Home / Animais / Polvo de Anéis Azuis: Características, Nome Científico e Fotos

Polvo de Anéis Azuis: Características, Nome Científico e Fotos

O polvo de anéis azuis é um animal extremamente venenoso conhecido pelos anéis azuis brilhantes e iridescentes que exibe quando ameaçado. Os pequenos polvos são comuns em recifes de coral tropicais e subtropicais e nas marés do Oceano Pacífico e Índico, variando do sul do Japão à Austrália.

Chamado cientificamente de Hapalochlaena maculosa, o polvo de anéis azuis, assim como outros polvos tem um corpo em forma de saco e oito tentáculos. Normalmente, um polvo de anel azul é marrom e combina com o ambiente. Os anéis azuis iridescentes só aparecem quando o animal é perturbado ou ameaçado. Além de até 25 anéis, esse tipo de polvo também possui uma linha azul nos olhos.

Os adultos variam de tamanho de 12 a 20 cm e pesam de 10 a 100 gramas. As fêmeas são um pouco maiores que os machos, mas o tamanho de qualquer polvo varia muito, dependendo da nutrição, temperatura e luz disponível.

O corpo do polvo de anéis azuis é muito impressionante. Eles são muito pequenos em tamanho, mas sua anatomia permite que eles sejam muito poderosos. O corpo é muito flexível devido ao fato de que eles não têm um esqueleto. Eles são capazes de se mover muito rapidamente pela água também. O corpo é muito pequeno, mas os braços podem se espalhar bastante quando estão tentando capturar presas.

Eles geralmente são vistos nadando na água em vez de rastejar. Eles ficam deitados de lado, razão pela qual é tão fácil alguém acabar pisando neles na água. O que é único é que uma criatura tão pequena pode ter uma quantidade tão poderosa de veneno em seus corpos. É um enorme mistério quando se trata do design de sua anatomia.

Evolução do Polvo de Anéis Azuis

Existem especialistas por aí com uma explicação para isso. Eles acreditam que esse poderoso veneno é o resultado da evolução. Tornou uma fonte poderosa a ser reconhecida na água. Eles acreditam que o veneno só continuou a se fortalecer ao longo do tempo.

Hapalochlaena Maculosa

A evolução é um grande problema para qualquer animal, é uma maneira de ver onde eles estavam e como isso permitiu que eles fossem moldados hoje. No entanto, não há muito o que saber sobre o polvo de anéis azuis. É realmente um mistério sobre como eles surgiram. Eles têm um corpo muito diferente de outros tipos de criaturas que vivem na água.

Eles comprovaram altos níveis de inteligência e capacidade de adaptação ao ambiente. Acredita-se que o saco de tinta que eles possuem é uma parte da evolução. Oferece ao Octopus uma maneira de escapar dos predadores para que eles possam sobreviver.

Comportamento do Polvo de Anéis Azuis

Eles são considerados como uma das espécies mais agressivas de polvos. Eles não são tão propensos a correr e se esconder como normalmente. Eles também lutarão com outros polvos na área para poder manter sua comida e abrigo para si. Com a maioria das outras espécies, eles simplesmente se ignoram, mas esse não é o caso aqui.

O veneno que o polvo de anéis azuis é capaz de liberar é uma grande preocupação para os seres humanos. De fato, é o único tipo que é capaz de matar humanos se eles são mordidos por um desses polvos. Essa é uma das principais razões pelas quais muitas pessoas evitam esses animais marinhos onde vivem. Eles se preocupam em pisar em um e morder em retaliação.

Durante o dia, o polvo rasteja pelos corais e pelo fundo do mar raso, procurando emboscar presas. Nada expelindo água através de seu sifão em um tipo de propulsão a jato. Enquanto os polvos juvenis com anéis azuis podem produzir tinta, eles perdem essa capacidade defensiva à medida que amadurecem.

O aviso apozemático detém a maioria dos predadores, mas o polvo empilha pedras para bloquear a entrada do covil como salvaguarda.

Reprodução do Povo de Anéis Azuis

Os polvos de anéis azuis atingem a maturidade sexual quando têm menos de um ano de idade. Um homem maduro atacará qualquer outro polvo maduro de sua própria espécie, seja homem ou mulher.

O macho segura o manto do outro polvo e tenta inserir um braço modificado chamado hectocótilo na cavidade do manto feminino. Se o homem for bem sucedido, ele libera espermatóforos na fêmea. Se o outro polvo é um homem ou uma mulher que já tem pacotes de esperma suficientes, o polvo em montagem geralmente se retira sem esforço.

Em sua vida, a fêmea deposita uma única embreagem de cerca de 50 ovos. Os ovos são postos no outono, logo após o acasalamento, e incubados sob os braços da fêmea por cerca de seis meses.

As fêmeas não comem durante a incubação dos ovos. Quando os ovos eclodem, os polvos juvenis afundam no fundo do mar em busca de presas.

Tanto os machos quanto as fêmeas têm uma vida útil muito curta, a média e de 1 ano e meio a 2 anos. Os machos morrem logo após o término do acasalamento. Isso pode ocorrer em alguns dias ou eles podem ter algumas semanas de vida. Para as fêmeas, uma vez que ela tenha esses óvulos para cuidar de suas próprias necessidades, não será mais uma prioridade. Ela começará a se desligar também, com a morte muito próxima da eclosão dos ovos.

Alimentação do Polvo de Anéis Azuis

Eles geralmente são capazes de encontrar muito o que comer devido à natureza diversa de sua dieta. Eles caçam à noite e, graças à sua excelente visão, são capazes de encontrar comida sem problemas.

Eles consomem camarão, peixe e caranguejos eremitas. Eles são caçadores de sucesso devido à sua velocidade. Eles são capazes de colocar veneno no corpo de suas presas em muito pouco tempo.

Esse processo paralisa completamente a presa. Isso dá ao polvo de anéis azuis tempo suficiente para entrar e usar seu bico poderoso para quebrar as conchas. Em seguida, ele pode consumir a fonte de alimento dentro dele.

Eles também são conhecidos por seus comportamentos canibais. No entanto, é importante ressaltar que eles se consomem por direitos territoriais e não devido ao desejo de encontrar comida.

Predadores do Polvo de Anéis Azuis

Existem alguns predadores diferentes por aí que o polvo de anéis azuis tem que lidar. Eles incluem baleias, enguias e pássaros. Esses tipos de predadores são capazes de alcançá-los muito rapidamente e com o elemento surpresa ao seu lado.

Há momentos em que esses predadores se tornam presas devido ao polvo recebendo uma boa mordida. Isso os imobilizará. O polvo pode alimentar-se ou pode nadar para longe.

Devido ao grande perigo desses polvos, eles também são fortemente caçados por seres humanos. Eles acham que é melhor se livrar deles da água do que viver com medo deles. A maioria das pessoas não parece achar que há algo errado em caçá-las, para que as pessoas possam estar mais seguras na água.

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *