Home / Animais / Ciclo de Vida da Tartaruga: Quantos Anos Elas Vivem?

Ciclo de Vida da Tartaruga: Quantos Anos Elas Vivem?

Você sabia que as tartarugas são consideradas entre os dez animais que sobrevivem por mais anos nessa terra? Tanto é que chega a ser difícil determinar a idade exata delas, porque nenhum de seus observadores ainda foram capazes de sobreviver tanto ou mais tempo que elas.

Uma das que foi considerada a maior sobrevivente em anos na Terra, a mais antiga seria Adwaita, que morreu em março de 2006, uma tartaruga gigante das Seychelles que viveu na Índia. Ela talvez tenha vivido centenas de anos, embora os cientistas só conseguiram determinar a provável idade dela em 255 anos.

Ciclo de Vida da Tartaruga: Quantos Anos elas Vivem?

A vida útil de uma tartaruga já varia de acordo com o tipo de tartaruga (terrestre, aquática e marinha), mas também de acordo com a espécie. A maioria das tartarugas terrestres vive cerca de 60 anos na natureza e cerca de 100 anos em cativeiro, quando todas as condições ideais de manutenção estão em vigor.

Então algumas espécies, como tartarugas de Galápagos ou Seychelles (tartarugas gigantes) podem viver mais de 200 anos. As tartarugas aquáticas têm uma vida útil estimada em cerca de 40 anos, em média, mas há espécies que acredita-se já estar vivendo por mais de 100 anos, como as grandes tartarugas de couro.

Vida Útil de uma Tartaruga Terrestre

As tartarugas podem ter uma longevidade de um século! O maiores registros pertencem as tartarugas das Seychelles e Galápagos, espécies gigantes e não domesticadas que podem viver até 150 anos. Uma expectativa de vida muito longa que classifica a tartaruga em primeiro lugar no ranking de vertebrados com a maior expectativa de vida.

Para outras espécies de tartarugas, sua longevidade depende de muitos fatores entre suas espécies e as condições em que vivem. Em média, uma tartaruga terrestre pode viver por pelo menos 50 anos e até 100 anos. Deve-se notar que, em cativeiro, as tartarugas geralmente vivem mais por causa da ausência de predadores para ameaçá-las. Por exemplo, testudo hermanni (conhecida como a tartaruga Hermann) viveria em média 40 anos na natureza mas em cativeiro pode sobreviver até 60 ou 80 anos.

Para se ter uma ideia, aqui está a vida útil de diferentes espécies de tartaruga doméstica:

Testudo hermanni: de 30 a 80 anos;
Geochelone elegans: de 25 a 30 anos;
Testudo Graeca: de 60 a 80 anos;
Agrionemys horsfieldii: de 40 a 50 anos;
Geochelone sulcata: de 60 a 70 anos;
Stigmochelys pardalis: de 50 a 60 anos;
Indotestudo elongata: de 40 a 45 anos.

Vida Útil de uma Tartaruga Aquática

As tartarugas de água têm um tempo de vida mais curto do que os seus primos terrestres, mas são animais que também podem acompanhá-lo toda a sua vida. Sua longevidade em cativeiro é geralmente muito maior do que na natureza, pelas mesmas razões explicadas anteriormente para as tartarugas terrestres. Na ausência de predadores e condições de vida que às vezes são difíceis dependendo do ambiente, uma tartaruga aquática pode viver por um tempo menor quando está em seu ambiente natural. Alguns podem viver pelo menos 50 anos, mas a maioria terá uma expectativa de vida de 15 a 20 anos, no máximo 30 anos se sobreviverem em excelentes condições de vida.

Aqui está o tempo de vida das tartarugas aquáticas domésticas mais comuns:

Apalone ferox: de 40 a 50 anos;
Emys orbicularis: de 40 a 60 anos;
Mauremys reevesii: de 15 a 20 anos;
Pelomedusa subrufa: de 20 a 30 anos;
Sternotherus odoratus: de 25 a 30 anos;
Ocadia sinensis: de 15 a 18 anos;
Rhinoclemmys sp: 10 a 15 anos.

Respeitando a Longevidade de sua Tartaruga Doméstica

As tartarugas têm duas características principais: lentidão e longevidade. Isso é ainda mais verdadeiro em cativeiro. E sim! As tartarugas terrestres podem viver muito …. muito … muito tempo ao seu lado. Você deve estar ciente disso antes de adotar uma.

Alguns podem ir até cem anos. Mas, em média, leva mais de sessenta anos… É quase a mesma coisa porque isso significa que terá um animal pra cuidar por um bocado de tempo, que pode até sobreviver mais que você inclusive!

O que lhe permitirá viver muito tempo? Acima de tudo, respeitar suas necessidades: um terrário bem equipados e/ou espaço no ajuste do jardim para sua tartaruga, por exemplo. Respeitar sua hibernação é outro ponto importante.

Tartaruga Doméstica

Para aquelas tartarugas que hibernam, é vital. A hibernação é parte integrante do bem-estar da tartaruga. É importante entender esse fenômeno e adaptá-lo de acordo com sua tartaruga e seu habitat.

Outra recomendação que você deve respeitar é a dieta (onívoros, herbívoros, etc) da sua tartaruga, seja ela terrestre num terrário ou tartaruga de água num aquário. Compreenda a dieta adequada de sua tartaruga e siga as recomendações sempre.

E claro, amor! Com grande amor e bondade, é possível fazer grandes coisas por seu animal de estimação. Citamos acima exemplos de tartarugas que podem viver muito. Há registros de tartarugas hermanns que viveram em famílias de criadores por 70, 80 e até 100 anos, tartarugas que sobreviveram a três gerações na família ou mais!

Para os filhos, nenhum trauma em relação à morte de seu animal de estimação quando este for uma tartaruga. Se você respeitar suas necessidades, a vida terá muito mais importância nessa espécie do que para cães, gatos, coelhos, hamsters e outros animais de estimação. Longa vida a sua tartaruga!

Ciclo de Vida da Tartaruga Marinha

Alguma vez você já se perguntou como ocorre o ciclo de vida das tartarugas marinhas ? Para estudar o ciclo de vida de qualquer espécie, devemos levar em conta como os filhotes crescem, como e quando os adultos se reproduzem e também se perguntam onde e o que comem.

Você sabia que as tartarugas marinhas migram? Eles viajam muito longas distâncias através dos oceanos, na verdade, eles viajam das águas onde eles se alimentam para as áreas onde eles se reproduzem. A reprodução das tartarugas marinhas está intimamente ligada às temperaturas do meio ambiente.

Estima-se que as tartarugas marinhas atinjam a maturidade sexual entre os 12 e os 50 anos de idade. O alcance para atingir a maturidade sexual é tão variado, porque há muitas espécies diferentes. A maturidade sexual de tartarugas está diretamente relacionado com o tamanho das conchas, que precisam atingir um comprimento entre 60 a 98 centímetros.

Como os pássaros, as tartarugas marinhas viajam longas distâncias nos oceanos, mas no caso das tartarugas marinhas, não são todas as espécies que fazem essa incrível jornada, de fato, algumas espécies se reproduzem e se alimentam em áreas próximas ao local onde vivem. Assim, dependendo de cada espécie, haverá uma rota migratória ou outra, sem contar que há espécimes dentro das diferentes espécies que não migram.

Determinar a idade real de tartarugas marinhas é intrinsecamente complicado. Seus cascos que poderiam servir de base pra o cálculo tendem a calcificar e se desgastar na água do mar com o tempo. Além disso, algumas espécies ao atingir a maturidade sexual param de crescer seus cascos.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *