Home / Animais / Qual A Diferença Entre Raça e Linhagem na Avicultura?

Qual A Diferença Entre Raça e Linhagem na Avicultura?

Os termos utilizados na Biologia são extremamente importantes para entendermos um pouco mais o funcionamento de toda a dinâmica dos seres vivos, tanto animais quanto plantas, independentemente de qual será o objeto de estudo.

Por esse motivo, pode até ser difícil ter todos os termos de cor na cabeça, mas pelo menos a maioria deles deve ser esclarecida, de forma que você consiga se aprofundar ainda mais nos seus estudos e entenda tudo o que está sendo estudado sem maiores dificuldades.

Na avicultura, os termos “raça” e “linhagem” geram grande polêmica, já que houve uma mudança de nomenclatura e isso acabou criando uma grande confusão na cabeça das pessoas, principalmente na daquelas pessoas que já não entendiam muito bem os termos antigos.

Por isso, é extremamente importante que você entenda bem a diferença existente entre raça e linhagem, pois existe uma diferença.

Portanto, vamos falar um pouco mais sobre a definição de raça, a definição de linhagem e depois a diferença existente entre esses dois termos. Dessa forma, você conseguirá entender bem melhor como a avicultura está funcionando e trabalhando nos dias de hoje.

Raça – Definição

Raças - Avicultura
Raças – Avicultura

As pessoas confundem a definição da palavra “raça” não apenas na avicultura, mas também em todas as outras áreas da vida, já que esse é um conceito ainda muito confuso na mente de muita gente. Por isso, vamos ver exatamente qual a definição de raça.

De acordo com o dicionário, o termo “raça” pode ser definido como “tipologia e classificação das espécies vivas que habitam o solo de nosso planeta, incluem as plantas e os animais. Inclui também, a tipologia geral dos seres humanos, segundo vários aspectos”.

Isso significa que o termo raça é utilizado para designar e classificar os seres vivos de acordo com características em comum, sempre de acordo com a Ciência. Nesse caso, essa designação pode ocorrer em plantas, animais e é a tipologia geral dos seres humanos; ou seja, existe apenas a raça humana (é extremamente comum as pessoas confundirem o termo raça com o termo etnia).

Portanto, o termo “raça” não leva em consideração as características dos antepassados do indivíduo, o que significa que ele fala do indivíduo de maneira geral, basicamente ela é excelente para designar as características gerais que ele possui. São exemplos de raças de galinha: Plymouth rock, Brahmas, Cornish, Legornes, Campine e Sumatra; respectivamente pertencentes às classes americana, asiática, inglesa, mediterrânea, continental e também algumas raças padrão.

Linhagem – Definição

As pessoas confundem a definição da palavra “linhagem” principalmente com a definição  de “raça”, e é exatamente por isso que estamos fazendo esse texto, já que atualmente o termo raça caiu em desuso no caso da avicultura e o termo linhagem está sendo utilizado com maior frequência e da maneira mais correta.

De acordo com o dicionário, “linhagem” é uma palavra que significa “conjunto dos antepassados e descendentes em uma família. Genealogia. Estirpe.”. Isso significa que a linhagem leva em conta todos os animais que vieram antes daquele que está sendo estudado; ou seja, leva em conta toda a linha de indivíduos que existiram antes dele e foram se modificando até chegarmos ao que temos hoje.

Por esse motivo, podemos perceber que o termo “linhagem” está diretamente ligado à seleção natural e à evolução das espécies, duas teorias que quando trabalhadas em conjunto ajudam a definir a linhagem de um indivíduo e o comportamento dela.

Diferença Entre Raça E Linhagem Na Avicultura

Agora que já estudamos os dois termos separadamente, será ainda mais fácil de entender qual é a diferença existente entre eles, se é que você já não notou essa diferença.

O termo raça é focado apenas no animal que está presente agora, sem levar em consideração seus antepassados, mas sim os outros indivíduos da mesma espécie que também existem atualmente. Isso significa que esse termo é mais presente e, consequentemente, menos abrangente.

Avicultura Industrial
Avicultura Industrial

O termo linhagem tem relação também com o indivíduo, mas ele leva em consideração toda a linha de seres que existiram antes dele, por isso ele é bem mais abrangente e estuda também a seleção natural e a evolução; porém, isso não significa que essa evolução é feita de maneira natural.

Vamos ver agora como funciona o conceito de seleção na avicultura, já que ela já deixou de ser natural e agora basicamente é feita pelas mãos dos cientistas.

A Seleção Não Natural

A seleção natural é um conceito que todos já conhecem: o indivíduo vai evoluindo e se desenvolvendo, e caso ele não consiga se adaptar ao ambiente, ele acaba desaparecendo, enquanto restam apenas os indivíduos que conseguiram se adaptar ao ambiente em que vivem.

Na avicultura atual essa seleção não é mais tão natural assim, já que ela está sendo feita pelos próprios avicultores baseados na linhagem de um indivíduo; por isso o termo linhagem é tão importante nos dias de hoje.

Basicamente, podemos dizer que as características consideradas boas pelos avicultores são mantidas por meio da procriação, e no caso de uma raça possuir uma característica considerada ruim pelo avicultor, ela não será escolhida para se reproduzir e por isso acabará desaparecendo da natureza em médio ou longo prazo, dependendo do número de exemplares existentes.

Nesse caso, é possível perceber que essa seleção é feita de maneira completamente “combinada” e não pode ser considerada natural, já que ela tem como base principalmente o dinheiro e muito provavelmente as galinhas escolhidas para não procriarem continuariam vivas normalmente no processo de seleção natural.

Portanto, essa forma de seleção altera toda a linhagem do indivíduo, e é exatamente por isso que o termo raça não está mais sendo tão utilizado, já que ele não explica exatamente o que precisa ser explicado nas condições atuais da avicultura.

Você sabia a diferença existente entre esses dois termos? Entendia como era feita a seleção de galinhas na avicultura? Com certeza esses conhecimentos são essenciais para que você não fique de fora do que está acontecendo atualmente!

Quer saber um pouco mais de informações sobre as galinhas? Leia também em nosso site: Galinha Legbar – Características, Beleza, Ovos, Como Criar e Fotos

Veja também

Animais Que Não Sentem Dor, Quais São?

Quais São Os Animais Que Não Sentem Dores? Uma das maiores polêmicas da culinária e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *