Home / Animais / Quais São As Maiores Baleias Do Mundo? E As Menores?

Quais São As Maiores Baleias Do Mundo? E As Menores?

O mundo animal é repleto de criaturas verdadeiramente fascinantes. E sem dúvidas, aqueles que vivem nas profundezas dos oceanos são alguns dos que mais encantam – e despertam certa fascinação – no ser humano.

As baleias, por exemplo, são animais extremamente interessantes. Embora tenhamos familiaridade com mais ou menos uma dezena delas, existem diferentes tipos, tamanhos e modelos de animais.

O mais interessante a respeito das baleias é que elas podem variar muito de tamanho! Existem animais gigantescos, que surpreendem pelo tamanho, e outros bem menores, que podem ser facilmente confundidos com outras espécies.

Em sua magnitude, as baleias são lindas, possuem hábitos variados e são animais muito inteligentes, capazes de se comunicar de maneira impressionante. Por isso mesmo são algumas das criaturas marinhas que mais empolgam as pesquisas e estudos a acerca do universo marinho.

Conheça As Maiores Baleias Do Mundo!

Inteligentes e, muitas vezes, graciosas, raramente as baleias representam perigo para o ser humano. No entanto, não podemos dizer o mesmo do contrário. O homem continua sendo um dos predadores mais severos para a espécie, e a caça desenfreada levou muitas delas ao risco de extinção.

5. Baleia Da Groenlândia:

Baleia Da Groenlândia
Baleia Da Groenlândia

Elas crescem mais de 20 metros, e são animais que alcançam até 70 toneladas. A cabeça gigantesca faz uma leve curva, e ocupa quase metade de todo o seu corpo! A sua adaptação é natural nas águas mais geladas do planeta!

4. Cachalote:

Cachalote
Cachalote

Outra baleia que é bem conhecida – ao menos de nome – pelas pessoas. Ela é o maior mamífero com dentes, cresce aproximadamente 20 metros e pesa até 70 toneladas. Possuem o maior cérebro do reino animal!

3.Baleia Franca:

Baleia Franca
Baleia Franca

Embora seja considerada uma das criaturas mais feias do reino animal, a Baleia Franca é encantadora! Infelizmente é um animal que está em risco de extinção. Pode chegar a 24.3 metros e pesa em média 100 toneladas. O seu reservatório de gordura corporal é um dos mais eficientes dos mares!

2. Baleia-Comum:

Baleia-Comum
Baleia-Comum

Uma gigante marinha que pode alcançar 27 metros de comprimento e em média 75 toneladas. São as maiores vítimas da caça ilegal, o que leva esse animal a figurar a lista de risco de extinção. existem relatos da existência de subespécies com variações desse animal.

1. Baleia-Azul – A Maior Criatura Do Mundo Também Sofre Com As Ameaças Humanas!

E no topo dessa e de qualquer lista a respeito dos maiores animais do mundo encontra-se a baleia azul. Não existe qualquer registro de que haja animais maiores do que esse imponente mamífero aquático!

Ela pode alcançar mais de 30 metros de comprimento e mais de 180 toneladas em peso. para se ter uma ideia do tamanho, a sua língua tem pesagem equivalente à de um elefante adulto, e o coração, mais ou menos, o mesmo que um carro popular.

Baleia-Azul
Baleia-Azul

Também está ameaçada de extinção, e embora seja impossível contabilizar exatamente, os cientistas e oceanógrafos acreditam que não deva existir mais do que 15 mil exemplares da espécie em todo o mundo. O desaparecimento desse animal é um risco iminente – e será uma perda irreparável para o planeta terra.

A única forma de pausar esse trágico acontecimento seria realmente reforçando a conscientização a respeito não somente da caça, mas também dos impactos que a poluição pode causar na vida dos animais.

Conheça A Menor Baleia Do Mundo!

Tamanho não é documento, e por isso mesmo as baleias consideradas pequenas também são belíssimas e de grande valor para a fauna marinha. E quando falamos em pequena, estamos nos referindo a um animal que pesa em média 10 toneladas, e pode atingir cerca de 8 metros de comprimento.

Parece muito, mas quando comparada com os animais citados anteriormente, a Baleia Minke se torna uma das menores dos mares. São animais belíssimos, que apresentam duas colocações: um cinza azulado na parte superior e uma barriga mais clara, quase branca.

As baleias Minke podem viver sozinhas ou em grupo, e costumam aparecer na costa brasileira. Isso porque a grande preferência desses animais é por águas quentes, o que faz com que migrem com frequência para regiões tropicais.

Isso acontece principalmente no período de reprodução, já que a baleia Mike prestes a parir opta por ter os seus filhotes em águas mornas. Ela pode ser encontrada em duas subespécies: a baleia Minke anã e a baleia Minke usual.

No entanto, ambas são pequenas perto de suas primas.

Por Que A Preservação Das Baleias É De Extrema Importância?

Agora que já conhecemos tanto as baleias gigantescas quanto aquela que é tida como a menor do oceano, precisamos realmente falar sobre a importância desses animais para o equilíbrio ambiental!

As baleias são lindas, exuberantes, fascinantes. Mas, o encantamento por elas não pode acabar apenas na questão visual! São sabidamente animais muito inteligentes, e que contribuem muito com o equilíbrio ambiental.

Para começar, elas são predadores importantes que ajudam a controlar a população de algumas algas, plânctons e crustáceos, equilibrando a vida marinha de maneira extremamente harmônica.

Além disso, suas fezes são muito nutritivas, o que faz com que sejam consideradas fertilizantes essenciais para o ecossistema. Além disso, quando um exemplar de baleia morre de forma natural, a sua carcaça estaciona no fundo do mar, e serve de alimentação para dezenas – talvez centenas – de outras espécies.

Podemos dizer que as baleias são fundamentais para a sobrevivência dos animais que estão dividindo com elas as profundezas oceânicas. Por isso, falar a respeito da preservação dessas espécies de mais do que urgente!

Elas Ajudam A Controlar O Clima, E Equilibram O Planeta Como Um Todo!

Mais surpreendente ainda é imaginar que esses animais, escondidos nas profundezas aquáticas, possuem papel importante na regulação do clima terrestre. Isso porque os dejetos desses animais também absorvem o carbono que os seres humanos lançam na atmosfera terrestre.

Hoje, o carbono é um dos maiores problemas da humanidade, pois, graças a ele estamos sofrendo com o efeito estufa.

Como as fezes funcionam como alimento para plantas que ficam perto da superfície do oceano e que tiram CO2 da atmosfera por meio da fotossíntese, o seu papel acaba sendo crucial no controle desses gases.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *