Home / Animais / Qual a Diferença Entre o Jacaré, Crocodilo e Aligátor?

Qual a Diferença Entre o Jacaré, Crocodilo e Aligátor?

É muito comum que as pessoas criem confusão envolvendo crocodilos, jacarés e aligátores, já que esses animais são muito parecidos em um primeiro momento e, além da questão física semelhante, apresentam também detalhes de comportamento extremamente parecidos. Assim, muitas pessoas pensam até mesmo que esses répteis são um só, mas com nomes diferentes que variam a depender do local do mundo.

Contudo, a verdade é que não funciona assim, já que o crocodilo, o aligátor e o jacaré são bastante diferentes entre si e, assim formam espécies diferentes de répteis.

As distinções entre eles são muitas, já que até mesmo o local geográfico pode alterar características de um animal. Dessa forma, tamanho, tipo de alimentação, reprodução e até mesmo o tempo médio de exposição ao sol são detalhes que fazem com que os jacarés, os crocodilos e os aligátores sejam completamente únicos.

Diferenças Principais Entre Crocodilos, Jacarés e Aligátores

Jacaré Crocodilo E Alligator
Jacaré Crocodilo E Alligator

Dessa forma, dois dos três répteis citados pertencem até mesmo a famílias diferentes, o que gera um distanciamento biológico ainda maior entre os distintos animais. Entre os jacarés e os crocodilos, por exemplo, a cabeça do jacaré é mais curta e larga, o que já cria uma forte distinção no primeiro momento.

Já nos crocodilos, há um dente muito visível para fora da boca, algo que os jacarés não costumam ter. Assim, essas pequenas diferenciações fazem toda a diferença quando somadas, tornando cada animal único e diferenciado.

Porém, o mais importante não é apenas saber que esses animais são diferentes, mas como ele variam entre si e em quais aspectos se pode enxergar essas variações naturais. Pois, apenas com esse conhecimento, é possível entender o que cada um dos três animais realiza cotidianamente e, ademais, é possível entender também as reais distinções entre cada um desses animais.

Logo, esse é um trabalho de estudo muito importante acerca dos répteis, embora apenas os jacarés sejam animais tipicamente nacionais.

Portanto, veja abaixo mais informações e detalhes sobre os répteis diferentes e entenda a forma de agir desses animais, além de saber também como diferenciar um dos outros. Para tal, antes é importante entender as características de cada animal separadamente.

Características do Crocodilo

Os crocodilos são encontrados em quase todos os continentes, pertencendo à família Crocodylidae. Por fatores evolutivos, os crocodilos possuem os dentes mais fortes de todo o planeta Terra, sendo capazes de simplesmente destroçar presas com uma simples mordida. Assim, a força da mordida de um crocodilo pode passar de uma tonelada quando bem aplicada.

Toda essa força certamente é fatal para um ser humano, mas também para a maioria dos animais. Ademais, o crocodilo também é muito grande, podem do medir de 2 a 7 metros de comprimento quando adulto e a depender da espécie, já que existem diferentes tipos de crocodilos. Os crocodilos ainda podem pesar até mesmo 1 tonelada em alguns casos extremos, embora o peso médio do crocodilo não seja exatamente esse, sendo algo por volta de 400 ou 500 quilos.

Crocodilo na Grama
Crocodilo na Grama

Além disso, o crocodilo também pode se movimentar e se locomover de forma muito veloz. Esses animais são mais predominantes na África, Índia e América Central, não havendo relatos de crocodilos tipicamente brasileiros na natureza nacional.

Algo muito interessante sobre os crocodilos é que esses animais não possuem predadores naturais, sendo o ser humano o principal predador do crocodilo. Porém, como as pessoas não caçam crocodilos na mesma proporção que caçam outros animais mais frágeis, por exemplo, a população desses animais ainda é bastante significativa em todo o mundo.

Por fim, os crocodilos são extremamente amados em diversos locais do mundo, onde chegam até mesmo a ser homenageados.

Características do Jacaré

Os jacarés fazem parte da família Alligatoridae. Assim, esses animais são bastante populares no Brasil e conseguem se espalhar por grande parte do território nacional, embora sejam muito mais comuns na Floresta Amazônica e no Pantanal Mato-grossense. Logo, os jacarés são animais mais conhecidos do grande público brasileiro.

Sua alimentação inclui animais menores, mas os jacarés são capazes de comer frutas e plantas quando necessário, podendo sobreviver por bastante tempo sem a necessidade de consumo de proteína animal em sua dieta. Ademais, os jacarés podem medir de 1 metro a 5 metros, sendo mais comum que permaneçam com um comprimento intermediário.

Contudo, em casos de exceção já foram encontrados jacarés até mesmo maiores no Brasil. O peso dos jacarés varia dos 20 quilos aos 230 quilos, embora o mais comum seja que esses animais pesem cerca de 150 quilos.

Os jacarés são animais muito comuns em todo o continente americano, sendo frequentes e toda a América do Sul e ainda em outras partes da América Latina. O jacaré costuma ser mais rápido que o aligátor e que o crocodilo, até mesmo pelo peso menor que possui e pelo tamanho reduzido.

Características do Aligátor

O aligátor pertence à mesma família do jacaré, a Alligatoridae. Dessa forma, o aligátor tem características mais próximas ao jacaré. Assim, o aligátor costuma medir cerca de 3 metros de comprimento, embora alguns sejam vistos com até 5 metros. Já o peso do aligátor varia por volta dos 430 quilos, sendo um animal mais lento que os jacarés e, por vezes, até mesmo que os crocodilos.

Sua alimentação inclui carne animal, mas crustáceos também fazem parte da dieta do aligátor, que é muito famoso nas regiões de pântano e de lagos dos Estados Unidos. Além disso, o aligátor ainda possui muitos relatos de ataques a pessoas em geral e crianças.

As Espécies de Jacarés no Brasil

O Brasil não abriga crocodilos e nem aligátores, mas é o lar de diversas espécies de jacarés. Dessa forma, se calcula que cerca de 6 espécies de jacarés vivam no Brasil, um número bastante elevado e que mostra bem a diversidade biológica existente no país.

Portanto, em 2019 o Brasil bateu a Noruega, a China e os Estados Unidos e m número de espécies de jacarés, assumindo 25% da totalidade de jacarés em todo o planeta Terra. O número é extremamente alto.

Apenas a Colômbia possui tantas espécies diferentes de jacarés quanto o Brasil, embora no Brasil os animais sejam espalhados de forma menos uniforme.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *