Home / Animais / Hipopótamo Comum: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hipopótamo Comum: Características, Nome Cientifico e Fotos

Que tal conhecer um pouco mais do hipopótamo-comum? Ele é um mamífero herbívoro do continente africano considerado um dos animais mais agressivos da África. Confira a seguir algumas de suas características.

Da mesma família das girafas, lhamas, antílopes, porcos e camelos, o hipopótamo comum é um animal que pode chegar a pesar até quatro toneladas. De corpo roliço, em forma de barril e dentes bem grandes, esse animal é considerado o terceiro maior animal terrestre quando se trata do peso.

E você pode conhecer um pouco mais sobre esse animal incrivelmente grande. Acompanhe esse artigo e conheça suas características, nome científico e muito mais.

Hipopótamo Comum e Suas Características

O hipopótamo comum é um animal semiaquático, ou seja, vivem em lagoas e rios profundos bem como na terra, em ambientes com grandes pastagens. Esse animal é encontrado nos países da África e também na Palestina, no Oriente Médio.

Eles pertencem a categoria de mamíferos mega-herbívoros, junto com os rinocerontes e elefantes. Seu nome vem do grego antigo e significa “Cavalo do Rio”. Seus parentes mais próximos que ainda são vivos são as baleias, golfinhos e demais cetáceos.

Seu nome científico é Hippopotamus amphibius e também é conhecido como hipopótamo do Nilo. O hipopótamo comum pertence a família Hippopotamidae, a qual possui somente duas espécies vivas atualmente.

Hipopótamo Comum Características

Esse animal pode pesar de três a quatro toneladas, onde o macho é mais pesado que a fêmea. Seu comprimento fica entre 3,80 a 4,30 metros, com uma cauda de até 50 centímetros. Suas pernas são curtas, fazendo com que sua altura seja em média de 1,5 metros. Seu corpo é bem robusto e grande, no formato de um barril. O hipopótamo possui um pescoço largo com focinho e presas grandes.

As orelhas dele são pequenas e seus olhos ficam na parte superior da cabeça e são bem acentuados. Possuem cascos com quatro dedos, por isso são classificados como artiodátilos. A pele do hipopótamo comum é de cor marrom ou rosa escuro e é lisa. Ele possui glândulas que secretam uma substância vermelha que lubrifica e protege sua pele do sol. Além disso ele possui poucos pelos bem finos e curtos, e ainda não possui pelos nas orelhas, na ponta da cauda e nos lábios.

A espécie vive em grupos, onde até 50 hipopótamos andam juntos e tem um líder macho. Eles costumam ficar na água durante o dia para dormir e manter o corpo mais fresco e a noite saem para pastar na terra firme. Entretanto, esse animal pode ficar submerso na água por até cinco minutos, assim ele passa o dia “intercalando” entre ficar submerso e na superfície dentro da água.

Reprodução

A fêmea tem sua maturidade sexual entre 5 e 6 anos de idade, enquanto os machos atingem a sua aos 7 anos e meio. Porém, conforme estudos feitos os animais começam a acasalar apenas a partir dos 13 anos. As fêmeas ficam no cio durante 3 dias, nesse período é comum os machos brigarem para acasalarem com as fêmeas.

O acasalamento acontece embaixo da água, onde a fêmea fica a maior parte do tempo submersa, subindo a superfície apenas para respirar. A gestação do hipopótamo comum dura entre 227 e 240 dias, ou 8 meses e o parto também acontece debaixo da água. As fêmeas dão à luz em média a cada 2 anos.

Geralmente a fêmea dá cria a um filhote, mas pode acontecer de ter 2. Os filhotes nascem com cerca de 25 a 50 quilos e medem 127 centímetros. Ao nascer, precisam nadar até a superfície para respirarem pela primeira vez. A amamentação acontece debaixo da água e também na terra, quando a mãe sai para se alimentar. Quando as águas são muito profundas os filhotes ficam nas costas de suas mães e nadam para baixo apenas para se amamentar. Com seis ou oito meses até um ano os filhotes desmamam.

Curiosidades do Hipopótamo Comum

Esse animal tem expectativa de vida de 40 a 41 anos vivendo em seu habitat natural e pode chegar aos 54 anos se for mantido em cativeiro.

O hipopótamo comum é um animal bem agressivo e violento. Os machos, atacam outros animais a fim de defender seu território, já as fêmeas para proteger seus filhotes. Como vivem na África, junto de outros diversos animais, os filhotes acabam se tornando presas de outros animais predadores, enquanto que os hipopótamos adultos não são tão almejados, devido a seu tamanho e violência.

Os principais alvos dos hipopótamos são os crocodilos, principalmente por ter o mesmo habitat. Quanto ao ser humano pode ser atacado, mesmo sem provocar esse animal. Há registros de ataque em terra e também em barcos, o que torna o hipopótamo comum um dos animais mais perigosos da África.

A espécie sofre extinção em locais específicos, como nas regiões da Argélia e do Egito, principalmente devido à caça, que é realizada para o consumo da carne do animal. Outro fator que pode ameaçar a espécie é a agressividade desse animal, onde os machos, principalmente, fazem batalhas entre eles e com outros animais em busca de território e acabam morrendo.

 

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *