Home / Animais / Rato De Esgoto: Curiosidades, Reprodução, Onde Vivem E Imagens

Rato De Esgoto: Curiosidades, Reprodução, Onde Vivem E Imagens

Mesmo que falar destes animaizinhos asquerosos não seja algo prazeroso é sempre bom conhece-los e procurar saber um pouco mais sobre essas e muitas outras curiosas espécies desta nossa fauna vasta e misteriosa!

Eu duvido que você já não tenha tido contato com este animal em algum momento da sua vida, eles são bem perigosos e nocivos a nossa saúde. Bom, a partir de agora eu falarei sobre eles!

Características do Rato de Esgoto

Seja nas ruas, nas casas, e até mesmo em áreas vegetativas, eles sempre estão atazanando as nossas vidas e nos dando bastante trabalho. Resumindo, por toda parte você poderá ver os ratos andando por aí causando muito tumulto e incômodo as pessoas.

Três Tipos de Ratos

Todos nós temos sobrenomes não é mesmo?! E nós os usamos para identificar os membros da nossa família, pois bem, o Rato de Esgoto também possui uma espécie de sobrenome que o identifica, a ciência o chamou de Muridae, que são os animais de focinho alongado e cauda cumprida.

Como você já deve saber, este animal possui um tamanho bastante notável, seu comprimento é de 18 a 25cm com um peso que pode alcançar de 280 a 460g.

Onde Vive?

Apesar de chamarmos de Rato de Esgoto, este animal pode viver em qualquer ambiente sendo bastante flexível, inclusive bem aí pertinho da sua casa é um lugar perfeito para ele….brincadeirinha!

Reprodução

Já percebeu que existem muitos ratos neste mundo? Cientistas acreditam que estas pragas são intermináveis e nunca poderão serem exterminadas!

Este bicho é uma máquina de reprodução, é como se ele viesse ao mundo apenas com este objetivo, tanto que o seu tempo de vida é relativamente curto durando apenas de 1 a 2 anos. Porém, a sua capacidade de reprodução é incrível e, assim, ele pode gerar de 10 a 12 filhotes.

Ele projeta praticamente um exército, parece até que está criando uma espécie de supremacia para dominar o mundo… brincadeira!

Curiosidades Sobre o Rato de Esgoto

Chegou a hora em que você ficará de cabelo em pé em saber o quanto este animal é astuto, vamos lá:

O Rato É Como Um GPS

Isso parece meio engraçado, mas é a mais pura verdade, este bicho possui um senso de direção inacreditável, você já tentou pegá-lo? Já reparou o quanto é difícil esta tarefa? Além de ser extremamente rápido, consegue traçar rotas de fuga de um modo bem preciso, por isso, quase nunca ele é pego!

Se pudéssemos usar cada olho para enxergar uma direção diferente, seria algo bem esquisito e ao mesmo tempo super incrível, pois é, sabe o nosso amiguinho rato? Ele consegue, este é um dos motivos que faz com que este pestinha consiga fugir tão facilmente da gente quando tentamos exterminá-lo!

Normalmente os ratos não enxergam o tom vermelho, porém são capazes de visualizar os raios ultravioletas que são completamente imperceptíveis para nós humanos.

Um Cardápio Variado

O Rato é um animal onívoro, mas bem onívoro mesmo, da mesma forma que pode comer restos de lixo, ele também pode devorar fios se perceber que os mesmos são comestíveis. Nunca irá faltar alimento para estes animais.

Este fator talvez seja bastante predominante para que o animal se prolifere de maneira mais fácil visto que ele possui uma capacidade maior de sobreviver.

O Rato Nunca Será Banguelo

Talvez você não esteja entendendo, mas eu digo isso pelo fato de que seus dentes nunca param de crescer, o rato possui dentes afiados como agulha.

O Rato Possui Neofilia

Neofilia significa “medo do novo”, ou seja, se você, por exemplo, colocar um alimento num local onde o rato não está acostumado a encontrar comida, ele possui a capacidade de deduzir que tal situação talvez se trate de uma enrascada para matá-lo.

Lembrando que o rato possui também a habilidade de comunicação, sendo assim, ao ver um colega seu morto, pode avisar aos demais para que eles fiquem em alerta. Parece inacreditável não é?! Mas é verdade!

O Rato é um Ótimo Escalador de Paredes

Isso também é uma verdade, este bicho possui muita facilidade em fazer isso, principalmente em paredes chapiscadas onde ele pode se agarrar tranquilamente.

Afaste o Rato Através do Odor

Como eu já disse antes: os cientistas falam que os ratos não podem ser totalmente exterminados, porém, você pode combatê-los e impedi-los de dominar a sua casa, vou lhe ensinar como. Conheça os odores que o Rato de Esgoto detesta:

Óleo de Pimenta

Esta substância não causará nenhum dano à sua saúde, porém, ao rato ela é capaz de irritá-lo a ponto de fazer com que o animal permaneça bem longe da sua casa.

Você pode usar aqueles borrifadores de água para poder passar o óleo de pimenta nos locais onde mais o rato aparece.

Óleo de Hortelã

Ele funciona da mesma forma que o Óleo de Pimenta, neste caso aqui você também pode utilizar o borrifador para espalhar a substância, ou então utilize bolinhas de algodão encharcadas com o óleo e as coloque nos lugares em que mais haja a incidência de visitas dos ratos.

Não se esqueça de sempre espalhar o Óleo de Hortelã novamente, pois em cerca de 4 dias o odor já deve estar fraco e precisa sempre ser renovado.

Use As Cebolas

Nunca imaginaria que o cheiro das cebolas teria a capacidade de repelir o rato, saiba que isso é verídico e realmente funciona. As cebolas possuem o mesmo efeito que as outras substâncias que eu lhe apresentei.

Enquanto as cebolas nos fazem chorar, para os ratos, elas os fazem correr para bem longe da sua casa!

Tenha Cuidado

Como estamos tratando de um animal nocivo a nós humanos, não posso deixar de te dar alguns alertas bastante úteis para que você não tenha problemas com este bicho!

Primeiramente, não deixe nenhum tipo de lixo espalhado pela sua residência e tome bastante cuidado com aqueles quartinhos cheios de entulhos e bugigangas, eles são um belíssimo ninho para o Rato.

Fico sempre agradecido por sua presença aqui, toda vez que produzo um conteúdo, sempre penso no quanto ele será útil para você.

Lembre-se de que neste site estão sempre os melhores conteúdos, nos vemos em breve, até mais!

Veja também

Alimentação do Pastor-da-Anatólia: O que Eles Comem?

O cão pastor da Anatólia é originado no quadrante menor da Ásia na Turquia. Eles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *