Home / Animais / Qual a Diferença entre Abelha, Vespa e Marimbondo?

Qual a Diferença entre Abelha, Vespa e Marimbondo?

Abelhas e vespas constituem cerca de 20.000 espécies cada – ambos os grupos pertencem à ordem Hymenoptera, que também contém formigas – os insetos com maior probabilidade de serem confundidos são as abelhas (Apis mellifera) e qualquer um dos vários representantes do gênero Vespula.

Qual a Diferença entre Abelha, Vespa e Marimbondo?

Vespas e abelhas diferem no estilo de vida e nos hábitos. As colônias de abelhas podem ter populações acima de 75.000, enquanto as colônias de vespas tendem a ter menos de 10.000 indivíduos. As vespas-rainha constroem um ninho para sua colônia, enquanto as abelhas operárias criam e mantêm colmeias. Diferente da maioria das vespas que hibernam durante o inverno e constroem um novo ninho no outono seguinte, as abelhas não hibernam, pois vivem de reservas alimentares e do calor acumulado por milhares de trabalhadores.

Durante um piquenique ao pousar em comida descoberta e beber impunemente,  insetos não estão particularmente inclinados a sair depois de provar as delicias que constituem o cardápio. Se forem enxotados, não hesitarão em defender sua nova recompensa com uma ou várias picadas.

Essa última habilidade é talvez a indicação mais aguda de que os principais suspeitos de um típico ataque de piquenique não são abelhas. Com toda a probabilidade, os culpados são realmente primos próximos das abelhas: vespas. Diferentemente das abelhas, que podem picar apenas uma vez – o processo é fatal para elas – as vespas podem picar várias vezes e zumbir alegremente.

Mesmo o observador mais desinteressado pode distingui-los de maneiras que não envolvem ser picado. Se você der uma olhada nos insetos, poderá ver o que causa a confusão. Jaquetas amarelas e abelhas são insetos listrados em forma de bala com asas.  Alguns entomologistas consideram que as abelhas evoluíram a partir de vespas predadoras.

Características das Vespas

Vespas são insetos da família Vespidae, ao contrário das abelhas, que exibem uma camada fina de cabelos macios – alguns dos quais ajudam a coletar pólen para consumo posterior, atraindo-o com eletricidade estática enquanto bebem o néctar das flores, vespas exibem uma equipe espartana mais adequada às suas propensões para caçar outras insetos e limpeza, a fim de alimentar seus irmãos larvas.

Vespas adultas subsistem do néctar e de outras fontes de açúcar. Caçam comida animal apenas para nutrir suas irmãs pequenas e brancas, que por sua vez secretam um fluido nutritivo.  As vespas exibem novas adaptações em seus modos de invasão: aerodinâmicas e beliscadas,  na cintura, eles são perfeitamente adequados para derrubar outros insetos ou se lançar para agarrar sua parte de qualquer carniça.

As vespas são mais ativas nos meses quentes de verão.  Com seu corpo amarelo e preto distinto, eles podem ser confundidos com abelhas, no entanto, as abelhas variam de marrom dourado a quase preto e são mais peludas que as vespas. Somente as vespas fêmeas têm uma picada e a usarão repetidamente se se sentirem ameaçadas.

As vespas geralmente não são agressivas, a menos que elas ou seus ninhos estejam ameaçados. No entanto, eles estão longe de ser inofensivos! Sua picada é muito dolorosa e pode até ser fatal porque produz uma reação anafilática mortal em algumas pessoas que têm alergias. Se você sofrer um choque anafilático com uma picada de vespa , procure imediatamente ajuda médica. Como as vespas costumam construir seu ninho perto de habitações humanas, elas podem representar uma ameaça para a saúde de crianças que podem não ter consciência do perigo à espreita.

Se incomodadas, as vespas  se sentirão ameaçadas e frequentemente se tornarão agressivas. Isso poderia fazer com que eles picassem você e outras pessoas enquanto defendiam o ninho e os filhotes.

Características das Abelhas

Abelhas pertencem a família Apidae, existem cerca de 20.000 espécies diferentes de abelhas no mundo. As abelhas vivem em colônias que contêm a abelha rainha, as abelhas operárias e os zangões. Existem muitos tipos diferentes de abelhas, incluindo abelhas , pedreiro , abelhas e solitárias. As abelhas tendem a viver em grandes “famílias” e são encontradas em todo o mundo. A abelha é o único inseto social cuja colônia pode sobreviver por muitos anos.

Uma abelha pode picar uma pessoa ou predador usando seu ferrão. As abelhas geralmente picam como uma forma de defesa, protegendo a si mesmas ou a sua colônia. Suas picadas são bastante dolorosas e até fatais para uma pequena porcentagem de pessoas alérgicas ao veneno. A quantidade de dor que uma pessoa sofre depende da quantidade de veneno da picada. Mesmo quando a dor diminui, as vítimas ainda podem ter uma erupção cutânea. Picadas de abelha podem ter sérias conseqüências para pessoas alérgicas a elas. Sabe-se que o veneno causa doença, tontura ou até morte.

Características dos Marimbondos

Marimbondos são qualquer inseto da família Pompilidae, também conhecido como Psammocharidae (ordem Hymenoptera). Eles estão distribuídos pela maior parte do mundo. Cerca de 40 espécies ocorrem na Grã-Bretanha e mais de 100 espécies são encontradas na América do Norte . Embora se alimentem de aranhas úteis aos seres humanos, marimbondos não são consideradas economicamente destrutivos.

Marimbondos incluem os maiores membros da ordem; alguns excedem 5 cm. de comprimento. O corpo esbelto é geralmente escuro; em muitos casos, as asas são esfumaçadas ou amareladas. A maioria pode correr rapidamente em pernas longas e espinhosas. Eles causam uma picada muito dolorosa.

Aparentemente, há muita variação no método de picada de presas. O método de Cryptocheilus é um processo refinado durante o qual o marimbondo pica primeiro a aranha entre suas presas venenosas e depois a pica novamente perto da junção do cefalotórax e do abdômen. Isso produz imobilidade completa. Pompilus, por outro lado, tem uma picada menos refinada. Às vezes mata a aranha; em outros casos, a aranha pode sobreviver por algumas semanas.

Entre marimbondos de aranha mais conhecidas estão os gaviões (Pepsis), insetos de corpo azul-aço com asas alaranjadas; alguns dos maiores membros da família pertencem a esse gênero. Especialmente comum no sudoeste dos Estados Unidos , eles fornecem seus ninhos com aranhas e tarântulas de alçapão e geralmente atacam aranhas muitas vezes do seu tamanho.

Veja também

Labradoodle Marrom de Persil

Historia do Labradoodle, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos falar sobre mais uma raça de cachorro incrível e cheia de curiosidades. Por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.