Home / Animais / Reprodução Do Polvo: Filhotes E Período De Gestação

Reprodução Do Polvo: Filhotes E Período De Gestação

Você por acaso sabe o significado da palavra Polvo? Este animal bastante esquisito vaga os mares e esconde uma série de mistérios, se você que conhecê-lo melhor, basta me seguir!

Características do Estranho Polvo

Seu nome tem tudo a ver com as suas pernas, é isso mesmo! Talvez você esteja pensando que eu sou algum tipo de louco mas o nome Polvo quer dizer “Muitas pernas”. Nunca vi algo com tanto sentido quanto o nome deste animal!

Nosso estranho Polvo é um bicho onipresente, ele está em todos os oceanos do mundo, em todas essas extensões de água há um animal desses. Fique sabendo que existem mais de 700 espécies deste curioso bicho, são tantas que fica impossível saber qual é qual!

Você se expressa de diferentes formas diante de cada situação não é verdade?! Mas garanto que não consegue fazer isso tão bem quanto o Polvo, ele muda a sua cor como forma de se expressar perante as inúmeras emoções que sente. O bom é que só pela tonalidade dele você já vai saber como está seu humor!

Falar de um Polvo e não mencionar a nuvem de tinta que ele solta quando se sente ameaçado pelos predadores é um crime, este mecanismo de defesa é quase igual ao jato fedorento lançado pelo Gambá, fique sabendo que a tinta também possui cheiro e tem como função confundir aqueles que tentam pegar nosso misterioso Polvo.

Já pensou ficar todo pintado de tinta? Ainda bem que eu não encontrei nenhum estudo que demonstre que a chuva de tinta do Polvo seja capaz de manchar, até porque dentro da água isso seria impossível de acontecer!

Eu tenho a certeza que você brincou de pique-esconde, o Polvo leva isso bem a sério, tanto que além de soltar a tinta para conseguir escapar e se esconder dos predadores, ainda possui uma pele bem semelhante as pedras e outros lugares do fundo do mar, assim, ele consegue enganar aqueles que estão na sua cola.

Todo mundo tem aquele lugar preferido que gosta de ficar sozinho(a) observando o movimento e pensando na vida, nosso esquisitinho Polvo prefere permanecer paradinho por entre as pedras que estão no fundo do mar e também habita entre alguns tipos de buracos chamados de falhas. O negócio dele é se distanciar da bagunça, ficar tranquilão e observar tudo que acontece ao seu redor!

Polvo no Fundo do Mar

Lembra daqueles filmes medievais que apareciam criaturas enormes como lulas e Polvos gigantes no meio do mar? Confesso que animais como aqueles realmente não existem, mas há sim Polvos que podem chegar a 3m de comprimento e estes são considerados monstros marítimos!

Fique sabendo que este animal pode ser bem intimidador, existem espécies capazes de chegar a 40kg, imagine um Polvo de 3m de cumprimento e com um peso desses, seria algo bastante aterrorizante não?!

O Polvo não curte a vida grupal, o cara gosta mais é de viver a sua vida sossegado sem nenhum tipo de incomodo e nada de amizades. Bom, cada um faz aquilo que bem entende não é?!

A ciência fica bastante perplexa diante da inteligência deste animal, por isso, ele é constantemente estudado em cativeiro, neste ambiente consegue viver mais tempo sem sofrer com as intervenções humanas.

Não pense que os tentáculos do Polvo são apenas para a sua locomoção, eles possuem sensores que são capazes de fazê-lo sentir o cheiro e a textura de um determinado objeto. Isso deve ser bem legal, fico impressionado como os animais podem nos surpreender!

Apesar de parecer que nosso amiguinho possui uma cabeçona bem grande, saiba que ela não é especificamente um crânio, o Polvo não tem nenhum osso, portanto, não é considerado um vertebrado.

Por mais que os tentáculos deste animal sejam poderosos, os olhos dele são bem fracos e não enxergam cores. É meu amigo Polvo, não se pode ganhar todas!

Filhotes e Período de Gestação do Nosso Esquisito Polvo

O acasalamento do Polvo pode durar horas ou dias sendo que é a femêa que dá início a tudo, ela libera um tipo de feromônio que atrai o macho e ao mesmo tempo faz com que ele não a devore, digo isto porque tal acontecimento pode ocorrer durante a fecundação.

Este processo é um tanto diferenciado, pois a maioria dos animais fecundam entre casais, o Polvo femêa pode ser fecundado por mais de um macho, algo bem curioso e diferente do que estamos acostumados a ver.

Mais uma das funções dos tentáculos deste animal é a de introduzir espermatóforos, eles serão responsáveis pela produção da futura geração de filhotes.

Filhote de Polvo
Filhote de Polvo

Existe uma coisa muito estranha e triste no período gestacional do Polvo, a femêa morre um pouco após os filhotes nascerem, pois ela fica sem comer até este momento, lembrando que o macho também falece.

Os filhotinhos ao saírem de seus ovos vão para a superfície, lá eles se alimentam de zooplânctons, estes são pequenos seres que vivem no mar e vagam por ele, podem ser microscópios ou não.

Nos seres humanos quando nascemos não surgimos com a forma a qual estamos agora, ao decorrer da vida nosso corpo vai desenvolvendo e se transformando de uma maneira inimaginável.

Os pequenos Polvos nascem em forma de larva e com o passar do tempo chegam a forma que conhecemos.

Sabia que algumas espécies são canibais? Eles matam uns aos outros, mas confesso que não sei ao certo quais possuem tal hábito! Que coisa mais estranha!

Não sei se você tem conhecimento disso, mas o Polvo pode ser um animal muito perigoso dependendo de sua espécie, existe um tipo que reside na Austrália cujo veneno pode nos matar facilmente, lembrando que esta espécie a qual estou falando é minúscula.

Muito obrigado pela sua presença, fico muito feliz de você por aqui me dando a maior força lendo os meus conteúdos, saiba que neste site estão as melhores matérias sobre a fauna e flora brasileira e também mundial.

Em breve estarei trazendo outras coisas bem interessantes, portanto, mantenha-se conectado a este site!

Até a próxima!

Veja também

História do Tracajá e Origem do Animal

O tracajá é uma espécie de cágado que habita o Brasil há milhões de anos. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *