Home / Animais / Quais São os Predadores da Baleia e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores da Baleia e Seus Inimigos Naturais?

Os filmes de terror deram muita diversão a diversos expectadores. Muitos deles possuem o costume de colocar animais e torná-los monstros assassinos. Existem filmes sobre tubarões, serpentes, aranhas, escorpiões e, inclusive, sobre as baleias. Afinal de contas, que nunca viu o filme sobre a orca, a baleia assassina?

Apesar do entretenimento causado, filmes desse tipo levam uma desinformação muito alta para os espectadores. As baleias, diferentemente do que é mostrado nesse tipo de vídeo, não fazem nenhum mal para os humanos. Muito pelo contrário! Elas, tipicamente, não atacam nossa espécie.

Só para você ter uma noção, nunca foi registrado nenhum ataque de baleia contra humanos. Pode ser que o seu tamanho assuste ou até que uma delas já tenha se encostado em algum barco em alto mar. Porém, as baleias são animais pacíficos e se dão muito bem com os homens.

Um Pouco Mais Sobre as Baleias

Para começar a fala sobre este animal incrível, temos que abordar a sua incrível capacidade de caça. Focas e dugongos são suas principais presas e elas caçam com maestria sem igual!

Para a alimentação, elas utilizam seus dentes — que podem alcançar até 10 centímetros. E, caso a sua dentição não seja suficiente, o peso de um animal de vários metros pode aniquilar o que restou. Caso elas ainda estejam em bando, seu comportamento para a caça é ainda mais ardiloso, fazendo com que a presa seja totalmente cercada em uma estratégia de guerra.

Elas são mamíferos que vivem nos oceanos e mares. As orcas são parentes próximos dos golfinhos. Além disso, as orcas ainda possuem um parentesco com a falsa-orca. As diferenças mais aparentes são o formato da cabeça, que é um pouco diferente entre elas e a coloração, onde uma é mais clara que a outra.

Baleia Orca Fotografada Saltando na Água
Baleia Orca Fotografada Saltando na Água

Outra curiosidade sobre as baleias, mais exatamente sobre as orcas, é que, cientificamente, ela é um golfinho. Não é errado chamá-la de baleia orca também, já que os golfinhos pertencem à mesma ordem (Cetácea).

O fato das baleias serem conhecidas como assassinas está, em grande parte pelo entretenimento que denegriu sua imagem. Os poucos casos de ataques contra humanos só foram registrados em cativeiro, onde são submetidas a pressões surreais e fora daquilo que devem viver na natureza.

Quando estão nos oceanos, elas são extremamente dóceis e sociáveis com os humanos. Chegam perto, brincam e até pedem para ser tocadas. Quando estão no seu ambiente natural, o convívio com os homens é tranquilo.

Tamanho

As baleias geralmente possuem uma coloração escura. Porém, as orcas, têm faixas brancas nas laterais e em outras partes do corpo. Aliás, sua forma corporal é cilíndrica, que auxilia na sua aerodinâmica para o nado.

O National Geographic afirma que elas podem pesar entre 3 e 30 toneladas, dependendo da espécie. A orca, por exemplo, é uma das espécies mais “leves”. Geralmente, pesam 3 toneladas, chegando ao máximo de 7 toneladas.

Já uma baleia azul pode chegar a 30 metros e pesar, impressionantes 150 toneladas!

Só para você ter uma noção do quão grande elas são, um exemplar de 7 toneladas pode ter uma língua de 3 toneladas. Esse é o mesmo peso de um elefante comum! A língua de uma baleia possui o mesmo peso que um dos maiores animais terrestres! Incrível, não é?

Quais São Os Predadores Da Baleia E Seus Predadores Naturais?

Elas estão no topo da cadeia alimentar. Isso significa que ela não é uma presa para nenhum outro animal! Tirando os humanos, que fazem a caça predatória incessante, nenhum outro animal tem a capacidade de entrar numa briga para devorá-la. Isso inclui tubarões e qualquer espécie de baleia.

Como não possui predadores naturais, estes animais estão livres para nadar em todo o oceano sem seres incomodados. O máximo que pode acontecer é um ataque de outra baleia.

Isso já foi registrado, mas, a intenção dos invasores não era agredir o alvo, e sim, brincar. Um grupo de orcas foi visto ao redor de uma baleia azul, dando golpes e causando pequenos ferimentos. Mas, como você pode imaginar, nem mesmo as orcas possuem força suficiente para fazer com que uma baleia vire uma caça.

Baleia Jubarte se Alimentando de um Leão Marinho
Baleia Jubarte se Alimentando de um Leão Marinho

Habitat

Assim como nós humanos conseguimos nos adaptar a diversos climas, com as baleias esta característica não é diferente. Elas podem viver em qualquer oceano do planeta. As águas quentes do clima equatorial ou as águas gélidas das regiões polares não são um empecilho para elas.

Porém, é muito mais fácil você encontrá-las nas latitudes mais altas e próximas das regiões costeiras.

São animais extremamente sociáveis e adoram fazer longas viagens em conjunto. Algumas orcas já foram encontradas fazendo uma viagem do Alasca até a Califórnia. Esta viagem ultrapassa os 2 mil quilômetros de extensão!

Neste caso, não se sabe ao certo quantos exemplares estavam juntos, mas um grupo de baleias pode alcançar até 40 membros da mesma espécie.

Alimentação

Dependendo da espécie, sua dieta pode variar: Existem aquelas que adoram se alimentar de pequenos peixes e krills — pequenos crustáceos.

Agora, quando falamos sobre aquelas que possuem dentes, a alimentação muda: Elas comem desde focas, dugongos, lulas, tartarugas-marinhas, polvos até leões-marinhos e arraias. Elas não mastigam a presa, mas engolem de uma vez só. Os únicos animais que elas não comem são peixes-boi e golfinhos (e humanos também, obviamente).

Caso não estejam conseguindo capturar a presa, ela usa estratégias dignas de guerra. Como são imponentes, não se cansam facilmente. Assim, perseguem a presa até o seu cansaço físico chegar e, desta maneira, perdem a vida pela exaustão.

Elas Podem Ser Extintas?

Baleia e Filhote Nadando Juntas
Baleia e Filhote Nadando Juntas

A população de baleias ao redor do mundo ainda é desconhecida. Por mais que vários grupos de orcas estejam protegidos por organizações, não se sabe ao certo se alguma espécie está mais vulnerável à extinção.

O que se tem feito é assegurar que as espécies que são mais caçadas (e que sofreram com a caça predatória séculos atrás) sejam protegidas e priorizadas.

Outro fator que pode contribuir com a morte das baleias é a falta de cuidado com os oceanos. Elas são uma das espécies animais que mais sofrem com óleos sendo jogados ao mar e acúmulo de lixo.

E, para terminar, muitos pescadores ainda veem as baleias como animais maus, principalmente as orcas. Por isso, usam arpões e outras ferramentas para matá-las quando são vistas ou, na maioria dos casos, fazem com que elas fiquem feridas e sangram até a morte, dias depois.

Veja também

Canguru-Cinza-Ocidental

Cangurus São Violentos? Eles São Perigosos Para Humanos?

Para quem não conhece a vida fora do próprio país, conhecer lugares do outro lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *