Home / Animais / Peso e Altura das Focas

Peso e Altura das Focas

Muito bonitas e interessantes, as focas tendem a chamar atenção de turistas para os lugares mais remotos possíveis. Elas não costumam ligar muito para a presença humana, desde que ela não atrapalhe seu descanso e sua alimentação nas praias e rochas. Tal característica é bem única dessa espécie de animal.

Possuem um nicho ecológico muito legal de se estudar mais sobre, com curiosidades bem diferentes e que farão você ter ainda mais simpatia com esses bichinhos. Um fato muito legal quanto a foca, é seu tamanho. O peso e a altura das focas deixam qualquer um impressionados. Por foto pode não parecer muito, mas pessoalmente as coisas mudam.

No post de hoje trouxemos algumas características, curiosidades e tudo mais sobre as focas, especialmente em relação ao seu tamanho, que evidencia muito seu comportamento e hábitos.

Características Gerais das Focas

Cada espécie de foca possui suas próprias características físicas e internas que as deixam únicas, diferenciando-as das outras espécies. Entretanto, existe algumas características gerais que valem para a grande maioria das focas. Começando pelo fato de que as focas são mamíferos marinhos.

Elas são incríveis nadadoras, devido a seus membros posteriores e anteriores serem em formato de nadadeira. Esse fato, porém, atrapalha quando elas estão no ambiente terrestre. Ficam bem desengonçadas, sendo atração em diversos países da África e especialmente alvos fáceis de seus predadores como caçadores e ursos polares.

Uma foca mede em torno de 1,75 metros de altura, mas podem chegar a passar de 2 metros. Seu peso fica em na média de 85 a 100 quilogramas. Possui um corpo em formato alongado, enquanto que sua cabeça é um pouco maior e redonda. Há poucos pelos no seu corpo, com uma coloração acinzentado ou de marrom escuro, dependendo da espécie.

Elas possuem uma narina em formato de V, e são capazes de fecha-las quando vão para debaixo d’água em busca de alimento. Não possuem orelhas externas e com poucos meses de vida já são capazes de nadar sozinhas e procurar por alimento. Apesar de os machos serem maiores, são as fêmeas que possuem uma longevidade maior. A expectativa de vida de uma foca macho é de cerca de 25 anos, enquanto que nas focas fêmeas essa expectativa chega em 35 anos.

Habitat e Nicho Ecológico

Foca Nadando
Foca Nadando

Vamos entender primeiramente o que realmente significa habitat e nicho ecológico para podermos entrar nesses conceitos em relação das focas. O habitat é basicamente o endereço daquele animal ou planta, onde ele pode ser encontrado. Enquanto que o nicho ecológico, é caracterizado pelos hábitos daquele ser vivo. Isso vai desde a sua alimentação, até sua reprodução.

Começando então pelo habitat das focas, cada espécie possui sua preferência de local para viver. Por exemplo, as focas-do-porto costumam habitar a América do Norte e a Europa. Já outras espécies somente são encontradas em países africanos. De qualquer forma, elas preferem lugares do hemisfério norte, que possui um clima mais frio. Elas preferem águas mais calmas, e que possuam pedras para que possam sair e ficar.

O nicho ecológico das focas, como em basicamente todos os animais, está ligado diretamente ao seu habitat. Sua alimentação é carnívora, alimentando-se de peixes e moluscos. Quando não há comida por perto, essas focas se deslocam por mais de 50 quilômetros de distância, inclusive em águas doces, na busca de alimentos.

Quando param para descansar e alimentar-se, vão para cima de rochas ou praias de areia branca. São nessas praias que possuem portos que elas costumam se encontrar, porque ali é o lugar mais provável de conseguir alimento fácil. A maturidade sexual nos machos chega quando eles alcançam 6 anos, já nas fêmeas, quando estão com uns 3 anos, mas pode demorar alguns anos a mais.

Em relação ao seu período de reprodução, esse acontece normalmente entre os meses de fevereiro e maio. É interessante que as focas antes do acasalamento possuem um ritual, onde fazem bolhas na água, emitem sons altos e fazem literalmente carinho uma nas outras. A gestação dura de 9 a 11 meses (sendo mais longa que a dos humanos) e só conseguem parir um único filhote de foca. Os filhotes com um mês já deixam de mamar, e com 6 meses aprendem a nadar, prontos para a vida sozinhos.

Peso e Altura das Focas

Casal de Foca em meio ao Mar
Casal de Foca em meio ao Mar

Por foto, pode parecer que as focas nem sejam tão grandes assim, e que são de um tamanho médio. Entretanto, ao encontrar com uma pessoalmente, é visível o quão grandes elas são. Fotografias de fato, não fazem justiça ao seu tamanho tanto físico quanto em relação a sua beleza e fofura.

Primeiramente quanto ao seu comprimento. Os machos tendem a ser maiores que as fêmeas, esse dimorfismo sexual é bem evidente. As fêmeas não chegam a passar de 1,75 metros de altura, enquanto que os machos podem passar de 2 metros. Ou seja, maior que uma grande parte da população mundial.

Seu peso também é bem alto. A fêmea, apesar da altura não ser nada baixa, normalmente não consegue passar dos 50 quilogramas. Já no caso dos machos, eles chegam em mais de 100 quilogramas, dependendo de sua altura, dieta e espécie. A foca comum por exemplo, consegue chegar em até 145 quilogramas. Algumas espécies de focas podem ser mais gordinhas ou magras que outras, mas de forma geral, essas são as medidas.

Esperamos que o post tenha sido bem explicativo e que você tenha descoberto um pouco mais sobre esses animais tão interessantes que são as focas. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou, e confira nossos outros posts que possam vir a te interessar.

Veja também

Top 10 Raças de Cachorros Mais Cheirosos Que Existem?

Há ocasiões em que os cães amados emitem odores desagradáveis, e isso é especialmente verdadeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *