se agrupam. A decisão por território é pautada mais por alimentação do que por ameaças.

Besouros se adaptam a diferentes ambientes e condições ambientais, a análise é feita considerando o tempo da existência da espécie na terra, e as mudanças vividas por ela até hoje.

É possível encontrar os besouros em praias, cidades, cavernas, fazendas, selvas, florestas, desertos, jardins e até na água. Cada um com suas características e singularidades para a sobrevivência conde existem.

Besouro: Ameaças

Os mesmos motivos que os permitem viver em diferentes lugares, também diminui as ameaças aos besouros.

Podem ser presas de animais maiores, mas não há condições climáticas que destruam um besouro.

O Besouro é Perigoso?

Besouros podem atacar seres humanos quando estão em estado de alerta ou quando se sentem ameaçados. Mas nenhum tem veneno que possa matar um ser humano.

As toxinas liberadas só são encontradas em alimentos em que besouros comeram e deixaram-nas ali. Elas podem prejudicar e fazer mal à saúde, porém pode ser tratado e medicado.

Em casos de alergia é preciso que seja medicado rapidamente. Alergia pode tornar o caso mais grave e sem tratamento e medicação pode levar a óbito.

Besouro Andando na Mão de Humano
Besouro Andando na Mão de Humano

Apesar disso, há pouco tempo foi encontrado no Brasil uma espécie de besouro venenoso, chama-se Besouro-Escorpião. O veneno foi liberado na picada e demorou horas, chegando a mais de um dia para que a dor passasse nas pessoas picadas. Ainda assim, nenhum dos ataques resultou em morte.

Importância dos Besouros

Os besouros são responsáveis por muitas funções na natureza. Além do controle de pragas, também controlam decomposições, reciclagem natural, entre outros fenômenos.

A relação dos insetos e com corpos em decomposição também é estudada. Essa relação é importante para saber o tempo desde a morte e também a causa da morte. O besouro é um desses insetos determinantes.

Como já citado. O uso do besouro na culinária é muito comum em culturas orientais. Esse inseto é comum, útil e muito importante.

Veja também

Picada de Carrapato na Gravidez Pode Ser Perigoso? Qual o Risco?

Hoje vamos falar um pouco sobre os riscos de uma picada de carrapato, podemos dizer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *