Home / Animais / Raça De Cavalo Percheron: Características, Fotos E Historia

Raça De Cavalo Percheron: Características, Fotos E Historia

Hoje você vai ter a honra de conhecer um animal super respeitado e admirado por sua robusteza e vitalidade. Aprender sobre a natureza sempre é bom, portanto, perca alguns minutinhos conhecendo este belíssimo animal!

Características do Grande Percheron

Eu já mencionei sobre a robusteza dele não é?! Saiba que esta é uma das suas qualidades mais visadas pelos admiradores deste animal!

Tanto para atividades laborais quanto para esportes hípicos o Percheron é completamente útil, sua força é tão incrível que até mesmo nas competições com carruagem ele é utilizado. Até mesmo em apresentações circenses ele também está presente, o animal é sem dúvidas um astro.

Sua altura permeia entre 1,58 a 1,72m e isso se dá independentemente de ser fêmea ou macho, lembrando que seu peso alcança os 900kg.

Com músculos bem fortes este animal encanta a qualquer um que saiba apreciar um bom e prestativo cavalo. Este é o nosso incrível Percheron!

Como não falar sobre o seu pelo e a pele que de tão lisa dá ao animal uma beleza impressionante. Seus tons de pele podem alternar entre preto e tordilho.

Uma característica dele que é impossível não notar são suas patinhas um pouco curtas.

A Confusa História do Percheron

Mas por que confusa? Porque são tantas as dúvidas quanto a origem do animal que fica quase impossível saber sobre ela!

Olha, já vou avisando que a história é longa e possui muitas opiniões controversas: dentre este longo debate alguns acreditam que o Percheron é oriundo das idades do gelo, enquanto outros dizem que a origem deles é dos cavalos Boulonnais, eles participaram de uma grande invasão a Bretanha carregando o grande povo romano.

Como eu disse a história continua: para complicar ainda mais o assunto outras pessoas disseram que o Percheron era descendente do Árabe Abd el Rahman’s, daí vieram mais debatedores do assunto acrescentando que o animal poderia estar ligado aos Mouros, um povo que lutou na batalha de Poitiers, uma força francesa bem antiga.

Mais fatos foram acrescentados: Estudiosos trouxeram novas informações alegando que uma raça de égua de uma cidade chamada Le Perche foi misturada com cavalos árabes, isso tudo durante o século VIII e a Idade Média, estes homens disseram que tal acontecimento contribuiu para o nascimento do Percheron.

Lembrando que muitas cruzadas foram feitas graças ao Percheron que carregava os cavalheiros medievais.

Para complicar mais uma vez, estes estudiosos doidos descobriam um acontecimento que ocorreu lá no século XVII, os Cavalos de Le Perche se tornaram bastante notórios. Porém, ainda não eram os animais fortes que conhecemos hoje, eles eram um pouco inferiores.

Eu lhe avisei que a história é longa: A França acabou criando uma haras numa cidade chamada de Le Pin com o objetivo de criar uma montaria em seu exército. Isso tudo ocorreu no século XIX.

Hoje, acreditasse que o Percheron é oriundo do cavalo chamado Jean Le Blanc, ele também veio da histórica cidade de Le Perche e o Percheron que temos hoje possui laços sanguíneos com ele.

Cavalos da Raça Jean Le Blanc
Cavalos da Raça Jean Le Blanc

Nosso Percheron não tinha sossêgo, ele era constantemente transportado para América e essa atividade perdurou até a Segunda Guerra Mundial.

Em 1930 nos EUA, o Percheron tornou-se uma estrela perante os fazendeiros, ele acabou sendo escolhido como a melhor raça dentre todas, em 1930 a raça teve o seu ápice.

Após a Segunda Guerra Mundial surgiram os tratores e quase que o nosso Percheron caiu no esquecimento, aliás, isso aconteceu, mas na década de 60 eles novamente entraram em cena.

Nos tempos atuais o grande Percheron é usado em atividades laborais e também em atrações.

Agora que você já aprendeu sobre esta raça incrível, que tal saber um pouco mais sobre os cavalos?

Curiosidades Sobre Os Cavalos

  1. Já ouviu falar em um animal chamado “Mesohippus”? Eles eram os antepassados dos cavalos que hoje conhecemos! São criaturas que lembram bastante o cavalo, mas são um tanto estranhas!
    Ilustração do Mesohippus
    Ilustração do Mesohippus
  2. Segundo alguns estudiosos, os cavalos já eram domesticados desde de 6.000 A.C sendo que as datas em torno deste assunto podem ser ainda mais antigas.
  3. A gestação da Égua é bem mais longa que a de nós humanos, ela dura longos 11 meses.
  4. Já comeu Sushi de Cavalo? Eu aposto que não, na verdade tenho quase certeza que você nem sabia que existia!
  5. O Brasil é o 3º maior produtor do mundo de carne de cavalo, fiquei surpreso com isso!
  6. O histórico Alexandre O Grande quis homenagear o seu cavalo Bucéfalo, ele criou uma cidade com o nome de Bucéfala.

Então, eu te contei a história do Cavalo Percheron, mas você sabe a origem do cavalo em si? Pois bem, eu vou lhe contar!

História do Mesohippus

Este animal foi o primeiro antepassado dos cavalos que hoje conhecemos, ele era bastante esquisito com suas patas curtas e apenas três dedos.

O Mesohippus mantinha um cardápio regado a frutas e vegetações, e em sua boca havia apenas 6 largos dentes.

Saiba que antes desta espécie existia uma outra chamada de Eohippus que media exatos 35 cm.

 Espécies Um Tanto Excêntricas

Existem algumas raças de cavalos que possuem características únicas que as fazem se destacar perante as demais!

Appaloosa

Ele é um tipo de cavalo bastante bonito, suas cores são bem diferenciadas, dificilmente você viu ou verá algo parecido, alguns exemplos são: leopardo, copo de neve, malhado, claro e marmóreo.

O Appaloosa trata-se de uma raça americana que como já mencionei destaca-se pelo seu tom de pele bastante diferenciado.

Appaloosa
Appaloosa

Quando se trata de esportes hípicos, com certeza essa espécie é uma das que mais se encaixa para tal situação, pois sua musculatura é robusta e firme.

Shetland Pony

Esta pequena criaturinha mais parece aqueles pôneis de desenho animado, o animal possui apenas 71,12cm e assim como o Appaloosa, encanta com a sua beleza.

Shetland Pony
Shetland Pony

Sabe por que eu sempre enfatizo que este site é o melhor em conteúdos relacionados a fauna e flora universal? Porque nós sempre nos empenhamos em trazer matérias inéditas e relevantes para você leitor! Muito obrigado pela visita e até a próxima!

Veja também

Araçari-Miudinho ou Araçari-Limão: Características e Fotos

 Quem já viu um a araçari-miudinho não esquece jamais! Uma ave multicolorida que também  é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *