Home / Animais / Qual Remédio Caseiro Para Matar Carrapato de Cachorro?

Qual Remédio Caseiro Para Matar Carrapato de Cachorro?

Infelizmente, este é o caso: entre os parasitas mais perigosos para os nossos cães estão os carrapatos. Como sabemos, pertencentes à família dos ácaros, eles tendem a sugar sangue de seres animais e, às vezes, também de seres humanos.

É claro que existem muitos medicamentos úteis no mercado contra esses “agressores”, mas nem todo mundo gosta de usar produtos químicos em seus amigos de quatro patas. É por isso que, muitas vezes, os proprietários procuram remédios naturais para usar.

Remédios Caseiros Contra Carrapatos Em Cães

  • Água e sal grosso: se você encontrar um carrapato no corpo do seu cão, lave bem a parte com uma solução de água e sal grosso, forçando o parasita a soltar e deixar a presa para sempre.
  • Batata em pó: a batata em pó, particularmente o amido da batata, também é útil se dissolvida em água quente. Basta espalhar a mistura sobre a pele, após alguns minutos o carrapato se desprenderá e, graças à porcentagem de etanol contida no pó, também realiza uma ação antibacteriana.
  • Água e limão: um dos produtos naturais absolutamente adequado para eliminar permanentemente os carrapatos da pele de todos os animais (incluindo humanos), é certamente o limão que misturado com água se torna uma lavagem anti-séptica eficaz. O uso é recomendado periodicamente para alguns animais de estimação, como o cão, para evitar ataques.
  • Vinagre: está cientificamente comprovado que, aplicado na pele de cães e humanos, é para remover carrapatos. Para usá-lo no cachorro, no entanto, é aconselhável diluí-lo em 30% de água, especialmente se houver feridas em andamento. Para este fim, o mais recomendado é o vinagre de maçã, mas o vinagre de álcool ou de vinho também produzem efeito.
  • Bicarbonato de sódio: com o bicarbonato de sódio, é possível criar uma pomada muito eficaz que é usada para desinfetar feridas e, ao mesmo tempo, é útil para remover os carrapatos de maneira natural. Uma dica é manter o bicarbonato de sódio em um spray com água e usá-lo na pelagem do cachorro sempre que ele voltar para casa.

Outras Sugestões Similares

Esses carrapatos sempre procuram se esconder em partes do corpo difíceis de rastrear ou tirar nos cães. Podem se infiltrar nas orelhas, em pontos difíceis das patas alcançarem nos pescoços, próximo as articulações das patas, etc. Se seu cachorro tiver saído para quintais, parques ou qualquer ambiente externo, é sempre recomendável fazer uma inspeção no animal para garantir, especialmente se notar que ele voltou coçando-se em algum ponto do corpo.

Sugerimos que faça uso de algum líquido anti-séptico (como álcool) que ajudará a induzir o carrapato a soltar-se e outro líquido oleoso para impedir que o carrapato consiga fixar-se com facilidade em algum outro ponto. Faça uso desses produtos em um pano ou gaze friccionando no cão tanto quanto for necessário até que o carrapato se solte. Se seu cachorro for do tipo sossegado e tornar isso possível, use os líquidos em algodão forçando sobre o carrapato. Isso irá obrigá-lo a se soltar em busca de respirar.

Fala-se muito da camomila como um ótimo repelente que afasta carrapatos da pele do cachorro. Procure fazer uso dessa planta com flores da forma mais natural possível e verá o efeito maravilhoso que fará. Depois poderá usar um desinfetante e anti-séptico para higienizar seu cão do excesso da erva aromática.

Já falamos do limão e aqui reiteramos que um bom repelente caseiro pode ser preparado com qualquer cítrico que você tenha, de preferência a laranja e o limão mesmo. Basta adicionar as fatias dessas frutas a água e ferver por trinta ou sessenta minutos, sempre tomando cuidado pra não evaporar a água. Será essa essência forte que usará como um spray sobre seu cachorro, evitando áreas sensíveis como os olhos. Essa essência serve como repelente para carrapatos não só no corpo do cachorro como nas áreas habitadas por ele em sua residência.

E Se O Problema for Pulgas Também?

Considerar as pulgas incomodando os cachorros também é de grande importância, até pelo fato que essas pragas são inconvenientes tanto para eles como para nós mesmos, além de serem transmissores de doenças. Pulgas em cães são semelhantes aos piolhos em humanos e não é fácil de eliminar. Mas a seguir daremos uma receita infalível que pode ser usada nos cães e na sua residência como um vaporizador de ar:

Ingredientes: óleo essencial da planta lavanda, óleo essencial da planta eucalipto, óleo essencial da planta opopanax, óleo essencial da planta cedro, óleo essencial da planta gerânio, óleo essencial da planta manjerona, óleo essencial da planta alecrim, óleo essencial da planta aloysia citrodora, vinagre de maçã, limão, hortelã desidratada, vodka e água.

Pulga
Pulga

Duas gotas de cada um desses óleos essenciais em 600 ml de água, além do suco de um limão, uma xícara de hortelã desidratada, duas colheres de sopa de vinagre de maçã e duas colheres de sopa de vodka. Deixe tudo ferver por cerca de vinte minutos e apague o fogo. Use essa mistura como um vaporizador ou um nebulizador sobre seu cão, sobre seus móveis, sobre seu piso e todo o ambiente acessível às pulgas.

Caso queira somente lavar seu cão dessas pragas, um shampoo caseiro que pode ser muito útil é feito misturando duas xícaras de água fervente com uma xícara de álcool e seis gotas de detergente neutro. Use esse shampoo para enxaguar bem seu cachorro, formando uma espuma densa e abrangente em seu corpo. Depois de alguns minutos, pode enxaguá-lo.

Outra alternativa para o ambiente de habitat do seu cachorro pode ser o uso de sal polvilhado em seus bens e utensílios ou brinquedos, bem como em seu piso, casinha, etc. O sal tem o poder de desidratar as pulgas e os carrapatos, matando-os completamente. Óleos essenciais ou cremes de lavanda, aloe vera, calêndula agem como repelentes e também cicatrizantes nas feridas dos cachorros acometidas por pulgas e carrapatos.

Por fim, uma última mas não menos importante sugestão: tenha critérios ao alimentar seu cachorro de forma adequada e com regularidade. Pior do que a invasão de pulgas e carrapatos em seu cachorro é se o cão estiver com a imunidade baixa por falta de alimentação eficiente e correta. Isso facilita perigosamente a transmissão de doenças por esses parasitas. Sempre tenha o acompanhamento de um veterinário para garantir que esteja alimentando seu cachorro de acordo com o que sua raça exige.

Veja também

Ficha Técnica do Pica-Pau: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os pica-paus são aves cuja nomeação deriva de uma prática comum: o ato de tamborilar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *